Seita Paula Picarelli

Resenhas - Seita

Octávio 05/05/2021

A seita
Ótimo livro, leitura rápida, fácil e muito agradável. Mostrando uma visão de alguém que esteve dentro de uma seita, suas desilusões e luta pra se livrar das amarras

AmadoThriller 16/02/2024

Quando vi esse livro fiquei muito interessada pois eu sempre tive muita curiosidade sobre os rituais de Ayahuasca, e inclusive já cheguei a tomar microdoses durante um breve período, tomei para ansiedade e realmente me sentia mais calma na época, mas não dei continuidade. Mas pesquisava muito sobre os rituais, apesar de sempre ter tido medo de participar de um, nunca sabemos como nosso corpo irá reagir, não é?
E lendo os relatos da Paula eu vi como tantas pessoas usam da fé de outras para criar uma máfia e enriquecer, temos muitos exemplos disso em muitas religiões. Sempre que via reuniões para esses cultos na internet eu me espantava com o valor cobrado, e fiquei chocadíssima nesse livro em ver quanta pessoas pagavam cada vez mais caro e ainda várias vezes por semana para participar de reuniões e mais reuniões. É realmente como se fizessem uma lavagem cerebral nas pessoas. A maioria está tão fragilizada e procurando desesperadamente a algo para se agarrar que não enxergam o quanto estão sendo extorquidas, maltratadas e manipuladas. Lendo de fora a gente enxerga de cara que jamais cairia numa dessa e que perceberia logo de início as coisas absurdas que estavam acontecendo, mas essas pessoas foram de certa forma envolvidas e levadas a acreditar que sem aquilo a vida delas cairia em ruínas e o medo e as ameaças eram tantas que não coragem de se desvincular.
Achei esse livro extremamente necessário como um alerta e para que outras pessoas não se deixem levar por charlatães. Eu acho que essas pessoas tinham sim que ser denunciadas à polícia, mas também entende quem não o faz, pois quem é capaz de ameaçar claramente um grupo e fazer tudo o que fez, vai saber do que seria capaz para calar alguém não é mesmo? Às vezes é melhor ter paz do que ter razão...

Filino 13/05/2018

Ótimo relato!
O livro anuncia ser um "romance" desde a capa e o epíteto de "ficção" passa pela ficha catalográfica e atinge os nomes dos personagens (que provavelmente devem ser reais e suas identificações protegidas pela autora). No entanto, para quem conhece um pouco que seja da carreira de Paula Picarelli é impossível não vislumbrar, em uma ou outra passagem do livro, referências à vida real. A partir disso é possível afirmar que o livro também possui uma atmosfera de "reportagem" - e das boas. Daquelas que capturam o leitor e não o deixam largar o livro até o final.

"Seita" descortina de que modo podemos ser capturados e mantidos, por cegueira/fanatismo ou por medo, num grupo (no caso da obra, religioso, movido pela ayahuasca). A rotina dos membros, seus relacionamentos entre si e as dificuldades de deixá-lo são impressionantes. Também chamam a atenção as experiências relatadas pela autora - algumas delas, se foram reais, deve(ria)m ter lançado alguma dúvida sobre o seu hoje professado ateísmo.

É uma leitura difícil de largar, depois de iniciada. Se esta foi a estreia de Paula Picarelli no campo da ficção, foi um ótimo início.
Tiago 27/03/2019minha estante
Exatamente o que senti quando li! Relato muito maneiro, onde a gente fica com vontade de saber por onde anda Alma, e tenta juntar o quebra cabeça de quando isso aconteceu, eqto ela estava na novela. De fato, não dá pra parar de ler. Li em dois dias e (infelizmente) identifiquei vários amigos que também são fervorosos como Paulinha era. Que venham mais testemunhos como este.

