Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

lara.readings 29/08/2023

I?ve got no mouth
Me decepcionou bastante? achei os contos sem pé nem cabeça, eu fiquei perdida em TODOS, pq você demora a entender o que ta acontecendo? acho que só gostei do primeiro pq gosto dessa vibe distópica.
Fora isso, deixou a desejar, não via a hora de acabar

Mari 29/08/2023

Assustador
Esse livro é assustador pelo o quanto isto pode se tornar realidade, o final me fez ficar sem ar, como ele virou uma criatura sem forma, sem nada, não podendo nem mais chorar ou gritar de desespero.

Pedro Picoli 27/08/2023

Grande conto
O conto desde o início nos deixa com muita raiva da AM, um supercomputador criado na guerra fria que tortura o grupo. O conto se desenrola muito bem e poderia ser um livro completo. O final nos deixa com um sentimento... diferente. Não vou falar muito sobre, pois em contos curtos qualquer fala é um spoiler. Espero jogar a versão jogo em breve para adentrar ainda mais na história.

Cartola de Bigode 24/08/2023

Do balacobaco
É curtinho e rápido de se ler, a história é cruel e a situação vai reduzindo os personagens pra coisas que provavelmente já não se enxergam direito como seres humanos.

Maritza Castro 18/08/2023

Bão mas tradução cagada
Acho que eu peguei uma tradução meio lixo, e atrapalhou minha experiência de leitura do conto. Daqui um tempo quero pegar de novo pra ler, mas em inglês, e ver se eu compreendo mais coisas da história.
Mas gostei bastante. Bem simples, mas profundo

Lucas 15/08/2023

IA misantrópica
É sinistro saber que existe uma palavra pra designar o ódio a humanidade, não conhecia até descobrir esse conto. A historia narrada é de uma inteligencia artificial que possui um ódio extremo aos humanos, e acabou exterminando toda a humanidade, exceto 5 pessoas que estão em uma eterna realidade torturante, não se sabe ao certo o porque justamente essas pessoas foram escolhidas, e por ser um conto de horror é perturbador pensar na ideia de que você é um objeto de tortura de uma inteligência artificial que te odeia mesmo sendo um ser não senciente. Apos terminar a leitura pensei, estaríamos encaminhando em uma realidade distópica eminente? Não sei, porém estamos no inicio da era das inteligencias artificiais e a humanidade é capaz de tudo. Interessante é que e esse conto escrito por foi escrito na década de 60, época da guerra fria, qualquer momento a humanidade poderia ter ido pro saco. É um conto excelente para se refletir no futuro, no avanço da ciência, e qual seria o caminho para o fim da humanidade, afinal, as distopias são exercícios hipotéticas para um provável futuro.

Lívia 11/08/2023

Intrigante?
Eu não tenho costume em ler contos, mas fiquei ansiosa para ler esse (quando ouvi falar da história do jogo e sobre o final do livro).

Admito que achei a história do jogo mais interessante, por mais que eu prefira o final do livro.
Acho que se o livro fosse mais longo (não um conto) eu gostaria mais, não consegui ficar muito adentrada na leitura. Fora que achei os personagens muito rasos (e até as cenas de cunho sexual desnecessárias para o tema da história (que até acabavam com a tensão)).

Acredito que esse é um dos cenários de distopia mais temíveis que já vi.

Enfim, nota 4, entretanto quase dei 3,5 pelos pontos que apontei ?.

taissa 06/08/2023

O pior fim do mundo? talvez
Tá certo, a ideia de sofrimento sem fim e máquina maluca do autor são bons - não muito bem executados, sei lá, mas bons - a única coisa que deixou um pensamento de ??? na minha cabeça foi a completa incapacidade dele de escrever os personagens direito. Na minha cabeça o game é melhorzinho.
e os comentários completamente inúteis de cunho sexual que não fazem o menor sentido na história também tiram um pouco do ar distópico legal do conto.

camy.wx 23/07/2023

Uma magnitude sombria em forma de livro
Vi esse livro numa rede social aí e fiquei bastante curiosa para ler. Apenas que é aquele tipo de livro que você começa a ler e passa o tempo inteiro, desde o início até o final, com um sentimento muito estranho, macabro e meio devastador. E no final você consegue se sentir ainda pior com os últimos parágrafos, e então você começa a pensar no rumo do personagem e sua mente alavanca em outros pensamentos acerca da tecnologia, da nossa relação com ela, dos avanços, de possíveis consequências... E SUA MENTE EXPLODE DE TANTA COISA!!

