Marco Aurélio

Marco Aurélio Pierre Grimal

Resenhas - Marco Aurélio - O Imperador Filósofo

Erick.Silva 22/05/2023

O Imperador Filósofo
Eu esperava algo bem diferente, principalmente, quanto ao detalhamento da vida de Marco Aurélio. Porém, ele viveu há 2000 anos e é muito natural que os detalhes sejam imprecisos. Pierre Grimal faz um trabalho magnífico ao nos resumir e transmitir de forma detalhada a história de Marco Aurélio, bem como as inconsistências, lacunas e dúvidas presentes na pesquisa dessa história. Durante essas exposições históricas, o livro acaba ficando muito pouco fluído e difícil de ler. São diversos os pontos de dúvidas sobre o que realmente aconteceu e interpretações imprecisas de vários autores diferentes. O que compensou em minha opinião foi a interpretação tão detalhada das Meditações do Marco e o mergulho tão profundo na filosofia estoica que é tremendamente inspirador. Se o livro fosse apenas sobre isso, seria 10/10 pra mim. Recomendo para pessoas que gostem da história e mitologia romana, dos imperadores e principalmente, filosofia estoica.

Samuel300 06/06/2022

Esclarecedor
A missão que ele recebeu, de governar o mundo, não o fez esquecer que era um ser humano, integrado em uma sociedade, e antes de tudo em uma FAMÍLIA, da qual ele era apenas um instante. E mesmo que voluntariamente se retirasse dos círculos sociais que estava, não deixou de evocar todos que haviam participado de sua vida. Estavam todos ali, como num sonho, ele se ligava a cada um deles por algum sentimento. Cada um contribuiu para fazer com que ele fosse quem foi. Esse personagem tão importante e tão simples, que se importava em ser humilde. Esta era a consciência que Marco Aurélio tinha, de sua vulnerabilidade, e que a ela, devia seu cumprimento de governar o mundo, mas sem por isso "cesarizar-se".

O texto acima é uma versão simplificada do final do livro. Por se tratar de uma personalidade tão antiga, infelizmente vamos nos deparar com incertezas, teorias, opiniões e boatos, mas o autor faz um EXCELENTE TRABALHO em deixar claro sobre o que é o quê.

Ademais, é um ótimo livro para diversos tipos de pessoas: as que buscam uma inspiração, os estudantes de direito, filosofia, teologia ou história, os seguidores do estoicismo, ou os curiosos.

E se você leu até aqui, e por acaso assistiu algum documentário ou filme retratando Marco Aurélio, esqueça tudo o que você acha que sabe.

Felipe Philipp 08/08/2020

Grande Marcus Aurelius
Amei esse livro. Eu sou grande fã da escola estoica, e realmente admiro a mentalidade do Marcus para aquele período histórico. Sobre o livro, é um livro acadêmico, ou seja, você tem que conhecer a miríade de escolas estoicas existia nesse período ou pelo menos ter um leve entendimento. É uma leitura bem detalhada sobre a vida de Marcus nos seus momentos mais cruciais, e autor não vai romantizar essa bibliografia, o que torna um livro cansativo. É uma obra que nos aponta para como Marcus pensava e como as suas experiências do passado o levaram a essas decisões. Para completar certos detalhes históricos, que eu não tinha conhecimento, busquei no YouTube ou em páginas da internet mais detalhes de batalhas, personagens, locais etc.
Douglas 14/09/2020minha estante
Parece ser excelente mesmo, Felipe. Comprei recentemente e adoro a editora Zahar.

Renato.Bruno 01/07/2020

Complexo
Leitura muito profunda e detalhada da figura do imperador. Não era o que eu esperava, mas para estudo da vida e trajetória de Marco Aurélio para pesquisadores, é bem completo.

Mauricio186 10/03/2020

As possibilidades morais do paganismo antigo
Nos acostumamos com a ideia de que o Cristianismo representou uma superação dos limites que o paganismo havia chegado no plano moral. Insatisfeitos com a baixeza de sua própria sociedade, os romanos teriam encontrado na mensagem do Evangelho um padrão mais elevado de valor, permitindo que eles superassem a decadência moral em que haviam mergulhado.
A biografia analítica que Pierre Grimal apresenta sobre o imperador Marco Aurélio põe essa tese em cheque. Abandonado os velhos ideais de indiferença e insensibilidade que as escolas filosóficas antigas fomentavam, o último estoicismo de Epicteto e Marco Aurélio exploravam abertamente a via do amor universal como lei central do mundo, estabelecida por uma divindade também central, racional, justa e benéfica. Essa linha de reflexões preservava a racionalidade e o humanismo do antigo helenismo, recusando a atitude mística, obscurantista e puramente emotiva das religiões orientais.
Sabemos agora que a "via religiosa" triunfou, e o humanismo helenista submergiu derrotado. Marco Aurélio foi um dos seus últimos (e um dos mais ambiciosos) adeptos. Revisitá-lo é um belo convite a quem ainda se questione sobre a famosa condenação paulina ao "homem decaído" e deseje refletir sobre as reais possibilidades da virtude humana.

Marco Aurélio 28/01/2019

Uma leitura pesada e completa
Pierre Grimal escreve de forma cansativa. O livro todo é praticamente um grande estudo acadêmico. A conclusão é simples: não leia este livro por recreação (a menos que você considere este tipo de leitura uma recreação). Para mim a leitura foi muito boa por quê eu tinha um objetivo fixo: conhecer o máximo que eu poderia sobre o imperador. E Pierre faz um excelente trabalho com isso.

A leitura não é para os não-iniciados. Pierre faz muitas referências filosóficas e histórias que exigem entendimento prévio ou então muito tempo parando a leitura para fazer pesquisa (o meu caso). Espere muitos detalhes e deliberações. Espere um olhar acadêmico sobre Marco Aurélio.

E espere, acima de tudo, terminar o livro com uma ideia bem concreta sobre quem era este incrível imperador.

site: www.marcosaraiva.com.br
Mauricio186 10/03/2020minha estante
Fala primo Saraiva! Muito correta sua resenha sobre seu xará imperador. A leitura, realmente, não foi leve, e não se trata de uma biografia romanceada, é bem analítica mesmo. Bom para os corajosos, como nós, que foram até o fim.

Douglas 14/09/2020minha estante
Muito boa resenha. Este é realmente meu objetivo quando começar a leitura: ter uma base histórica sólida, para entender melhor a obra " Meditações ".