Amor líquido

Amor líquido Zygmunt Bauman

Resenhas - Amor líquido

Yasmin.Schlomer 08/07/2023

Vale a pena a leitura
Comecei a ler esse livro pela citação de um professor da faculdade.
O começo me prendeu muito, me identifiquei em várias partes e foi muito bom ao longo das páginas expandir o pensamento para várias questões.
É um livro que todos deveriam ler para saírem um pouco da caixa que a rotina nos coloca, acho que vale a pena a leitura.

Rafaella 26/06/2023

Tinha uma expectativa muito grande neste livro... o assunto me interessa, estudo justamente esse mundo VUCA, porém saio desta leitura bem decepcionada... o início do livro superou minhas expectativas, mas do meio pro final achei o assunto chato, massante e decepcionante... pode ser que eu não tenha sensibilidade suficiente para compreender o assunto tão complexo e atual, mas este livro parece que durou uma eternidade para ser concluído!

nenos 25/06/2023

O triunfo da efemeridade
A prodigalidade da experiência individual é fomentada pela sociedade de consumo, nossa habilidade de sociabilidade é desvanecida através da conectividade e a introspecção é substituída pela interação frenética. As expressões imediatas da vida, carentes de dignidade humana, são manipuladas através de recursos semelhantes a uma lista de compra, onde folheamos possíveis conexões com a segurança de devolução em caso de insatisfação.
O romantismo e os padrões de amor “até que a morte nos separe” estão definitivamente fora de moda. Em vez de haver mais pessoas atingindo os elevados padrões de amor, a sociedade de consumo evidencia a facilidade de se desconectar para buscar um reflexo mais preciso de si e o longo prazo se torna irrelevante “No brilho ofuscante da pessoa escolhida, minha própria incandescência encontra seu reflexo resplandecente”.
O espírito pós modernista, o humano, demasiadamente humano, sobrecarregado e inundado de expectativas que superam sua capacidade de realização, recusa a amálgama irreversível de medo e prazer e a prolongada maturação dos desejos que se apoia na esperança de consenso, na superação de inseguranças, nos riscos e frustrações e na dificuldade de emergir incólume após o rompimento de um relacionamento afetuoso perdem seu significado mais sublime.

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1bFrBcPcFDwedFN8SKfx4tqSdRMG489CO/view?usp=sharing

hericfad 10/06/2023

Amor Líquido
A princípio Baumann começa falando das relações amorosas e do amor líquido, como funcionam essas relações o que distingue uma da outra, mas não devemos esperar só isso muitas pessoas talvez resuma o livro somente na simplória questão do amor líquido, mas o autor vai a fundo e descreve as transformações das relações humanas em vários aspectos, falando do cenário familiar e do convívio social, o livro começa indo direto ao assunto e de forma simples. Alguns momentos senti como acolhido e ao mesmo tempo julgado como indivíduo por estar inserido dentro do contexto de forma positiva ou negativa. À medida que o assunto vai se aprofundando nos exige um pouco mais de atenção e essa é muito importante, como sociólogo Zygmunt traz conceitos como os de “comunitat” e “societat”, mixofobia e mixofilia, e livro se aprofunda em questões sociais . É um livro pequeno mas exige um tempo para ler e fazer uma reflexão, o que pode parecer cansativo nas últimas páginas.

site: https://hericfad.blogspot.com.br/

Lucas_Callisto 13/05/2023

O amor xoxo, capenga, manco, anêmico, frágil e inconsistente.
Tratando da sensibilidade dos laços humanos, o Bauman procura explorar como os indivíduos se comportam nos relacionamentos de nossa modernidade. Não se resumindo apenas ao relacionamento amoroso, com sua escrita, o autor nos aventura em uma análise de nossa sociabilidade, como familiares, amigos, vizinhos e estranhos.

Abordando a fluidez das relações, Bauman retrata como na época Pós-moderna o ser humano lida com o recebimento de cuidados afetivos acompanhado da necessidade da maior liberdade de escolher o próprio caminho. Tem também comparativos tratando da diferença entre relações e conexões no mundo digital, em como o desligamento é facilitado em contraponto da ligação afetiva.

