Uma Mentira Perfeita

Uma Mentira Perfeita Lisa Scottoline

Resenhas - Uma Mentira Perfeita

Hellen.Lily 26/02/2023

Tudo pelos jovens
Chris Brenner, o melhor do ramo(que é surpresa)
Forja um currículo e é rapidamente aceito no cargo de professor. Se alguém assistiu escola de rock e está lendo esse livro, deve notar algumas semelhanças mas, não, ele não quer os alunos pra formar uma banda de rock.

Eu gosto de me surpreender. A progressão da história conta com reviravoltas em várias partes do livro, sem perder a graça, estão na medida certa e são importantíssimas pro final. O gás é o caos interrompido pelo fim do capítulo

Tenho algo a dizer sobre as mulheres desse livro, a personalidade delas é a mesma: estão sempre cansadas, estressadas e com seus comportamentos intrusivos e agressivos e na narrativa em comum: são enganadas e sempre colocadas em segundo plano pelos mais próximos.

Jean 22/08/2020

O começo do livro dá um suspense de que o livro é sobre um serial killer. Porém ao ler mais adiante verás que nada mais é que uma história interessante

Mirian.Lima 06/02/2022

Decepção
Na sinopse te vende algo, no enredo entrava outra coisa, um cara em busca de sangue que se apaixona, e fica em dúvida sobre o que fazer.

Simone de Cássia 31/01/2019

Devo ter levantado com " a vó atrás do toco", mas não vai ter jeito, owuuuu livrinho ruim, misericórdia!! Já tô quase na metade da história e só tem beisebol e drama familiar ... que preguiça!! Quem vai ser o arremessador, quem vai ser o rebatedor, quem vai ser o treinador... a mãe número 1 fez assim, a número 2 fez assado, a número 3 nem fez...Cadê o thriller, a ansiedade, o mistério?? Aí vem a turma do "deixa disso" e fala : espera, vai melhorar... Capaz que vou esperar!! Não espero nem gente atrasada em compromisso !! Eu já disse: ou me ganha de cara ou a fila anda! E andou. Uma coisa posso dizer a favor do livro: o título é totalmente adequado: uma mentira perfeita! Perfeitinha, perfeitex! É nessa hora que entre a virada de olho e o suspiro impaciente. Perdeu!
Gleidson 31/01/2019minha estante
Kkkkk vc é a melhor! Estou nessa também, ou já começo gostando ou já parto pra outro. Não dá pra perder tempo com livro ruim... A fila tá gigantesca.

Claudia Cordeiro 31/01/2019minha estante
Tirei dos desejados

Riva 31/01/2019minha estante
Simone sendo Simone!!!!!!!!

Simone de Cássia 31/01/2019minha estante
Gleidson e Riva, paciência aqui abaixo do nível recomendado pelo Ministério da Saúde... rsrs

Simone de Cássia 31/01/2019minha estante
Cláudia, pode tirar messsssssmo!!! Ruim demaisdaconta!!!

Paula1344 19/04/2018

Muito bom, recomendo!
Tanto quanto foi dito na sinopse, Uma Mentira Perfeita traz a vida de Chris Brennan. O livro nos faz criar uma imagem do personagem, que acaba se revelando exatamente o contrário. Ele ainda está mentindo, porém, você pensará nos motivos errados para tal. Brennan é meticuloso e dedicado, tendo estudado tudo e todos da escola em que começa a trabalhar. É essencial que ele se aproxime dos alunos, especificamente de um dos meninos do time. Para isso, ele banca o bizarro professor novato, tentando se enturmar em primeiro lugar. É por isso que Brennan escolhe alguns meninos do time que não tem uma figura paterna em casa. Caso tudo dê certo, por consequência ele pode assumir tal posto.
A vida de Brennan não é, contudo, o único assunto discutido na história. Para entendermos o papel do professor, precisamos entender o background dos aluno escolhido por ele. Mesmo que pareçam simples adolescentes típicos do interior, cada menino tem uma vida complicada em casa. Sob o mesmo ponto de vista, Lisa achou importante nos contar o ponto de vista das mães. Em determinado momento da trama, a participação delas se torna essencial para a história como um todo. Quando os personagens enfim se encontram e o objetivo principal do livro é revelado, as palavras voam diante dos olhos. Brennan realmente criou Uma Mentira Perfeita.
Preciso dizer que o livro me enganou direitinho. Não vou dizer como, afinal, cada um precisa descobrir a história sozinho. Lisa Scottoline soube organizar os elementos de sua trama, de modo que se tornou rápida e tensa, principalmente no final. Além do enredo principal, as histórias paralelas são igualmente bem escritas, e fundamentais para a opinião que tenho sobre o livro.

