Um jeito moderno de comer

Um jeito moderno de comer Anna Jones

Resenhas - Um jeito moderno de comer

Mateus.Conttessotto 23/01/2021

O livro em si é bem interessante, mas eu senti falta da nossa culinária. Xarope de bordo é muito caro no nosso país...

Camila Faria 11/10/2018

Há um tempinho atrás encontrar um livro bacana de receitas sem carne era uma dificuldade. Felizmente essa realidade mudou e muito. Todos os dias são lançados livros incríveis de receitas vegetarianas (e veganas!), com opções deliciosas para todos os gostos. Mas como trazer um olhar mais fresco e mais moderno para esse universo de cardápios sem carne? Essa é justamente a proposta do livro Um Jeito Moderno de Comer, lançado por aqui pela editora Alaúde.

O livro foi escrito pela Anna Jones, uma ex-aluna do Fifteen de Londres, que trabalhou por muitos anos ao lado do chef Jamie Oliver (o livro, aliás, tem um prefácio bem simpático do Jamie). A proposta da Anna é preparar refeições vegetarianas fáceis, deliciosas, com alimentos saudáveis e locais ~ mas o pulo do gato mesmo é que ela consegue explorar o sabor de grãos, cereais, legumes, verduras e frutas SEM pensar nesses ingredientes simplesmente como substitutos da proteína animal. No lugar da velha máxima gastronômica “carne + dois acompanhamentos”, pratos focados em explorar novas texturas, sabores e cores.

O livro é dividido em 11 capítulos: do café da manhã, passando por lanchinhos, saladas (que, sozinhas, valem por uma refeição completa), acompanhamentos, sopas e caldos, almoços e jantares fáceis e rápidos, doces e bebidas. Bem completão mesmo. A Anna ressalta que, embora sua profissão seja cozinhar, ela é uma pessoa muito impaciente e, em geral, quer que as suas refeições fiquem prontas em menos de meia hora ~ e, de preferência, sem muita louça para lavar no final. Isso quer dizer que, salvo algumas exceções, as receitas do livro são bem tranquilas de preparar e não usam todas as panelas do seu armário. ;)

Outro aspecto interessante do livro é que as receitas são absolutamente ditadas pelo sabor. Apesar da sua clara preocupação com o aspecto saudável das receitas, se a autora acredita que uma determinada receita vai funcionar melhor com manteiga ou açúcar, ela vai sinalizar. Mas, no geral, ela mantém o foco nos produtos integrais e muitas das receitas do livro são naturalmente veganas (ou facilmente adaptáveis para uma dieta vegana e/ou sem glúten).

Mais um diferencial bacana do livro: ele é recheado de fluxogramas, que ilustram de forma descomplicada o desenvolvimento de vários pratos. Alguns exemplos: Como Criar uma Receita, Uma Sopa: 1000 Variações, Como Fazer uma Supersalada, além de um guia completíssimo para criar o seu próprio pesto. Perfeito para quem gosta de improvisar e criar suas próprias variações na cozinha!

A minha primeira impressão do livro não poderia ter sido melhor: corri para experimentar os Tomates e Cebolas Assadas com um Toque Adocicado, uma receita prática (suja só uma assadeira!) e deliciosa, que eu pretendo repetir muitas vezes. Também estou de olho nos Brownies Crocantes de Caramelo Salgado (que podem ficar um tiquinho mais leves se você substituir a farinha comum pela de centeio, e a manteiga pelo óleo de coco). Tentação!

site: http://naomemandeflores.com/um-jeito-moderno-de-comer/