Achei a linguagem mais densa devido a ser um tema muito carregado, depois de um certo tempo fica até cansativa e por momentos repetitiva quando o autor se prolonga demais. O início me foi mais chamativo, mas é pecado comentar do Zygmunt, somente fugiu das minhas expectativas, nas quais foram fatiadas.

"De fato. A história não terminou, de modo que escolhas ainda podem ser feitas ? e inevitavelmente serão."
Geovana Rodrigues 14/05/2023minha estante
O título kkkkkkkk amei

Lucas_Callisto 14/05/2023minha estante
kakskakska obrigado ?

MareAna 11/05/2023

Se o amor é líquido nós passa o rodo
Não só os relacionamentos mas tudo escorre das nossas mãos como água, nada dura, tudo é descartável é substituível

Heloisamarina_ 05/05/2023

É um livro muito bom, mas tem que ser lido com calma para digerir e compreender os temas apresentado pelo o autor e a perspectiva mostrada.

Henrique 23/04/2023

Do céu ao inferno
Quando fala sobre amor, Bauman é perfeito. Cada palavra do início desse livro é repleta de uma sensibilidade tocante e uma precisão que impressiona, é como se a cada frase houvesse um novo arrepio. O livro é impecável nesse quesito.
Porém, ao longo de seu desenvolvimento, mistura-se muito com os temas do livro "Modernidade Líquida", notadamente com viés mais sociológico e histórico. O autor se adentra em temas como capitalismo, organização das cidades, geopolítica, e neles se delonga, tece infinitas reflexões, o que, em certos momentos, dá a impressão de que o "amor" foi deixado de lado.

BeatrizFonseca1 19/04/2023

Bauman ARGUMENTA que as perdas e o luto são um.doa ascptos que deixam o ser humano mais triste e deprimido , a ansiedade está associada a velhos hábitos lugares e pessoas e esses elementos auxiliados com uma sociedade que nòs contra o tempo tempo podem desencadear uma depressão.
Bauman explica que alguns indivíduos preferem namorar pela internet porque não existe contato e pode-se terminar quando quiserem sem sofrimento.
Bauman traz a baila que o ser humano deve ter noção que ele é importante porque faz a vida do outro melhor devemos nos valorizar e valorizar o próximo e ter amor próprio.
Devemos ser duros e ter confiança para consegui vencer na vida e ter empatia e ética para ajudar os outros porque vivemos no mesmo planeta e somos da mesma raça independente de cor, sexo e religião.
Ele critica o uso de tecnologias porque ela pode nos deixar mais "frios " é vulneráveis.
Bauman defende que vivemos em uma sociedade na qual os produtos estão sendo humanizados é as pessoas codificadas as relações humanas estão cada vez mais superficiais e vivemos em tempos líquidos onde tudo é descartável e jogado fora, as pessoas tendem a brigar e não perdoar o outro , e temos que perdoar pq nos também.erramos .
Bauman salienta que vivemos em um mundo de incertezas e as pessoas são substituídas , a modernidade está nos deixando superfícies e os amores cada vez mais líquidos e ética que as pessoas querem obter sucesso sem trabalho e esforço.

