Devoção

Devoção Patti Smith

Resenhas - Devoção

bovinoreads 27/05/2024

Um coração atordoa o outro/
/////desprovidas de passado, tínhamos apenas presente e futuro. Todos nós gostaríamos de acreditar que viemos apenas de nós mesmos, que cada gesto é todo nosso. Mas então descobrimos que nosso lugar é na história e no destino de uma longa fileira de criaturas que também podem ter desejado ser livres.
Não existem sinais que nos digam quem somos.
Nada de estrelas nem cruzes, nem cifras no pulso.
Nós somos o que somos. Seu presente vem apenas de você.?

oferecer prova, por meio de palavras reordenadas, de que Deus existe.

irrompe um coro

Laisy.BArbara 27/04/2024

Foi o meu primeiro contato com Patti Smith
Foram tantas descobertas que eu ainda não sei formular uma opinião que seja relevante

johannbsf 17/04/2024

Por que escrevemos? Porque só viver não é o suficiente.

Esse livro é basicamente uma carta de amor ao processo criativo de uma escrita, seja mostrando como o cotidiano é capaz de gerar histórias incríveis, sobre como existe magia nas palavras e sobre como a obsessão por algo nos leva a lugares estranhos.

Nós escritores somos doentes sem cura, nosso tratamento é escrever, colocar pra fora o que nos mataria. Escrever é um processo de devoção consigo mesmo.

Fabi 03/04/2024

Chega a dar raiva o livro não ser maior? Sério, é impossível não amar algo que essa mulher faça!

Mesmo estando consciente que eu sou uma apaixonada por Patti Smith e que tudo o que eu falar será enviesado por esse amor kkkkk, reforço que acho essa leitura válida para todo mundo! Só leiam!

E acredito que quem produz arte (qualquer tipo, não só a escrita), vai se identificar ainda mais!

arqueofarias 30/03/2024

Nossa, como eu amo ler Patti.
Mais um livro lindo, escrita primorosa, profunda e verdadeira.
A primeira parte não curti muito, pois achei que não conecta com o restante da obra. O conto do meio é maravilhoso, lindo e triste. Poético como so ela sabe ser.
O final com a visita à casa de Camus eu achei maravilhoso suas reflexões sobre o ofício ou a arte de escrever.
Adorei. Quero ler mais Patti.

Vic 20/03/2024

A leitura desse livro foi uma experiência, viu? Eu, literalmente, só consegui parar depois de chegar à última página. Sendo que queria ler devagar pra aproveitar melhor a leitura.

Eu não me canso de dizer que a capacidade que a autora tem de contar histórias é algo admirável, ela caminha sem titubear na linha tênue que é pegar uma história que passaria despercebida por qualquer um e transformar em atos que não só merecem ser escritos, como lidos, sem deixar o livro entediante.

Acredito que agora só falte um livro, que é o de fotografias, pra eu terminar de ler tudo que ela escreveu, e desde já me sinto meio sem lugar no mundo por saber que logo não terei nada novo dela e estou fadada a revisitar as obras já lidas, o que também vai ser um prazer.

Dito isso: Patti Smith, por favor, me manda qualquer coisa aí, pode ser sua lista de compras ou a anotação dos seus sonhos, qualquer coisinha mesmo hahaha :(

Maria 18/03/2024

Lindo. estava acostumada a ler apenas Patti falando de sua própria vida. agora, tive a honra de ler ela falando de si e também de ver uma prosa ficcional sua, em entrelaço. foi lindo. me deu sentido mais para a minha escrita e no estudo do escrever.

Beatriz 05/03/2024

Brilhante Patti
Devoção é o tipo de livro para o qual é possível voltar várias vezes e beber em sua fonte tirando coisas diferentes de cada vez. É um livro pequeno, sucinto, mas muito rico e profundo. O conto eu achei bem triste, fiquei com um sentimento de melancolia ecoando ao terminá-lo, mas ele me prendeu bastante. As reflexões sobre o processo criativo são preciosíssimas e belas, como tudo que vem da Patti. Recomendo pra quem escreve, principalmente!

Michele Soares 24/01/2024

Brilhante! amo essa mulher! amo essa mulher que ama simone weil e camus. e que nunca deixa de ser jovem, não deixa morrer em si o alumbramento com as coisas e a paixão pela escrita e pela vida. somos mais felizes por ter uma preciosidade como a patti escrevendo e compartilhando a sua visão sensível e poética sobre o mundo.

Juliana Ascoli 21/01/2024

Um livro composto de três partes: uma visita à França, um pequeno conto e uma visita de Albert Camus.
O conto, admito, não me cativou, não via a hora de acabar.
As outras partes, entretanto, foram de pura alegria: Patti gosta de literatura e se interessa por saber da vida dos escritores como nós!

gabskaramazov 23/12/2023

Conto e inspiração
O conto devoção em si não é a grande questão do quão bom essa obra é, a escrita da Patt é maravilhosa e mágica antes e depois do conto ?Devoção?.

livrosmortificados 03/12/2023

Novo livro de cabeceira
"Nós falávamos muitas línguas juntas, mesmo as mortas. No entanto, de todas as línguas que conheci, a patinação é a que conheci melhor. Uma lingua sem palavras, onde a mente deve reconhecer a superioridade do instinto."

Theoempalavras 02/12/2023

Não consigo descrever a relação que tive com essa obra. É o primeiro que leio dessa autora.

De todas as partes a que gostei mais foi o conto, devorei por completo até chegar no fim. Não sei se entendi muito bem.

Escrita perfeita, a ambientação do que é contado também, e boas dicas de escrita.

Michele 09/11/2023

Devoção pela escrita
"Devoção" traz três partes distintas, cuja unidade é a escrita.
Na primeira, a autora se prepara para começar uma história, enquanto viaja pela França.
Na segunda, narra a história em si: uma jovem chamada Eugenia, criada pela tia, afastada do resto da família em função da guerra, sonha em ser patinadora.
Na terceira parte, a autora fala do privilégio de ter tido acesso ao manuscrito da última obra escrita por Albert Camus.