Devoção

Resenhas - Devoção

Daniel 14/09/2018

Uma ou duas?
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2018/09/devocao-devotion-de-patti-smith-resenha.html

Rebeca 14/09/2018minha estante
Daniel, ainda não vi você dar 5 estrelas pra nenhum livro esse ano (não que eu me lembre)! Você está numa colheita bem ruim, viu? Melhoras, hehehe!

Daniel 14/09/2018minha estante
Não está fácil, amiga! Ando muito exigente rs. Este ano, apenas dois romances foram laureados: O Ermitão do Muquém e A Intrusa. Não sei se conta, mas também dei 5 à edição especial do poema "If' do Kipling, que na minha tradução portuguesa está como "Carta a um filho". É um dos poemas mais lindos que já li :)

Rebeca 14/09/2018minha estante
O jeito é você voltar ao porto seguro - reler os favoritos. Eu estou tendo um bom ano de leituras. Na verdade, não lembro de nenhum ano que tenha sido 'ruim', hehehe! Ah, vou procurar esse poema. Bom final de semana! :D

Daniel 15/09/2018minha estante
Com tanto livro não lido, fico adiando as releituras rs Espero que neste segundo semestre, eu possa ter boas surpresas. Bom final de semana pra você também!

Bookdodia 11/04/2018

DEVOÇÃO
Sinceramente, achei bem chato. O primeiro capítulo, que se propõe a ser uma imersão no universo criativo da autora não cumpre o que promete, achei cansativa essa parte e até um pouco arrogante. No capítulo seguinte somos apresentados à história que, teoricamente seria consequência das vivências da autora no primeiro capítulo, até começou de uma forma interessante mas tive a impressão que para conectar a história com os fatos narrados no primeiro capítulo a autora simplesmente não conseguiu desenvolver a trama, acaba rápido e sem que tenhamos a possibilidade de nos envolver com os personagens.
Nem tenho muito o que dizer, porque realmente não gostei, não me envolvi.
Gabi 18/06/2018minha estante
tu gostaria de vender? eu gostaria de comprar

Isabela 12/07/2018minha estante
Também tenho interesse em comprar!

Bookdodia 10/09/2018minha estante
Oi meninas, desculpe, fiquei um tempo sem acessar aqui, prefiro dar do que vender o livro, alguma das duas é de BH?

Leituras do Sam 29/03/2018

Não é legal não.
Fala, fala, na tentativa de introduzir o leitor no seu mundo criativo, mas não é interessante.
Gabi 18/06/2018minha estante
se tu quiser vender, eu compro (:

Isabela 12/07/2018minha estante
Também tenho interesse em comprar!

Gabi.Vicente 13/03/2023

Primeira parte do livro:

A narração, por ser em primeira pessoa, se torna um tanto detalhista, o que, por vezes, pode deixar a leitura maçante.
O conteúdo do livro é de certa forma bem profundo, e me fez refletir muito sobre como a simplicidade da vida afeta nas grandes coisas (tal como o efeito borboleta).
"Devoção" foi meu primeiro contato com a escrita da Patti Smith, e particularmente achei a leitura bem fluida e proveitosa, mas não sei se foi o ideal para iniciar as obras dela.
Esse livro me trouxe um ar de conforto surreal, o modo que a Patti escreve sobre algo simples (nesse caso, o cotidiano dela) e mesmo assim continua interessante é de outro mundo.
Esse livro me trouxe bastante interesse para ler os autores que a Patti cita, como Simone Weil, Albert Camus, etc.

segunda parte:

O modo como ela colocou os acontecimentos (da primeira parte do livro) na história é tão fascinante, eu me sentia literalmente vivendo juntos com os personagens principais.
A descrição dos sentimentos dos personagens é impecável, o que colabora muito para você se indentificar e criar apego com os mesmos.
Para finalizar, eu simplesmente amei todas as menções e citações feitas nesse livro!

esse livro traz um ar de melancolia e conforto ao mesmo tempo.
leiam e apenas leiam! esse livro é surreal de bom ???
Canoff 19/03/2023minha estante
A senhorita escreve muito bem!

Gabi.Vicente 21/03/2023minha estante
obrigada! ?