Vitor Hugo 13/04/2023

Fragilidade do conteúdo...
É bem provável que você já ouviu falar nos termos “tempos líquidos”, amores líquidos”, “modernidade líquida”, dentre outros. Os termos significam fragilidade nos laços sociais, um tipo de esfriamento no relacionamento entre seres humanos. O polonês Bauman, foi um grande estudioso nesse tema de fragilidade dos laços humanos, estudo que ele iniciou no século passado.
Por achar interessante os vários resumos e falas sobre essa teoria “líquida”, resolvi ler um dos principais livros do autor. Apostei no “Amor Líquido”, publicado em 2003, tive vontade de ler para entender a liquidez dos meus relacionamentos amorosos. Aqui já vem a primeira decepção: a maioria do conteúdo abordado no livro, não é sobre relações amorosas entre casais, mas sobre o amor nos diversos significados da palavra.
Bauman possui 44 livros publicados no Brasil, por essa razão, acreditei que o tema seria apenas o amor romântico, fui tapeado. Na realidade, o livro apresenta temas variados, chegando a falar sobre tecnologia, economia e anarquia, capitalismo, soberania, crescimento do lixo, xenofobia, dentre outros. Claro, todas essas categorias, tem o amor social ou a falta dele, como um pilar fundamental, mas eu esperava um tema focado na falha das relações entre casais na atualidade.
O livro é dividido em quatro capítulos, sem conexão entre eles, você pode ler fora da ordem, não será prejudicado. Os diversos temas abordados, não receberam o devido detalhamento, funciona como uma espécie de retalho, você começa uma página lendo sobre o capitalismo, termina a mesma página lendo sobre coleta de lixo.
Essa fragilidade na construção dos temas, torna a leitura pouco enriquecedora. Em diversos momentos me sentia lendo um jornal. O fato do manuscrito não ser linear (começo - meio - fim), dificulta ao leigo o entendimento dos assuntos.
O livro possui reflexões sociais importantes, por esse motivo, levou três estrelas (significa leitura mediana).

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Graziele20 30/03/2023

??
?= "O amor pode ser, e freqüentemente é, tão atemorizante quanto a morte. Só que ele encobre essa verdade com a comoção do desejo e do excitamento"

????= Na minha opnião, o livro tem trechos muito marcante e profundo, que nos leva a refletir e compreender perfeitamente bem certos aspectos da vida. PORÉM, eu não consegui me conectar com o autor, não consegui entender o que ele realmente queria mostrar, e acabou que o livro se tornou uma coisa chata para mim, chegou em um certo momento que eu estava lendo apenas por disciplina ( quem me conhece sabe que não deixo NUNCA um livro pela metade), então deixou muito a desejar pela sinopse.
Mas, ainda assim, tenho em mente que se em outro momento, com mais calma e disposta a entender, eu tentasse lê-lo de novo, poderia ter uma opnião melhor, tendo em vista que a obra é muito reflexiva.

SINOPSE= Zygmunt Bauman, um dos mais originais e perspicazes sociólogos da história, investiga de que forma nossas relações tornam-se cada vez mais "flexíveis", gerando níveis de insegurança sempre maiores.

A modernidade líquida, "um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível" em que vivemos, traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos, um amor líquido.
A prioridade a relacionamentos em redes, as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade - e frequentemente sem que isso envolva nenhum contato além do virtual -, faz com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta: não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a nossa capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada.
Como exemplo, o autor examina a crise na atual política imigratória de diversos países da União Europeia e a forma como a sociedade tende a creditar seus medos, sempre crescentes, a estrangeiros e refugiados.
Com sua usual percepção fina e apurada, Bauman busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos - figura central dos tempos modernos - se conecta.

Geovanna 21/03/2023

Amor líquido
Gostei muito do livro mais não 100%, ele no início é muito bom em si,entendi sobre a "nova" sociedade líquida, sobre os laços, que relacionamentos não duram mais e que é fácil começar um relacionamento e fácil terminar, que não é mais como antigamente que os relacionamentos duravam e iam para o casamento.
Fala também sobre o amor ao próximo, que devemos amar o outro como nos amamos. Sobre o amor próprio, também ,fala um pouco , oq me fez refletir sobre isso.
Não gostei muito do final , o último capítulo não me atraiu muito.
Mas em si o livro é muito bom, recomendo!!!

Samuel236 25/02/2023

Interessante mas uma linha de raciocínio complexa
Os conceitos por trás que ele traz, assim como, as ideias são interessante

Houve certas passagens legais referenciando as formas de amor com nosso estilo de vida (pensando no cenário global mesmo), o que somos estimulados a fazer e como agir

Entretanto, quando começa a entrar a fundo e relacionar com a globalização, é bem fácil de se perder

Talvez tenha sido por:

1. Eu não tenha entendido