Uma Mentira Perfeita acaba se tornando previsível em determinado momento, embora eu tenha achado isso aconteceria desde o começo. Quando o grande plot twist é revelado, parte dessa previsibilidade vai embora e dá lugar a outra. Diante de um cenário caótico como a vida de Chris Brennan, o final poderia ter terminado de forma mais trágica. Não pense que isso, porém, prejudica em alguma coisa no contexto geral.

Por fim, o livro de Scottoline é daqueles que não demora para nos fazer gostar dele. Por meio de uma escrita fácil e sem um vocabulário rebuscado, a autora tornou sua obra acessível a todas as idades. Caso fosse mais elaborada, seria um ótimo roteiro para uma adaptação cinematográfica!

site: https://poltronanerd.com.br/livros/ler-e-bom-vai/ler-e-bom-vai-uma-mentira-perfeita-de-lisa-scottoline-69076

Fernanda Almeida 28/11/2023

Não é um Harlan Coben, mas vale o tempo de leitura. (menção realizada ao autor uma vez que ele recomendou o livro)

Nath Correia @bibliotecadanath 24/08/2018

Uma mentira perfeita l Lisa Scottoline l @harpercollinsbrasil l 393 páginas l 4’ (SEM SPOILERS)
“A mentira perfeita é aquela que você conta a si mesmo.”

Chris Brennan se muda para Central Valley com um propósito: colocar seu plano perfeito em ação com a ajuda do time de beisebol. Para alcançar seu objetivo, ele precisa conseguir o emprego de professor substituto e de assistente do treinador de beisebol da escola local com a ajuda de um currículo impecável e boas maneiras. Em seguida, ele precisa escolher seu alvo e sua busca se focará em três garotos cujas vidas não são perfeitas e que fazem parte do time de beisebol: Raz Sematov, Evan Kostis e Jordan Larking. Ao fazer sua escolha, Chris mudará a vida de todos a sua volta para sempre...

“Uma mentira perfeita” foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e por ser indicado pelo mestre Harlan Coben minhas expectativas com a leitura estavam nas alturas. Posso dizer que a história não me decepcionou e, como grande fã de thrillers, esse me prendeu e me conquistou desde as primeiras páginas. No começo, a narrativa se mostra mais arrastada pois temos um primeiro momento de apresentação dos personagens, suas histórias e motivações que serão essenciais no desenrolar da trama, mas, logo em seguida, a autora entrega ao leitor uma grande reviravolta que muda toda a concepção que temos do protagonista.

Os temas abordados são extremamente atuais e relevantes como a sensação de falsa segurança presente no nosso dia-a-dia, o fato de que não conhecemos verdadeiramente muitas das pessoas com as quais convivemos inclusive nossos próprios familiares, a busca por vingança pessoal que pode nos cegar para tudo e todos a nossa volta e as mentiras que contamos com o intuito de proteger o que amamos e os ideais que acreditamos.

