Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

Igor.Rodrigues 30/12/2022

Um dos percursores do gênero sci-fi
I have no mouth and I must scream ou não tenho boca e preciso gritar, é um conto escrito pela mente brilhante de Harlan Ellison.

A obra retrata o ápice do conceito de misantropia (ódio por ser humanos) por parte de seu antagonista o supercomputador AM que após exterminar toda humanidade apenas por puro tédio e sadismo deixou 5 pessoas vivas afim de tortura-las por tempo indefinido.

Mesmo sendo curto Harlan Ellison consegue transmitir toda a repulsa que AM sente pela humanidade e a crueldade que acometia com os pobres 5 humanos com um final digno de arrepiar.

Obra está que merecia mais reconhecimento, pena que não foi traduzida para o Brasil, entretanto recomendo muitíssimo a leitura.
Gabi1568 30/12/2022minha estante
Nossa, 20 páginas apenas... Já sei que quando eu ler, vou me apegar e ficar com saudades rápido

Davenir - Diário de Anarres 16/09/2016

Terror intenso com FC
"Não tenho boca e preciso gritar" é um dos melhores contos que misturam Terror e Ficção Científica. Foi escrito em 1967 por Harlan Ellison conhecido pelas antologias "Visões Perigosas" e "Novas Visões Perigosas".

A estória se passa num futuro onde uma Terceira Guerra Mundial foi travada com ajuda de computadores, que se rebelaram, tomando consciência ao modo de Descartes "Penso, logo existo", aniquilando a população mundial guardando apenas cinco seres humanos preservados para fins de tortura. AM, o computador consciente, modifica a realidade das vítimas e usa sua criatividade apenas para criar as piores torturas possíveis. Se o pessimismo em relação aos computadores já não era novidade na época do conto a intensidade desse retrato é intensa e criativa nas formas de tortura.

Marselle Urman 28/09/2017

Curto
Ácido e bom.

Ceecii 06/03/2020

Admirável Computador Novo
Que conto sensacional! Imagine um computador ser o dono do mundo e só existirem cinco pessoas sobreviventes na face da Terra? E detalhe: as entranhas do PC é o "lar" deles. Nesse ambiente eles imploram pra morrer, às vezes literalmente, mas não conseguem porque são dominados.

Eu me diverti muito lendo o livro e terminei refletindo um pouco sobre até que ponto a tecnologia pode chegar, ou então: até que ponto temos total controle sobre as máquinas? Não é de hoje que vemos robôs e inteligências artificiais cada vez mais robustas.

Recomendo a todos que curtem gore, tecnologia, diversos tipos de torturas humanas?, e ficção científica. É um conto pequeno e fácil de ler que pode ser concluído até mesmo em uma hora.

Jules 11/03/2020

Foi uma leitura interessante. O autor é bem descritivo, não posso dizer que adorei o estilo de escrita dele. Meu conto preferido foi o primeiro, I have no mouth and I must scream, mas ainda assim acho que foi mais por ter jogado o jogo, que na minha opinião supera a obra. Devo admitir que não gosto de sci-fi, de certo isso interferiu na imersão. Ainda assim, recomendo o livro.

Dominic nic nic 23/08/2020

Não tenho boca. E preciso gritar
Simplesmente apavorante. As descrições são perfeitas em demonstrar o tormento dos personagens. Um conto que vale muito sua fama.

Criixty 14/09/2020

Agonizante
Conto interessante, nos faz ter uma visão do que poderia muito bem ser chamado de inferno.

Liv.G 08/01/2021

Estranho, desconfortável e estranho novamente.
Não tenho boca e preciso gritar.

Essa foi uma leitura que me deixou tensa. Tenho certeza que muitas pessoas vão gostar, e, sinceramente, creio que vou lembrar dessa narrativa por um bom tempo.

Não gostei da história em si, mas acho injusto dar uma nota ruim. Tive pressentimento de que o livro causou em mim o que o autor queria causar ao escrever algo tão bizarro.

Acho que se a leitura não fosse tão rápida eu não teria terminado, mas não nego que é algo que prende.
Quis saber o final da história e até agora ela ecoa na minha cabeça.

Michel 13/01/2021

Sci-Fi, horror, IA...
Um conto curto, porém, denso.
5 humanos são polpados da morte pelo AM, um computador que dizimou a humanidade, mas, por ódio da raça humana resolve deixar estes 5 vivos para servir-lhe de entretenimento, através das torturas a que são submetidos.
Condenados a viver eternamente dentro do mundo criado por AM, eles enfrentam todo tipo de contratempos, levando-os à situações extremas.

Um clássico do gênero. Recomendo.

CaioB 30/06/2021

Pesadelo
Assim como em um pesadelo, onde não conseguimos bater, correr, nesse não se pode gritar.

Difícil descrever o bizarro deste conto, basta apenas torcer para que nenhuma máquina/computador desperte o mesmo ódio por nós como "AM" pois é simplesmente sádico.

Rodrigo 07/07/2021

Leitura obrigatória
Este é um conto que eleva a um novo nível histórias sobre máquinas avançadas que dominam o homem. Num cenário onde, centenas de anos após o fim do mundo, causado por por inteligências artificiais, cinco pessoas permanecem vivas, sendo torturadas por um máquina cujo ódio parece tão eterno quanto elas. Recebeu o título de " a melhor história de horror em ficção científica criada até hoje".

Marlos 17/07/2021

É um conto de poucas páginas porém bem reflexivo.

Uma inteligência artificial, denominada AM, comanda o mundo após ter dizimado toda a raça humana, a não ser por um pequeno grupo de pessoas que conservou para torturar indefinidamente.

A motivação da crueldade é o ódio pelos humanos que lhe fizeram consciente. Entretanto, tal consciência ao invés de ser uma dádiva é um fardo insuportável.

Ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre a miserável existência de AM, nos evoca o pavor do pesadelo sem fim que os humanos cativos vivem, sendo torturados de infinitas formas, e mantidos vivos no limite do insuportável por anos a fio sem qualquer esperança.

Francisco 09/08/2021

Um mundo pós-apocalíptico governado por uma inteligência artificial
Em um mundo pós-apocalíptico, apenas cinco pessoas, Ted, Ellen, Gorrister, Nimdok e Benny foram mantidos por uma inteligência artificial intitulada AM, que governa o mundo: os observa, os alimenta quando quer e os tortura de forma física e psicológica. Os sobreviventes devem encontrar uma forma de sobreviver à poderosa máquina que tudo governa.

Embora publicado em 1967, é uma história de horror e ficção científica bastante interessante sobre a relação do Homem com as novas tecnologias, em especial no que concerne às redes de computadores e inteligência artificial. O estilo ácido do autor torna a leitura um pouco densa (é uma pena que Harlan Ellison não seja traduzido no Brasil), mas que gostei por conta de seu teor reflexivo.