The Neverending Story

The Neverending Story Michael Ende

Resenhas - The Neverending Story

ana.lab 25/08/2023

Eu não tenho a nostalgia com a história porque nunca vi os filmes, na verdade, descobri o livro um dia que fui em uma livraria física e me encantei pela proposta da sinopse.

Achei que seria uma leitura leve, quase infantil, principalmente pelo personagem principal ter 12 anos. Só que fui surpreendida diversas vezes com temas maduros e uma criação de mundo bem complexa.

Tive que me acostumar com alguns plots que se arrastavam:
A primeira história trás um senso de urgência grande.
A terceira também.
A segunda é só algo no meio, uma esperança que vai engatar de novo. O que acaba acontecendo.

Recomendo muito! Acredito que consiga pegar diversas idades, mesmo sem o fator nostalgia.

Jão 15/08/2023

Unofficial review - Read in 2020
I don't know if I wasn't that good in english back then, but I never truly understood this book.
It's a huge fantasy with some fabulous landscapes and character's, but I got lost in the story ?

bobbie 22/09/2022

Extasiado.
The Neverending Story, conhecido no Brasil com o título A história sem fim, pelos seus 3 filmes derivados, é um p*** livro de fantasia. Michael Ende consegue o feito de brincar com as palavras com controle tal que trata de questões filosóficas de forma absolutamente travestida de fantasia. Para mim, os maiores méritos de The Neverending Story é justamente desenvolver, de forma magnífica, a alegoria do leitor que escapa dos problemas do seu mundo enquanto mergulha em um livro. Bastian é um garotinho de dez anos, fora dos padrões - pequeno, gordinho - que, depois de perder sua mãe e se ver vivendo com um pai que, atordoado pela perda da mulher, também não sabe muito bem como lidar com o filho, descamba a se perder na vida (notas baixas na escola, apatia em casa) para se encontrar nas histórias de ficção dos livros que tanto ama. Até que ele se depara com um livro novo, estranho, de capa peculiar, o A história sem fim do título. Ele se tranca no sótão da escola e literalmente some nas páginas do livro. A maestria com que Ende consegue trilhar os dois mundos (o mundo real, de Bastian, e o mundo de Fantasia - é esse mesmo o nome do mundo fictício, do livro) de forma paralela, lentamente entrelaçando um mundo no outro, até o ponto em que eles convergem e Bastian vai parar na história, é incrível, fenomenal. O momento em que a fusão de Bastian com Fantasia acontece é escrito de maneira genial. O leitor SENTE os universos se fundindo. E o final do livro é igualmente uma jogada de mestre: é o momento mágico em que o leitor também se vê puxado para dentro do livro. The Neverending Story fala de criatividade, imaginação, escapismo, fala da delícia que é ter a capacidade de desligar a luz do mundo real e desaparecer na história de um bom livro, tornar-se parte dela, até que nenhum dos nossos problemas, sejam eles quais forem, tenham mais importância, ainda que pelo tempo da leitura. Este livro faz isso: agarra o leitor, engole o leitor, leva-o para o reino de Fantasia. Imperdível.

qziacoelho 27/02/2022

Eu amo História Sem Fim,desde que era pequena, sempre fui louca pelo filme, e é triste, mas, devo dizer que o filme é bem melhor do que o livro. Talvez seja uma questão de tradução? Quem sabe, né? Mas valeu a pena o momento nostalgia.

Anjos 12/06/2020

Um menino tímido que se perde num mundo de fantasia e volta à realidade depois de se encontrar e para reencontrar o amor do pai

Leca 10/04/2016

Fantasia faz bem pra alma e pro coração
A História Sem Fim foi um filme que marcou a minha infância e o livro que me recordar de cada cena, cada momento.
O livro conta a história dos dois filmes lançados, mas só o primeiro é especial. E é a primeira vez em que eu prefiro o filme ao livro. A cena clássica do cavalo do Atreyu é muito mais emocionante no filme!
A leitura valeu a pena pra recordar e mostrar o quanto sonhar faz bem pra alma.

Sacripanta 01/08/2015

O livro começa interessante, mas depois da metade fica previsível morrinhento e sem graça. Infelizmente.