A construção dos personagens foi um dos pontos altos pois aqui temos adolescentes passando por momentos turbulentos em suas vidas, que precisam de uma figura paterna e Chris entra em suas vidas para preencher essa lacuna. Chris é um personagem cheio de nuances e segredos, sua vida é uma mentira, seu trabalho é um grande mistério e suas motivações surpreendentes (palmas para a autora que me enganou direitinho!). O grande tema do livro não poderei mencionar (nada de spoilers por aqui!) mas posso dizer que todas as histórias se conectam, não existem pontas soltas, os questionamentos e perguntas são respondidos e o final é cheio de ação e satisfatório. Caso você não conheça a escrita da Lisa Scottoline, recomendo você a conhecer essa mentira perfeita!

Instagram: @bibliotecadanath
Link da resenha: https://www.instagram.com/p/Bm3d0X8HxUS/?taken-by=bibliotecadanath

Kaionara 24/06/2018

393 páginas, sessenta e três capítulos, três passos e mil detalhes. Não pare de ler quando você achar que o livro é ruim. Em um momento você tá doida pra fazer o Pat e jogar o livro pela janela, mas calma...melhora...e eu nem sou super fã do gênero thriller/drama. Logo no início do livro vemos Chris construir uma teia bem tecida de mentiras e estratégias, ele chega bem manso na cidade, se mostrando o bom moço, o bom professor, o bom amigo, e depois de conseguir o emprego tanto de professor substituto quanto de treinador assistente de beisebol, aquela pessoa que os alunos podem confiar e se apoiar. O primeiro passo se desenvolve com Chris sendo o narrador em boa parte, mas também capítulos na narrativa das famílias dos alunos Raz, Evan e Jordam, alvos de Chris para o desenvolvimento do seu plano, são garotos com problemas pessoais, nos mostrando quem eles são, suas dores e vontades. Quando chegamos no segundo passo temos uma ideia das coisas e é aí que as coisas mudam, e o que você achava não é mais, nossas suspeitas se transformam e ainda tem o passo três onde passado, presente e futuro se unem e te deixam surpresa. Mas se eu continuar falando entrego vários spoilers. As mesmo tempo que conhecemos Chris, seu plano e seus alunos, Lisa nos mostra um mundo desconhecido pelo menos para os brasileiros, que é o terrorismo, e o quanto tudo é mais sério do que podemos imaginar e em como você pode achar que conhece aquela pessoa, mas se ela estiver tramando um ataque?
Enfim, o objetivo do livro não é desvendar um mistério, pois o ponto principal da história é bem mostrado no início, mas sim é nos mostrar... quem é o Chris? Qual o seu objetivo na cidade? Porque ele mentiu sobre seu nome e sua profissão? O bom do livro são as descobertas que vão aparecendo na sua frente, fazendo com que tudo o que você achava que era não é bem assim...ou será que é?
Os: A nota 4, não é porque o livro e ruim, é porque ao meu ver em alguns momentos as informações se atropelam, os dramas ficam cansativos e se perdem, mas claro que isso é uma opinião minha =D
Michele.Nunes 01/10/2018minha estante
Comecei ele hoje, e tava achando bem chato já ia desistir, mas vou continuar.

Kaionara 19/10/2018minha estante
Hahaha...vá em frente...vai dar certo ?

Valdirene.Perez 04/06/2018

Bem cansativo...

Vai Lendo 08/05/2018

Aquela leitura viciante
O quanto você conhece o seu vizinho? Os seus colegas de trabalho? Seus amigos de escola? O mundo de aparências e segredos sombrios costuma ser o combustível principal e mais inflamável para o desenvolvimento de um thriller. Entretanto, essa base não é uma garantia. Aquela sensação de ‘preciso terminar esse livro, para o mundo que eu quero ler’ não vem à toa, nem de graça. Um bom thriller precisa de alguns tópicos que prendam o leitor a cada página, a cada linha. Felizmente, "Uma Mentira Perfeita", publicado pela HarperCollins Brasil, tem todos eles.

