Sandman: Edição Definitiva - Volume 5

Sandman: Edição Definitiva - Volume 5 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman

Vinicius39 23/04/2024

O Pior da Coletânea
É de longe o mais chato dos cinco livros dessa edição. Começa com um conto que foi feito em formato de prosa porque o ilustrador escolhido não desenha quadrinhos (e mesmo assim o editorial não quis procurar um dos milhares de japoneses disponíveis nesse mercado). As outras histórias são também bem fracas e com um enredo bem previsível, acho que esse é um mal dessas séries que se extendem demais.
Esse livro não se conecta com a história principal, o livro que encerra o enredo é o quarto.

Aqui no Skoob é bem normal todas as resenhas da maioria dos livros serem positivas, então fica aqui o meu contraponto.

Cleber.Laia 16/04/2024

O sonhar
O sonhar é onde tudo pode acontecer e mas nem tudo deve acontecer... O mundo de Sandman é incrível e cheio de acontecimentos indescritíveis.
Vá ao mundo dos sonhos.

yvnvitx 23/02/2024

Absolute Sandman Vol. 5, de Neil Gaiman
Quinto e último volume da compilação definitiva das histórias de Sandman, nesse volume temos uma história em prosa no estilo japonês, mais especificamente a versão Neil Gaiman de um mito muito antigo do Japão, onde uma raposa se apaixona por um monge e faz de tudo para salvar a vida de seu amado.

Tem também uma história para cada perpétuo, com um desenhista diferente pra cada, gostei em especial da história da Desespero, que é uma seleção de 15 microhistórias de pessoas desesperadas, uma em cada página.

Fora essas histórias, tem também um standalone do Sandman original, Wesley Dodds, que apesar de se tratar de um personagem a parte do universo dos perpétuos, se envolve em problemas com a seita que capturou Morpheus e o manteve cativo na redoma de vidro.

É um volume muito rico, que expande mais ainda o universo criado por Gaiman, achei que seriam histórias desnecessárias por correrem fora dos arcos principais, mas não poderia estar mais enganado.

É o último encadernado de Sandman e eu já me despeço da leitura pensando na releitura. De verdade, ter lido isso aqui foi uma das maiores realizações da minha vida, desde o início da adolescência eu queria muito ler e sempre adiava a leitura por motivos de grana, poder concretizá-la agora, é uma satisfação enorme.

Eu nunca vou esquecer Sandman.

Mel ð¯ 20/12/2023

Luto
Essa parece uma obra surgida das profundezas da existência humana, explorando os confins da mente e mergulhando em universo onírico coletivo e, ao mesmo tempo, particular.
Sinto uma tristeza em terminar, como um vazio de nunca mais achar uma obra que me caia tão profundamente como essa.

Camirota 13/12/2023

Edição de respeito para Sandman.
Ler Sandman em edições definitivas é diferente, parece que traz ?algo a mais? para a experiência, é incrível ver as ilustrações em tamanho maior.
Como li todas as edições de 30 anos, vi várias histórias repetidas, como as duas versões dos Caçadores de Sonhos e a história de cada Perpétuo.
Gostei bastante da ?última história de Sandman?, com Neil Gaiman misturando as histórias com sua própria realidade.
Foi muito interessante ver os extras e saber mais do processo de criação também, além das artes e pôsteres que estão presentes.
Também foi legal ver o encontro do ?Sandman? pessoa real - Wesley Dodds, e Sandman - Sonho dos Perpétuos, vale a pena a edição.

Jessica Leite 10/12/2023

Os Perpétuos
Os Perpétuos são personagens fundamentais na série de quadrinhos "The Sandman" de Neil Gaiman. Eles são sete seres imortais que personificam aspectos fundamentais da existência:

1. **Morpheus (Sonho):** O protagonista principal da série, responsável pelo reino dos sonhos.
2. **Destiny (Destino):** O mais antigo e poderoso dos Perpétuos, ele controla o destino.
3. **Death (Morte):** A irmã mais velha de Morpheus, que governa sobre o reino dos mortos.
4. **Desire (Desejo):** Uma entidade andrógina que personifica os desejos humanos.
5. **Despair (Desespero):** Encarregada de provocar desespero e angústia nos seres.
6. **Delirium (Delírio):** Anteriormente Delight (Delícia), ela personifica a insanidade e a transformação.
7. **Destruction (Destruição):** O irmão mais velho de Morpheus, que abandonou seu papel como Perpétuo.

Cada um dos Perpétuos tem uma personalidade única e desempenha um papel crucial no equilíbrio do universo de "The Sandman".

mochileira 05/12/2023

Não tão impactante como os 4 anteriores mas ainda incrível!
Como são histórias ?soltas? não tive tanta emoção ao ler mas ainda sim é uma obra incrível. Neil Gaiman é um dos melhores autores da atualidade.

Heloyse 23/10/2023

Muito bom!
Gostei muito desse volume.
As histórias de cada um dos perpétuos foram interessantes, e eu simplesmente amei as ilustrações japonesas ?

