Os Hóspedes

Os Hóspedes Sarah Waters

Resenhas - Os Hóspedes

notmuchcompany 11/09/2022

Não é meu favorito da Sarah Waters, mas ainda assim uma ótima leitura. A autora é muito rainha de nos fazer mergulhar na ambientação. É impossível não ficar com os lugares e mesmo as personagens na mente entre os momentos de leitura. Mesmo agora que finalizei, já me peguei pensando várias vezes na história, no que veríamos acontecer após o final, se pudéssemos.

Tal é o poder da escrita dela, que essa é, na verdade, uma releitura desse livro, algo que muito raramente faço. Mas eu precisava fazer pra acertar uns pontos.

É que na primeira vez que li, eu tive a impressão de que uma das personagens não era confiável, um embuste aproveitador, e aí quando me dei conta de que não era o caso, já era tarde demais e a história tinha adquirido outro teor. Então agora eu li certinho e foi muito bom!

A Frances é uma protagonista antagônica, que não faz muita questão que a gente simpatize com ela, mas ela tem uma narrativa interna com força o suficiente pra nos levar em frente. E a Lilian é aquele interesse amoroso que traz luz pras páginas. Eu adorei vê-la ganhando força e conduzindo alguns dos momentos mais definidores da trama.

Claro que, sendo Sarah Waters, nada vai ficar como nos é apresentado. As coisas degringolam, escurecem, nublam... e não tem como não querer sabe como tudo irá se resolver (ou não). Vale a pena virar as páginas.

Maria.Bandeira 18/02/2023

Os hóspedes
Os Hóspedes foi uma leitura bem interessante. Muito difícil que o leitor não fique com os lugares e personagens em sua mente mesmo após o término da leitura do livro. Muito embora tenha tido um desfecho final, este não foi definitivo e fechado. Ao concluir a leitura fiquei ainda pensando o que poderia vir a acontecer depois de finalizada a história. Apesar da temática homossexual, não se trata apenas de um romance focado nessa premicia mas contém um bom triller de suspense. O livro físico não é muito confortável para a leitura pois além da letra ser pequena você quase não tem espaços para descanso. Lamentável. Ele acaba sendo muito maior dos que as 412 páginas apresentadas. De qualquer maneira vale a pena a leitura por conta da história intrigante apresentada pela autora.

Paula 07/04/2024

Começou como ficção histórica e se tornou algo inesperado...
Achei a trama interessantíssima e a escrita fluida, não consegui parar de ler. Me apeguei aos personagens, desejando sempre que tudo acabasse bem. O romance e a ambientação são ótimos. Só achei extenso demais da metade para o final. Sinto que fui tragada para 1922, sentindo toda a tensão e o psicológico da protagonista.

hafronita 06/03/2024

Uma experiência variável
"Eu gostaria que você, diante da necessidade de escolher entre mim e uma vida de bazares de igreja e jogos de paciência com sua mãe, tivesse escolhido a mim"

Sarah Waters desenha um retrato único, onde as páginas de seu livro são como caminhos sinuosos que as mulheres do século XX percorrem para escapar da opressão heteronormativa. É como se o medo fosse um labirinto sombrio, a angústia um mar revolto e a necessidade de fuga uma busca desesperada por liberdade e amor verdadeiro, transcendentais às normas de gênero. No cerne dessa narrativa, encontramos relacionamentos tumultuados e segredos que ecoam na alma de Frances e Lilian, imersos na tumultuada Londres do pós-guerra, onde a fome e o declínio empresarial são como nuvens carregadas que pairam sobre eles, prontas para desabar a qualquer momento.

Ainda com uma história épica, quando o livro está em sua metade, tudo vira de cabeça para baixo. As imaginações de um tapete voador e toalhas ciganas ficam de lado. A partir daí, tudo fica maçante.

A habilidade de Sarah Waters em explorar os acontecimentos e suas causas é notável, mergulhando profundamente nos pensamentos, hipóteses e casos que se desenrolam de maneira fantástica. Ela habilmente nos prende na busca incessante para descobrir como Frances e Lilian escaparão da situação em que se encontram. No entanto, para o leitor que espera uma reviravolta no relacionamento entre elas, pode ser uma decepção, pois Waters não se aprofunda nesse aspecto. Talvez sua intenção nunca tenha sido centrar-se no romance entre as duas, mas sim conduzir o leitor por um caminho alternativo, mas, na minha opinião, Waters acertou na vontade voraz de não consumir mais cada palavra escrita.

Dito isso, é um livro que pode ser muito bom para uns e muito ruim para outros. Entretanto, jamais no sentido da escrita e desenvolvimento serem ruins/bons, mas sim na sua expectativa em relação aos acontecimentos primários. E, na minha opinião, considero o desenrolar da história um final ruim e decepcionante.