Larissa 28/03/2021

Não foi um livro ruim, mas um livro difícil, maciço. A escrita da autora é muito boa, ela te envolve e te faz ler o livro muito rápido, só que ao mesmo tempo esse livro de torna entediante, você tenta conhecer os personagens mais a fundo e não consegue, pois nenhum deles tem uma história cativante, a forma que tudo acontece é muito confusa e você acaba não entendendo muito o que tá passando no livro.
O final do livro foi muito bom, a forma como as coisas são descobertas, a liberdade que a personagem principal encontra, se todo livro tivesse sido tão fluído como o final, ele teria sido realmente muito bom e digno do alcance de muitas pessoas.
Paula foi uma escritora brasileira que realmente conseguiu expressar o sentimento que ela queria no final, mas no início deixou um pouco a desejar para os leitores.

Bruna 02/05/2021

Que história mais maluca
Eu gostei muito desse livro mas achei essa história é uma loucura. Em muitos momentos fiquei com pena da Paula e com sentimento de "amiga acorda que isso é cilada". Mas achei bem escrito, não tem linguagem pesada e traz bastante da vida pessoal da autora. Gostei!

Bella :) 22/06/2021

diferente
nesse ficção baseada na experiência real da autora, acompanhamos a vida enquanto a Paula está inserida em uma seita religiosa

a ideia da autora em criar uma ficção baseada na realidade, traz a dúvida para o leitor em não saber o que aconteceu de verdade, trazendo um pouco mais de descrição para essa experiência tão pessoal e intensa

achei muito interessante saber sobre esse assunto tão delicado e descobrir a experiência de alguém que já passou por isso

JULIA 31/12/2023

Faltou um linearidade na narrativa, não me pegou de início, segui pela curiosidade. Mas não me esclareceu muito sobre a ceita.

ClaudioRocha 03/01/2024

Seita
Uma imersão num mundo completamente novo! O relato doloroso e pessoal sobre a participação numa seita, várias reflexões sobre como buscamos sentido em tudo e nos deixamos alienar. Impactante!

Maria5182 14/02/2023

Curioso
O livro é super interessante e abre nossa mente para algo totalmente novo e que ninguém fala a respeito sobre os cultos do chá de ayahuasca.
Acho válido lerem para conhecer esse mundo e tirarem suas próprias conclusões.
Achei bom

anacar0lina_ 31/12/2023

O livro é bom, achei a linguagem bem fácil e dá para ser lido rapidinho. Não dei uma nota maior porque acredito que faltou mais descrições sobre os personagens e os rituais em si. Além disso, gostaria de um final diferente. Acho que o cuidado com que ela aborda que o problema é, de fato, os indivíduos no ritual e não o culto em si faz valer a pena a leitura.

babimcastro 18/04/2024

Papo mó torto o dessa Alma
Fiquei interessada no livro após escutar o podcast "É noia minha", onde ele foi recomendado. Lá as pessoas compartilharam que era o livro de uma sentada e que todo mundo se viu caindo na seita também, mas infelizmente esta não foi a minha experiência.

Atribuí nota 2,5, pois não consegui engajar muito com a leitura, precisei me esforçar bastante para terminar e abaixo seguem alguns motivos para isso:

1) O contexto de vida da Paula é muito fora da minha realidade. A rotina, o padrão, os dilemas... isso fez com que eu não me conectasse com as partes que ela relata a vida dela fora do portal, o que basicamente é o primeiro terço do livro.

2) Narrativamente achei um pouco confuso e apressado, não tive a sensação que se passaram anos ali.

3) Eu não me vi de forma alguma em uma situação em que seria manipulada por essa Alma. Entendo que as nossas dores e fragilidades nos levam a fazer coisas impensáveis e não estou desvalorizando a Paula ou as pessoas que acreditariam nisso, mas se um lugar te cobra espiritualidade e te pede pra assinar um termo de confidencialidade/responsabilidade, você foge imediatamente.

No mais, foi bom para ter um contexto do que andam fazendo com as pessoas por aí.

Maah 21/08/2021

A mente humana
Esse livro é um ótimo exemplo de como o ser humano tá desesperado por preencher o vazio interno, nem que seja com um chá que causa alucinações e você acredita mesmo que está elevando seu espirito.
É uma boa história, para conhecer mais ou menos como funciona essa manipulação que ocorre.