Gláucia 01/05/2018

Devoção - Patti Smith
Pequeno presente da tag, veio acompanhando o Só Garotos da autora e divide-se em 3 partes.
A primeira (Como a Mente Funciona) é interessante pois fala de algo que sempre fico curiosa em saber: como vem para os escritores a ideia de uma obra, de onde surge a inspiração e como é o processo de desenvolvimento de uma ideia. E nessa parte temos exatamente isso: durante uma viagem a Paris Patti vai acumulando ideias a partir de coisas corriqueiras acontecendo durante seu trajeto; objetos, cenas observadas, conversas entreouvidas de estranhos, paisagens, comidas, etc. Acredito que nem o autor perceba mas está tudo lá e as peças vão se encaixando até formar um quadro. Nada se perde.
A segunda parte (Devoção) é o conto em si. Eugênia é uma garota que se vê obrigada e fugir de seu país (Estônia) deixando seus pais. No novo país ela descobre na neve sua grande paixão, mais que isso, sua razão de ser: a patinação artística. Um homem mais velho, percebendo essa inclinação passa a usar isso em seu proveito. Amei o conto, especialmente o desfecho que achei perfeito.
A terceira parte (Um Sonho Não é um Sonho) é maravilhosa. Durante essa mesma viagem Patti recebe um convite de Catherine, filha de Albert Camus a visitar sua propriedade, a mesma em que ele viveu seus últimos anos, casa comprada com o dinheiro que ele ganhou do Nobel. Lá ela tem acesso ao manuscrito no qual ele estava trabalhando quando se acidentou de forma fatal e imagina como foram seus últimos momentos, o que ele teria pensado. É lindo como ela conseguiu nos passar a sensação de conexão que teve com o autor naquele momento...
Fernando 09/05/2018minha estante
Alexander era Frank? Ou viajei?

Gláucia 14/05/2018minha estante
Olha que não pensei isso mas agora não sei...

Cinara... 26/10/2020

"Não existem sinais que nos digam quem somos. Nada de estrelas nem cruzes, nem cifras no pulso. Nós somos o que somos."

Minha primeira experiência com a Patti, gostei muito! Ela escreve de uma forma que me fez sentir como se eu estivesse lá junto com ela, vivenciando as mesmas coisas que ela!
Glenda 15/10/2021minha estante
Amo a sensibilidade da Patti Smith. Vale a pena conhecer a carreira dela na música também, que ela construiu e a ainda constrói (pois ainda está na ativa). A poetisa do punk ?

Cinara... 15/10/2021minha estante
Eu sigo ela no Instagram Glenda já estava favoritada no meu spotify tb ?

Adriana Scarpin 12/03/2018

Como já ficara evidente nas demais prosas de Smith o que eu quero mesmo é que sejam publicados seus diários que não só nos informam de suas influências como contam com uma prosa poderosa. Neste livro especificamente ela já deixa claro como o processo do diário ajuda a entender sua ficção e poesia, a partir de pequenas coisas de seu dia-a-dia que estão explicitados no começo e fim do livro vemos como funciona o tipo de construção ficcional em relação à isso apresentada na pequena novela (ou conto?) que recheia o livro.
Leka 23/04/2018minha estante
undefined

Pudima 19/05/2018

Sobre "Devoção".
Intenso, complexo, cheio de sentimentos. Eu ainda não estou sabendo lidar com esse livro.
Foi uma viagem. Consegui mergulhar na escrita da autora e permitir que ela me inundasse. Quase consegui experimentar as sensações e vivências descritas. Intenso e de tirar o fôlego.
E sobre o conto que deu seu nome ao livro, lembrei quase que instantaneamente de um trecho do filme "O Segredo dos Seus Olhos", onde se diz que se pode mudar tudo, menos uma paixão.
Até que ponto nós chegamos para defender nossa paixão? O que somos capazes de fazer, o quanto nos permitimos submeter por ela?
"As horas que passam nos devoram", e esse livro me atordoa. E me devora, e tonteia. "Por que escrevemos? Irrompe um coro. - Porque não podemos somente viver". E, dito isso, por quê vivemos?
Paz, amor e bem.
Veronica 03/06/2018minha estante
Nem preciso escrever mais nada depois de você. Tive as mesmas impressões e sensações.

joao.p.machado. 20/02/2023minha estante
Esse livro é demaisss! ?

Amanda Moura 13/03/2018

A delicadeza do ato da escrita
A possibilidade de mergulhar no mundo criativo de Patti Smith e fazer uma viagem à inspiração com ela é única e tocante. A leitura é mais incisiva e prazerosa se você já conhece a autora e já se rendeu à sua escrita confessional e lírica. Me fez ter a certeza de que quero ler qualquer coisa que Patti Smith escreva, até suas listas de supermercado.

"Qual o sonho? Escrever algo bom, que fosse melhor do que eu sou, e que justificasse minhas tribulações e indiscrições. Oferecer prova, por meio de palavras reordenadas, de que Deus existe".

Sayonnara 09/04/2018

Sensível, intenso e arrebatador.

Laisy.BArbara 27/04/2024

Foi o meu primeiro contato com Patti Smith
Foram tantas descobertas que eu ainda não sei formular uma opinião que seja relevante

Victor Vale 30/04/2018

Entre seus pensamentos sobre os motivos de escrever floresce uma triste história de violência, amor incondicional e o custo da liberdade... A história da patinadora me pegou de surpresa.

Sanoli 10/07/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com/2018/07/devocao.html