A história do livro de Lisa Scottoline começa com Chris Brennan se adaptando à nova e pacata cidade de Central Valley, na Pensilvânia. Brennan assume o posto de professor substituto no ensino médio local e treinador de beisebol da escola. Tudo isso soa tranquilo, mas nada é tão preto no branco assim. O recém-chegado tem outro nome, um currículo falso e um plano secreto. Suas intenções em Central Valley são, pouco a pouco, reveladas à medida que o tempo passa e as relações dele com seus habitantes se intensificam. Mas o que sabemos desde o início é que Chris precisa de um “involuntário”, um aluno que sirva de fonte para obtenção de informações para que seu projeto seja um sucesso.

Ao ler os primeiros capítulos, você pensa que Chris é algo entre um psicopata terrorista e um traumatizado desesperado, e isso foi muito estranho para mim. A autora pareceu entregar o personagem e o enredo por completo em menos de cinquenta páginas! Mas calma, calma, não priemos cânico. Lisa Scottoline sabia bem o que estava fazendo e, assim, você pode desligar os alarmes de ‘esse livro é ruim’ e continuar a leitura com confiança porque, no momento em que você chega ao Segundo Passo, você ganha um plot twist de qualidade, no melhor estilo Gillian Flynn. Não desista no Primeiro Passo, você não vai precisar acompanhar o protagonista e somente ele por todas as páginas. Os alunos das escolas, em especial os alvos de Chris, são desenvolvidos através de capítulos dedicados às suas mães – tacada de mestre da autora -, nos mostrando quem são e quais são as suas dores e ambições.

A partir do momento em que chegamos nessa virada, "Uma Mentira Perfeita" ganha velocidade e surpresas, além de mais sentido nas intenções do protagonista. Nossas suspeitas ganham um novo mistério e saímos de uma fase confusa, na qual o passado de Chris era o mais interessante para uma nova etapa, para outra em que o presente e o futuro são focos bem mais interessantes.

O grande tema trabalhado no livro é bem delicado, em especial para os Estados Unidos: o terrorismo doméstico. Motivados por traumas, ideologias políticas ou religiosas, desequilíbrios psicológicos, entre outros, ataques violentos com explosões de bombas ou tiroteios infelizmente habitam os noticiários com mais frequência do que desejamos. E, com mais assiduidade ainda, os filmes, séries e livros exploram tal temática. Uma Mentira Perfeita abriga e constrói um enredo viciante e de adrenalina crescente, trabalhando muito bem as reações que esse tipo de terrorismo, suas motivações e background dos envolvidos podem causar no julgamento e na moral do leitor. Ele levanta, inclusive, questionamentos sobre vandalismo e manifestação, a diferença entre justiça e vingança e aquele clássico: o que é certo e o que é errado.

A voz que nos guia pelos planos de Chris é bem fluída e direta, sem deixar a narrativa estancar ou tornar-se chata. Os capítulos relativamente curtos colaboram com esse padrão de velocidade. Assim, as quatrocentas páginas ficam menos assustadoras e mais acolhedoras. A única parte dessa voz que me incomodou foi quando, em algumas horas, a autora mostrou-se um pouco repetitiva. Nada, no entanto, que estrague a experiência de leitura.

A edição publicada pela HarperCollins Brasil veio com qualidade e com uma capa bem bonita e super adequada à história. A tradução, contudo, foi outro ponto que também me incomodou, pois tive a sensação de que algo foi perdido do estilo da autora, ganhando um tom mecânico. Mas deixo claro que é uma sensação abstrata, uma vez que não li a história na língua original e isso pode ser totalmente sem sentido para você, o outro leitor.

Cheguei no final desse texto e senti falta de falar mais sobre as personalidades dos personagens. Mas isso entregaria tantos spoilers que quase daria a história de mão beijada neste post. Deixo a simples afirmação: os personagens são uma forte fonte de todo o appeal de "Uma Mentira Perfeita". Quer saber? O livro todo é bom. Fica difícil de falar qual é a melhor parte. Pega para ler e me diz?

site: http://www.vailendo.com.br/2018/04/30/uma-mentira-perfeita-de-lisa-scottoline-resenha/