AndressaSrta.LerLivros 22/12/2022

Manipulação "transcendental"
Paula - Paulinha - é uma atriz. Ela namorava Gustavo. Ele resolveu participar de uma reunião no Portal da Luz Divina e Paula, não querendo ficar de fora, foi com ele.
As líderes do Portal eram Alma e Helena. Juntas, ela administravam o Portal. As reuniões, chamadas de "trabalhos", começavam quando a pessoa tomava uma dose de ayahuasca - uma bebida utilizada em rituais indígenas - e depois as pessoas entravam em transe. Ela era usada para criar uma ponte com o divino. O curioso é que esse consumo era a partir do pagamento de uma taxa que ia aumentando de valor a cara reunião.
Nesse transe, as pessoas entoavam hinos enquanto Alma recebia "o mestre". Ele, através de Alma, dizia que para as pessoas se conectarem com Deus deveriam fazer determinadas coisas: participar de mais reuniões, ouvir o conselhos de Alma em todos os aspectos de sua vida e principalmente, fazer doações, grandes doações, ao Portal, pois quem dá, recebe a graça.
Paula ficou no Portal durante sete anos. Nesse tempo terminou com Gustavo, conheceu outras pessoas, casou, engravidou. Ninguém entendia o que ela fazia no Portal, as vezes, nem ela. Mas não podia sair, a Alma ficaria brava.
Ela viu pessoas indo embora. Viu coisas absurdas acontecendo. Mas ela não queria ouvir falar mal daquilo. O Portal e a Alma eram sagrados para ela.
Mas um dia ela teve um clarão e viu que na verdade as coisas eram bem diferentes do que ela via.

samir27 02/03/2023

Seita
Odeio dar reviews ruins aos livros me sinto péssimo. Na verdade não sei o que me atraiu neste, mas comprei por curiosidade. O nome da protagonista da história é o mesmo da autora, que eu só percebi quando finalizei. É um relato ficcional de uma história real sobre uma farsa que foi uma seita que a mesma entrou. Não sei se foi intencional, mas a escrita não foi linear, e eu me perdia em vários momentos durante a leitura, pois, ficava marcante e depois tornava a ficar interessante. são poucas páginas, porém os primeiros capítulos são muito longos, o que ajudou bastante atrasar o término da leitura.

Paulascrap 12/02/2020

Não foi de todo ruim!...
"Fui vítima de pelo menos duas ameaças de morte . Fico em dúvida do número exato, porque as ameaças eram disfarçadas de lições de ensinamentos" . 📕O livro me chamou atenção nos corredores da Saraiva pela sinopse e formou curiosidade de obter informações de um ex membro de uma seita. No entanto, já começa decepcionando ao descobrirmos que se trata de uma ficção( melhor ler encarando os fatos como reais). 📕O desenrolar da história depende muito da crença do leitor, grande parte dos argumentos para ingresso no Portal Divina Luz é a ausência de base religiosa, desacreditando totalmente na existência de Deus. Dessa forma se você tiver algum seguimento espiritual que defenda a presença de um ser superior ,90% da leitura será um arsenal de bobagens aglomeradas em paginas sem conteúdo empurradas até o final. Enfim, como começou e quer saber como termina. 📕O outro ponto abordado é o poder de persuasão do "guru" líder da seita em convencer ser rebanho de uma falsa verdade. A fragilidade e o vazio existencial desses membros algum momento de sua vida, somando com o uso de uma bebida alucinógena ( o ayahuasca) os tornam alvos fáceis. 📕Alguns tipos de observações como ler : " que a a protagonista ou autora (depende de como vc interpretar ficção ou feto real) bebendo água de cachoeira energizada teria força para enfrentar o dia", " passagens bíblicas com da sarcasmo e total descrença, torna a leitura uma piada, sem qualquer crédito. 📕E no final da leitura concluímos que não há nada diferente do que já conhecemos das seitas existentes, um líder carismático no comando , um tipo de droga , sexo livre , e dinheiro como objetivo . Quando você ingressa abandona a família e ao tentar sair do culto corta relações com os membros ativos 📕Como de toda leitura sempre podemos incorporar algo, mesmo não gostando , nessa descobri em comentários na rede sobre a série do guru Osho, que retrata de forma fiel algumas passagens narradas"