Os cenários são um pouco difíceis de imaginar (pelo menos para mim) ? como se meu cérebro não compreendesse por inteiro o que está ao redor e o que está acontecendo com as personagens da trama ? e, devido a isso, descarrega uma dose muito grande de adrenalina, resultando no medo do que não é muito compreensível para a mente. AM é absurdamente sádico e é inexplicável o tamanho ódio que o computador sente pelos humanos... Um dos melhores livros que eu já li! Recomendo muito a leitura!!

oguiantonior 14/07/2023

Penso, logo existo!
?Não tenho boca e preciso gritar? é um pequeno conto, mas não se deixe enganar, ele não é pouca coisa.

A história gira em torno de cinco coitados (se posso chamá-los assim) que foram escolhidos aleatoriamente para sofrer eternamente por uma IA. Em determinado momento na história, uma inteligência artificial, chamada AM, criou consciência e devastou o mundo inteiro. O nosso quinteto vem sofrendo há um período de 108 anos seguidos, pois a AM detém o poder de torturar eles sem que eles consigam morrer. A AM pode fazer TUDO!

Para os lúdicos de plantão, esse conto é um prato cheio de projeções mentais, cenas e cenários anormais e agonizantes.

Nada de gore, sangue, horror ou escuridão. Esse conto traz uma atmosfera terrosa e maldita, onde você se vê dentro de uma enorme simulação de circuitos e miséria.

Vale lembrar que a obra também foi adaptada para um jogo!

Ana 11/07/2023

Um dos melhores contos que já li na vida
Peguei essa leitura muito despretensiosamente depois de ter ouvido falar do jogo e me surpreendi demais. de forma geral eu odeio ficção científica, mas sou apaixonada por terror/horror e essa obra é ATERRORIZANTE. muito bem escrita, profunda, bem construída. sensacional mesmo. fora a atualidade com a questão do avanço das inteligências artificiais (não dá pra confiar em robô!!!!
virou favorito da vida

Henrique Sanches 07/07/2023

Um conto bem sombrio e pesado!
Leitura #043 / 2023

Minha 43ª leitura do ano foi um conto scifi com terror, escrito por Harlan Jay Ellison em 1967.

Dizem que é um dos textos mais sombrios de Ellison... não sei se este é "o mais" sombrio, mas com certeza, este é um texto cabuloso.

O enredo gira em torno de cinco personagens que AM mantém prisioneiros, torturando-os física e psicologicamente, num mundo futurista dentro de um computador.

Se fosse em nossos dias, AM seria uma inteligência artificial, mas na década de 1960, o auge tecnológico, ela era o computador.

AM, em português, significa Máquina Assassina e é com ela que os personagens lutam para manter a sanidade e encontrar uma maneira de escapar deste domínio cruel.

Quando a gente percebe que AM também é uma brincadeira do autor com a flexão simples "I Am" do verbo "To Be" (lembram das aulinhas de inglês na quinta série?), o conto fica ainda mais pesado.

Bom, é isso! Recomendado para amantes de scifi e de terror.

Boas leituras!

#ficçãoCientífica #scifi #harlanEllison #scienceFiction

rosas_moving_castle 05/07/2023

Eu ja tinha ouvido falar desse livro e achei o conceito incrivel, gostei que e um livro curto entao vc nao e obrigado a acompanhar seculos de tortura dos personagens

nao sei muito o que falar sobre, gostei, achei impactante, so nao entendi no final como que eles conseguiram pra AM nao impedir eles

Caindo 03/07/2023

Intrigante, pra dizer o minimo
Acabei de ler e vai alugar um triplex por um bom tempo na minha cabeça
sknsshsuabsusbsisjjsnsjsjsjsjaiajaisnsis