Polliana.Alexandra 22/10/2023

A última parte do livro me deu raiva
Eu gostei bastante do livro! Essa autora sabe muito bem como criar personagens interessantes, enredos mirabolantes, romances inesquecíveis.
Como nem tudo é mil maravilhas a última parte do livro me deu raiva em vários momentos, os comportamentos de Frances, a protagonista, me agoniavam demais. Eu ficava pensando que não fazia sentido ela ser tão incoerente daquela forma, mas parando pra pensar ela sempre foi meio covarde e egoísta. A forma que ela tratou Lilian nos últimos capítulos do livro me deu ódio, mas é ainda assim consigo entender, frente a tudo o que acontece é meio esperado de alguém ficar insano e louco pelo medo.
No final elas acabam juntas e isso é bom! Traumatizadas, infelizes, depressivas, malucas... mas juntas.

anafelix7 20/08/2023

Não consegui me conectar com as personagens e nem com o relacionamento desenvolvido entre elas. Começa de forma sutil e, depois que elas se estabelecem como um casal, todas as pequenas coisas que as fizeram se apaixonar uma pela outra desaparecem do cotidiano.
Pensando no enredo como um todo, o livro sofre uma mudança muito brusca na metade da leitura, onde acontece o ápice do seu conflito. Dali em diante a história toma um rumo inesperado e que parece não querer chegar a nenhum lugar específico.
O desfecho não conclui, de fato, nenhum arco aberto entre as várias questões da relação conflituosa entre Frances e Lilian, é um final muito fácil pro que a história poderia ter sido.
Pra autora responsável pelo plot de "Na Ponta dos Dedos", achei o final covarde.

Debora.Andriola 10/01/2023

um livro que marcou a minha vida, uma leitura que prende no mistério e na descoberta de um sentimento, um dos melhores

Clau Melo 31/01/2022

Traições e mentiras...
Traições e mentiras...
Tive a mesma desconfiança de uma das personagens.
Esperava outro desenrolar e, principalmente, outro desfecho.
Uma trama ousada considerando a época em que se passou.

Edméia 30/07/2018

*Traições e Mentiras.
*Resenha do livro : "Os Hóspedes " ; Sarah Waters ; editora Rocco.
Trata-se de uma história de amor proibida para a época - século 20 , terceira década , 1922 - em Londres !
A Sra. Emily e sua filha Frances decidem alugar alguns cômodos do andar superior da casa delas porque a família está financeiramente pobre ! Esses referidos cômodos são alugados para um casal jovem e com pouco tempo de casados : Lilian e Leonard , os Barbers.
A história nos mostra como é difícil sobreviver diante do que é considerado convencional , tradicionalmente como correto , normal.Por causa de um romance secreto , um assassinato é cometido e ... a vida de todos se torna quase insuportável !!!
No livro digital ( nos últimos anos , estou preferindo os livros eletrônicos ! ) , esse suspense , essse romance possui 521 páginas e eu gostaria de ter a oportunidade de conhecer a autora do mesmo e poder cumprimentá-la pela capacidade que ela teve de criar um livro com poucas ações , poucos assuntos e muitas páginas !
Quando eu decidi ler este livro , imaginei que ele seria diferente , isto é , com muitas histórias interessantes sobre cada personagem e ação , muita ação ! Mas , não foi isso o que ocorreu e por isso , não recomendo este livro e dou-lhe três estrelinhas ou a nota 5 !!!
Na verdade o que mais gostei no livro foram as descrições do vestuário das personagens, das investigação do inspetor Kemp e da cena de Lilian e Frances se divertindo no ringue de patinação !!!
Senti um enorme dó de Frances ! Percebi como ela era carente e destoava de tudo o que ela era e desejava pra ela ! Também, fiquei imaginando como seria difícil pra ela e para a mãe encararem , enfrentarem as perdas que elas tiveram e uma situação econômica difícil após a guerra ! A história se passa na cidade de Londres.
Como é do meu costume , leio fazendo anotações , utilizando dicionários e o tradutor do Google ; destacando algumas frases e / ou parágrafos do tesxto e quero deixar aqui duas anotações ! (*Evito deixar mais porque opto por não dar "spoilers" ! ) :
" Naquela altura, ela já estava acostumada com isso , acostumada com aquele tipo de espera , que era frouxa como em elástico velho , mas com a tensão de um arame. " (A narradora , a escritora , Sara Waters fala sobre Frances ; leitura feita no Kindle ,
e-reader da Livraria Amazon ; posição 7636 - 7637 ).
" - Ele é um bandido - Frances disse asperamente. - Mas quem o transformou num bandido ? Nós todos. A guerra. A pobreza. Os próprios jornais. As fotos ! Ele vem de um mundo onde matar um homem é algo para se vangloriar. Você pode condená-lo ?!
Poucos anos atrás , estavam distribuindo medalhas por isso. " - (Leitura feita através do Kindle , e-reader da Amazon , posição 6754 ).
O que gostei de observar , também , foi como a mulher era tolhida nas suas escolhas na sociedade da época e como Frances era inteligente ! Confesso que vi muitas qualidades nela ( apesar das inúmeras mentiras que ela contava pra mãe com a maior tranquilidade ,
facilidade ) , e gostei dela !!!

Guaratinguetá , Julho de 2018.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com
Luh 05/08/2018minha estante
Oi Edméia, não consegui gostar desse livro, ela enrolou demais, senti que perdi meu tempo, o que a capa de tem de bonita e atrativa, em compensação a história ao meu ver, deixou a desejar :(