Lentes Avulsas

Lentes Avulsas Raphael Vitoriano

Resenhas - Lentes Avulsas

Carol 19/02/2019

Um primeiro contato com a escrita do autor interessante!
Em Bento Costa, uma cidadezinha no interior de Minas Gerais, um crime chocante ocorre: sete pessoas são assassinadas a sangue frio em um beco, cada uma com suas histórias e características e todas aos 26 anos de idade, os suspeitos estão foragidos. As vítimas, Emília Pereira, Roberta de Freitas, Igor Duarte, Samuel Yamoto, Liz Alves, Pedro Boldrin e Samantha Gonzales, aparentemente não tinham nada em comum.

A mídia e a polícia logo encontram a solução do caso: os responsáveis são uma quadrilha que andava assaltando postos de gasolina e casas lotéricas pelas cidades da região. Mas algo não encaixa nessa hipótese dada como certa, porque criminosos que queriam dinheiro se arriscariam a chamar atenção para eles? Porque esses jovens foram assassinados?

Um integrante da quadrilha que se encontra foragido lança um vídeo na internet negando autoria do crime e jogando suspeitas sobre o crime ocorrido em uma cidadezinha tão pacata, Em uma análise de cada vítima, de sua infância e amores, a cada capítulo vamos nos aprofundando nos motivos que culminaram nesse crime bárbaro. Chegando ao capítulo onde vemos a lente do próprio assassino, como ele foi criado, qual sua conexão com as vítimas e o que o levou ao fatídico crime.

Lentes Avulsas nos traz uma história cheia de mistério e teorias e demonstra que mesmo em uma cidadezinha pequena e aparentemente tão tranquila, a corrupção do ser humano pode trazer grandes estragos.

É uma história simples e sem muitos desdobramentos, com uma narrativa um pouco rasa e sem se aprofundar muito nos personagens apesar de trazer um capitulo para cada personagem ser descrito e tudo mais, eu senti falta de ter sido melhor explorado os personagens e a narrativa. Porém, acredito que essa era a intenção do autor, em ser um tipo de leitura mais jornalistica, como uma revisão do crime através dos vários pontos de vistas envolvidos.

Por um lado a proposta do livro é bem interessante, por exemplo, em como a mídia decide o que é verdade ou não, e como nem sempre podemos confiar totalmente no que nos é noticiado. Mas mais importante faz uma crítica ao ser humano e como vícios e busca pelo poder podem marcar um pessoa, ou várias, em nossos caminhos, e como certos acontecimentos moldam o adulto que nos tornaremos.

É uma leitura interessante para quem gosta do estilo e uma narrativa diferente para quem não está acostumado, mas com uma leitura rápida e simples, que fluiu sem problemas após o estranhamento inicial. Então é uma leitura que eu recomendo bastante.

site: @aventurandosenoslivros