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2023

A história do livro de Lisa Scottoline começa com Chris Brennan se adaptando à nova e pacata cidade de Central Valley, na Pensilvânia. Brennan assume o posto de professor substituto no ensino médio local e treinador de beisebol da escola. Tudo isso soa tranquilo, mas nada é tão simples assim. O recém-chegado tem outro nome, um currículo falso e um plano secreto. Suas intenções em Central Valley são, pouco a pouco, reveladas à medida que o tempo passa e as relações dele com seus habitantes se intensificam. Mas o que sabemos desde o início é que Chris precisa de um “involuntário”, um aluno que sirva de fonte para obtenção de informações para que seu projeto seja um sucesso.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595082588

Lívia Gusson 11/01/2019

UMA MENTIRA PERFEITA - 4/5
Imaginem um livro que muda totalmente de viés do meio para o final? Sim, foi esse.
Chris é o pseudônimo de Curt Abboutt, identidade verdadeira do novo professor e treinador de baseball da escola de ensino médio de Central Valley.

O inicio é intrigante, sabemos que por trás desse plano existe algo tenso e com isso julgamos Chris vilão, esperando sua atitude horrível e o motivo pelo qual está na escola. Tudo muda quando seu real motivo é contado, a história toma outro rumo, o que era para ser um thriller, vira uma história de ação (bem parecido com filmes de crimes e perseguições) com direito a mocinhos, suspeitos e claro vilões.
Cito também o romance, que foi uma surpresa e totalmente inesperado, mas gostei. Acho que vale a leitura se você estiver em um momento despretensioso e que só está buscando entretenimento.

Notas.Literarias 19/07/2018

A mentira perfeita é aquela que você conta a si mesmo.

Quando o grande Harlan Coben diz que Scottoloni escreve thrillers emocionantes e com enredos cheios de reviravoltas, ele está certíssimo!

Essa história começa muito devagar, com informações sobre os personagens. Um começo bem chato, sonolento até. Mas a medida que o personagem principal, Chris Brennan, vai se enredando na vida de alguns moradores dessa pacata cidade, Central Valley, na Pensilvânia, as coisas vão ficando mais interessantes.
OS MOSQUETEIROS FAZEM DA EMPATIA UM HÁBITO.
SEJA A MUDANÇA: OBSERVE, ESCOLHA, AJA.
ENCORAJE OS OUTROS
A cidade é pacata, e os moradores são como os de qualquer outro lugar do mundo. Todos tem problemas, que aliás é o que torna a história o que ela é.

A história acontece basicamente em torno da vida de três jovens estudantes e jogadores do time de basebol da escola e de suas famílias que querem viver suas vidas da melhor forma possível, porém se veem no meio de acontecimentos que jamais poderiam imaginar.

Interessante que em alguns momentos a escrita da Scottoline me lembrou Harlan Coben, ela teve o poder de me deixar perdida assim como ele em algumas histórias suas.

Sabe quando você acha que o personagem é uma coisa, que vai seguir por um lado e de repente ele não é nada daquilo e você fica meio "ué??", então, é desse jeito! Você não vai conseguir parar de ler.
_ Acredite em mim, não quero ofender você, mas às vezes não sabemos o que acontece na nossa própria casa...
Quando começam acontecer as coisas, e são várias, e tudo vai se desenrolando e os personagens vão se mostrando, e você fica acelerado, por que são muitos acontecimentos importantes que vão desvendando os mistérios.
(Ai meu Deus, não posso contar!!!!)
UFA!!!

O que posso dizer é que se você gosta de uma história intrigante leia Uma mentira perfeita!

site: http://www.notasliterarias.com/2018/05/resenha-uma-mentira-perfeita.html

Silvana 02/07/2018

Chris Brennan acaba de de mudar para Central Valley, na Pensilvânia. Ele veio se candidatar para a vaga de professor substituto de Política Avançada e para a vaga de treinador-assistente de beisebol. Aparentemente ele é o candidato perfeito para as vagas, ele tem um currículo impecável, boa aparência e se porta como um homem de boas maneiras, e sem muito esforço ele consegue o emprego. Mas na verdade tudo sobre ele é uma mentira. Seu currículo é falsificado e, seu nome verdadeiro é Curt Abbott. Ele veio para a cidade com um plano em mente e para realizá-lo ele precisa ter acesso ao time de beisebol.

