Os Trabalhos de Hércules

Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

Mafer 25/10/2021

O livro faz referência ao clássico "os doze trabalhos de Hércules" da mitologia grega e a Agatha conseguiu adaptar isso ao Poirot incrivelmente bem.

Quanto aos contos, não são grandes então não há um grande aprofundamento nos personagens e os mistérios são mais simples. Por ser um livro de contos, cada um é de um jeito, teve uns que eu gostei bastante e uns que não gostei muito.
Os meus preferidos foram "As Aves do Lago Estínfale" e " O Touro de Creta".

Em um contexto geral eu gostei bastante do livro, em alguns momentos eu empacava em algum conto mas depois engatava de novo. Não acho que é um livro 5 estrelas, mas também não é um livro ruim, é algo interessante para se passar o tempo.

Carol 03/10/2021

Como se eu ainda não tivesse dito, digo que Agatha Christie é uma das minhas autoras preferidas e Hercule Poirot é o melhor personagem!

Silvana.Clemente 23/09/2021

Criativo
São doze contos, baseados no classico da mitologia "Os doze trabalhos de Hercules". O interessante é a adaptação dos vários elementos mitológicos para a realidade criminal vivida por Hercule Poirot.
Acredito que quem conheça o tema mitológico usufrua melhor da leitura, infelizmente não faço parte desses leitores e só pude apreciar de forma superficial, porém impossível deixar de reconhecer a criatividade de Agatha Christie.

Isa 12/09/2021

Muitos contos, pouca profundidade
Entre os livros da agatha foi oq menos me apeguei por serem poucas páginas por história. N cheguei a me apegar mt nos personagens

leticia.curcio 10/09/2021

já teve melhores, cansativo de ler
eu não gostei de vdd do livro.
a nota foi mais pela escrita da agatha que é maravilhosa, porém a história em si não é boa e me deixou cansada durante a leitura.

giuniverse 09/09/2021

Nesse livro acompanhamos o ilustre detetive belga Hercule Poirot em 12 casos de investigação inspirados nas façanhas do Herói grego Hércules e como sempre Agatha Christie nos entrega uma leitura fluida que nos prende e surpreende com suas reviravoltas.

carinacristina 29/08/2021

Como sempre perfeito
Doze histórias curtas, sobre casos de Hercule Poirot onde ele relaciona as situações com os doze tranalhos de Hércules da mitologia grega.
Ótimo livro pra quem tá começando no universo da Agatha é bem legal, pois apresenta personagens que serão visitados em outros livros da autora.
Além de que são casos fáceis para entrar na mente de Poirot e tentar achar o culpado antes da leitura revelar.

Elle 22/08/2021

Agatha Christie Rainha né?
Eu nem sempre me dou bem com contos, pois sempre que começo a entrar na história eles terminam... mas esses conseguiram me surpreender com cada uma das revelações.
E misturar mitologia grega com mistério?????? PERFEIÇÃO!!!

Kaylaine 15/08/2021

Esse é um livro de contos, então, gostei muito de alguns e de outros nem tanto. Agatha Christie continua com uma escrita incrível e com tramas muito bem feitas.
Meus contos preferidos foram o 7°, 4° e o 10°.

Day 12/08/2021

Não rolou
Uma das coisas que mais me facinam num livro de investigação é fazer teorias e mais teorias, só para ser tapeada no final. Por ser um livro de contos, e portanto cada crime ser mais curto, todo esse aspecto de dedução é drasticamente reduzido e o apelo se torna menor.
Uma coisa que me irritou demais foi o machismo comum da época. Socorro. Tentei relevar, mas (novamente) por serem contos curtos, ele estava presente em muito mais passagens do que o habitual. Alguns comentários que eu ficava "para que?", e principalmente o lance da aparência da menina no último. Senti muita raiva e foi difícil concentrar-me em outras partes.
Teve algumas histórias que foram interessantes, mas achei a maioria apenas mediana. Penei horrores pra terminar a obra como um todo.
No fim, constatei que essas pequenas histórias não funcionaram com o gênero, tornando a leitura muitas vezes maçante.

Manu 27/07/2021

Mini mistérios de 1 capítulo
Poirot resolve "encerrar" sua carreira solucionando 12 mistérios dignos de sua atenção em honra a seu chará Hércules.