Ketlen22 19/10/2023

Ler Sandman é uma experiência.. você sente tantas coisas, você se conecta ao universo, sente a atração por cada página e quando percebe já terminou tudo.

Amei essa edição e ver mais dos outros perpétuos. Senti falta de uma explicação sobre a Deleite, o que aconteceu pra ela ter mudado.

Algo que não entendi era o porque de ter p mesmo conto duas vezes, ta que a arte era diferente mas era mesma história e senti que podia ter outro conteúdo.

Sentirei saudades desse universo e do Sandman gélido.

Lorrayne Freire 09/10/2023

Melhor História já contada por Neil Gaiman
Demorei muito para ler Sandman pois os livros estavam bem caros, mas finalmente tive a oportunidade de conhecer melhor a história e estou apaixonada.
É um quadrinho e muitos podem imaginar que se trata de uma história superficial, mas a cada capítulo/volume eu precisava de um tempo para a contemplar minha parede e refletir sobre os temas tratados. Incrível como o Gaiman foi exemplar ao tratar temas sensíveis que até hoje as pessoas tem dificuldade de entender (ou aceitar). E ele faz isso sem nenhum estereótipo forçado ou medo de se comprometer com a realidade (da época da publicação e de agora).
Cada diálogo dessa história pode ser citado ou tatuado, cada imagem/cena pode virar um quadro e ir para um museu. A fantasia criada pelo autor para explicar questões existenciais, religião, mitologia, questões sociais e filosóficas é simplesmente maravilhosa.
Estou indo dormir feliz todas as noites já ciente que estou adentrando no mundo do senhor dos sonhos!
Muito a dizer aqui, mas vou corrigir essa resenha depois citado a história citada em cada volume.

Regis 23/08/2023

Morfeus e seu mundo de sonhos vão deixar saudades...
Nesse Volume Cinco de Sandman cada Perpétuo recebe uma história e a de Morfeus, de Desejo e da Morte são as mais instigantes, com destaque para a história de desejo que consegue surpreender e envolver bastante.
Em A Última História de Sandman, Gaiman nos mostra como ele esteve completamente conectado com o personagem e conta um pouco de sua vivência com o universo de Morfeus enquanto esteve imerso em suas histórias.

A história que Gaiman escreve como um livro, Os Caçadores de Sonhos, a Raposa e o Monge, é maravilhosa e deixa um rastro de fantasia, como se tivéssemos sonhado e não lido esse conto de origem japonesa.
O autor mostra com mestria como ele consegue adaptar o enredo de um manuscrito antigo para o mundo de Sandman como se ele sempre tivesse feito parte desse universo.
Os desenhos feitos pelo artista japonês, Yoshitaka Amano para ilustrar a história; são primorosos e passei muito tempo apreciando cada traço da maravilhosa arte desse conto encantador.

Sandman Volume Cinco traz a despedida dos perpétuos sem que mostre o fim definitivo, deixa a esperança de que ainda teremos mais desse universo e dos personagens que aprendemos a amar e que certamente deixaram saudades.

Eu fiz essa leitura com pesar por saber estar chegando o momento de me despedir desses personagens tão queridos, que fizeram parte de minha adolescência e agora de minha vida adulta. Voltarei a essa leitura em algum momento de minha vida e vou adorar retornar a ter contato com Morfeus e seu mundo de sonhos.

Recomendo esse e os outros quatro volumes desse maravilhoso universo criado por Neil Gaiman.
HenryClerval 04/09/2023minha estante
Entendo seu pesar por estar terminando essa jornada. Ótima resenha. ?

Regis 04/09/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Fernando.Araujo 13/08/2023

Assim como os personagens, elas são perpétuas
Ler o volume 5 depois de alguns anos de ter lido os 4 primeiros volumes é uma jornada muito fascinante. Gaiman joga muito bem ao não adicionar história na história principal e sim soltar histórias aleatórias da vivência dos Perpétuos. Suas interações com seres viventes e as consequências (sempre há consequências) são interessantes de muitos pontos. O que pra ser será? O que é aprendido? O tempo evitado, o tempo poupado. O desejo, as motivações, o desespero, a lucidez na loucura. São tantas nuances que a minha única recomendação é leia as histórias. Os quadros e imagens são divinos.

lAvia 10/08/2023

Sandman feat. família (e raposas)
Belíssimo. facilmente o mais visualmente impressionante dentre todas as edições. em termos de história, não é o melhor, mas é de fato o mais inovador. os contos dedicados à "delirium" e à "desespero", principalmente, fogem do clássico modelo de story-telling e são, de longe, os contos mais diferentes e transgressores, ainda que os outros também sejam ótimos. confesso que vou sentir muita falta de histórias como a de "sandman".

Zorobabel 07/05/2023

Coletânea
Coletânea de contos do Sandman, com vários artistas e segue o alto nível das edições anteriores cativa e continuará cativando

Nayra 08/02/2023

Adentrando mais o universo do Sonho.
Nessa edição conhecemos uma história diferente de cada um dos Perpétuos, e é bem interessante.

As histórias são ricas de detalhes que apenas palavras não dariam conta.
Estou adorando ler as HQs