Antes de mais nada ele tem que conseguir alugar um caminhão grande o bastante para caber a bomba ANFO. A bomba que tem o poder de matar milhares de pessoas. E ele consegue isso facilmente com um morador local. Mesmo deixando claro que quem vai dirigir o caminhão é um menor de idade. Dando continuidade ao plano, ele precisa virar amigo de um dos garotos, de preferência algum garoto quieto e inseguro e que não tenha uma boa relação com o pai e, se não tiver pai, melhor ainda. Ao comparar a lista de alunos que frequentam as aulas de política avançada com o time de beisebol, Chris chega a três nomes: Raz Sematov, Evan Kostis e Jordan Larking.

Dos três, Evan parece ser o menos provável a ser escolhido, já que seu pai está vivo. Mas ele é a estrela do time de beisebol, bonito, rico e mimado por sua mãe Mindy, a abelha rainha das mães do time. Raz é a incógnita, parece ser alegre e bem-humorado, mas ele e sua mãe Susan estão de luto pelo adorado pai e marido que acabou de falecer. E Jordan é o mais tímido e reservado e parece ser a melhor escolha já que é filho de Heather, uma mãe solteira que faz de tudo para que seu filho tenha uma chance na vida. Qual dos três amigos será o escolhido? E qual é o plano de Chris, e porque ele precisa de um dos três para conseguir realizá-lo?

Em abril recebi dois livros em parceria com a HarperCollins, esse e A Outra Sra. Parrish. Eu li AOSP primeiro e foi o melhor livro que li até agora do gênero nesse ano, como disse na resenha, e talvez por isso Uma Mentira Perfeita não me empolgou tanto quanto eu achei que empolgaria. Mas isso não quer dizer que o livro não é bom, pelo contrário, ele é muito bom, só não gostei tanto quanto o outro. E outra coisa que me fez não gostar tanto, foi porque a sinopse me prometeu uma coisa e encontrei outra dentro do livro. Esperava um mistério enorme envolvendo o personagem principal e acabei encontrando uma história onde os personagens secundários cresceram tanto que acabaram roubando a cena do protagonista. Mas de novo, não é por isso que o livro não é bom, pelo contrário, foi isso que me fez devorar a história.

Não sei se essa foi sempre a intenção da autora, ou os personagens foram crescendo conforme ela escrevia, mas o certo é que os três alunos e principalmente as mães deles foram os verdadeiros protagonistas da história. E dentre as três ainda destaco a Mindy, que ganhou minha atenção com seu drama familiar e, como os capítulos eram divididos entre as três famílias e o Chris, foi ela quem me fez virar as páginas, porque eu precisava de respostas, assim como ela. E também eu queria saber o que cada uma das famílias, tão diferentes entre si, tinham a ver com o Chris, porque ele precisava dos garotos e, como a autora ia ligar todos os personagens e o time de beisebol.

O grande mistério de quem era o Chris eu acabei matando logo no começo, acho que quem é acostumado a ler livros do gênero já vai desconfiar de algo parecido, mas o resto da história foi uma verdadeira incógnita. E as paginas finais me deixaram tensa. E confesso que precisei ler o final antes porque não me aguentei. Por isso tudo recomendo o livro. E com certeza vou querer ler outros livros da autora. A edição da HarperCollins está muito bem feita e a capa combina com os livros do gênero. Se você gosta de livros de suspense com bastante ação, esse é um livro para você.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2018/06/resenha-uma-mentira-perfeita-lisa.html

alt 07/02/2024

Plot twist!
Uma mentira perfeita se vende prometendo viradas na trama, e de fato, rola muita coisa na pacata Central Valley. As fofoqueiras do bairro se divertem. A trama em si é agradável, os personagens são cativantes. Me pegou mais do meio pro final. ?