Cada capítulo tem cerca de 20/30 páginas, cada um é relacionado por Poirot a um trabalho de Hércules. Por ser uma leitura rápida e fluída recomendo o livro, mesmo tendo achado alguns capítulos chatos, há outros realmente interessantes e empolgantes (principalmente os envolvendo assassinatos).

minha opinião dos casos (pode ter leves spoilers):
1- O Leão da Nemeia: chato
8- Os Cavalos de Diomedes: foi legal, drogras tráfico
9- O Cinto de Hipólita: tomou um rumo interessante, gostei
10- O Rebanho de Gerião: coisas de seitas interesseiras muito bom
11- As Maçãs das Hespérides: legalzinho é de roubo
12- As Profundezas do Inferno: começou legal mas o mistério em si n foi mto empolgante

KeylaPontes 25/07/2021

Livro de contos com o Hercule Poirot, de certa forma os contos se conversam, mas acredito que poucos me prenderam. Demorei bem mais para terminar do que outros que já li. Não chegou a ser ruim, mas acredito que não será um livro que vou lembrar ao indicar algo da autora.

* p i e t r a* 17/07/2021

Bacana
Quando eu ia começar a ler pensei "hm, é um livro de contos, vou acabar rapidinho" e eu não podia estar mais enganada, demorei meio século pra acabar esse livrinho ?.
Alguns contos são realmente bons, o do noivo que termina o noivado porque acha que está ficando louco foi o melhor de todos, mas alguns são beeem fraquinhos e eu prefiro bem mais os romances da Agatha do que os contos.
Outra coisa, sobre a edição da HarperCollins, eu amo as capas e os box, mas minha nossa, tem muito erro bobo, principalmente em diálogos e isso me deixou bem grrr.

Jose.Maltaca 15/07/2021

Termina antes de começar
Os Trabalhos de Hércules, livro publicado em 1947 por Agatha Christie, conta com uma série de pequenos contos em que o famigerado detetive belga Hercule Poirot resolve crimes e desenreda tramas que estão de alguma forma ligadas aos 12 trabalhos desempenhados pelo heroi grego. Assim, antes de se aposentar definitivamente, Poirot quer provar a si mesmo e alimentar o seu ego mostrando que consegue ser tão heroico e tão formidável quanto Hércules, e assim, como de praxe, vamos descobrindo personagens e situações misteriosas em cada um dos enredos, que são solucionados pelo detetive belga com sua tradicional análise psicológica das pessoas envolvidas.

Para quem já conhece as peripécias do detetive e sua habitual afetação, é sempre uma dádiva encontrá-lo nas histórias de Christie, que consegue trazer a sensação ao leitor de que está na presença de um velho amigo. Todavia, creio que pela frequência excessiva com que ele dá as caras neste livro, a autora passou um pouco do ponto. Acompanhar as excentricidades por algumas páginas e retornar à sanidade é um deleite, mas habitar a esquisitice por páginas a fio é uma tarefa que, não obstante a linguagem fácil, torna-se maçante. Ademais, cada conto causa uma sensação de tarefa inacabada, de interrupção para uma solução rápida, uma vez que vários deles trazem personagens interessantes e que mereceriam uma exploração mais extensa. Quando a história começa a engrenar, acontece uma reviravolta e o conto acaba.

Assim, o maior trunfo dos livros da escritora inglesa acaba indo para o brejo: as histórias começam a se tornar previsíveis e repetitivas. O carisma de Poirot é utilizado demasiadamente e suas deduções começam a parecer sempre a mesma ladainha, o que é fatal para a imersão nas histórias de Christie. Longe de desmerecer a Rainha do Crime, cujas melhores obras se centram em Poirot e trazem uma trama cheia de reviravoltas, mas superficialidade e simplicidade têm um limite para prender a atenção do leitor. Aqui, a autora definitivamente passa do ponto, uma vez que as histórias acabam antes de começar efetivamente. É uma lástima, mas após ler obras excelentes da autora, as expectativas sobem um bocado. Logo, não recomendo iniciar a leitura da autora por este livro, mas para os leitores que tiverem um apreço por Poirot, recomendo que leiam com cautela, pois uma piada contada 12 vezes em um mesmo livro acaba perdendo a graça.

gitirana 07/07/2021

Mais um livro de Christie, confesso que dentre os que já li da Agatha esse ocupa a última posição. Não é um livro ruim, mas existem livros muito melhores (E não sobrou nenhum é um exemplo).