O que é empoderamento?

O que é empoderamento? Joice Berth

Resenhas - O Que É Empoderamento?

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marina 15/02/2024

Tema incrível, escrita cansativa
Esse tema é super importante e dá pra perceber que a autora sabe muito e tem contribuições relevantes para dar.

Para mim, o único problema foi o estilo do texto. Existe um excesso de citações, com parágrafos longos que tentam passar o máximo de informação possível em pouco espaço.

Levo a crítica construtiva para a minha própria escrita - acho que tendo a fazer o mesmo na minha dissertação - mas para o leitor esse formato se torna cansativo e difícil. Às vezes menos é mais e cabe abrir mão de algumas referências e confiar mais na própria escrita.

Sandra 07/12/2023

Empoderamento
Compreender o que é empoderar- se e fazê-lo a partir da nossa vivência nos fortalece e nos conscientiza sobre o nosso papel dentro dessa sociedade desigual, racista, opressora e preconceituosa. Pelo silenciamento e marginalização que passamos e perdura até os dias atuais, buscamos caminhos de superação e entendimento. A reflexão sobre esse tema é fundamental para o resgate da nossa autoestima e confiança.
Excelente leitura ?

Karina.Rocha 03/10/2023

Nova referência para a palavra
Se epoderamento acabou por ser uma palavra desgastada hj em dia, a Joice traz todo o peso possível para a proposta de empoderar quem precisa de lugar.

Ribeiro 18/01/2023

Sobre feminismo
Um ótimo livro para entender os mecanismos de poder sobre os corpos negros, principalmente o feminino. Além disso, a contextualização do que é empoderamento e a maneira como a mulher negra deve se impor na sociedade é muito bem demarcada no decorrer da leitura. Ótimas reflexões.

Clarice 14/01/2023

primeira não ficção do ano
o livro tem reflexões muito boas, mas a maior parte dos capítulos parecem uma coletânea de citações e isso me cansou um pouco na leitura. o melhor capítulo foi o último (sobre a estética) e, coincidentemente (ou não) foi o melhor de todos

Henrico.Iturriet 06/01/2023

Sobre a coleção feminismos plurais
Não estranharia a facilidade que muitos pseudo-intelectuais tem, principalmente liberais, na hora de questionar e atacar o posicionamento desses pequenos livros da coleção influenciada pela filósofa Djamila. É fácil demais dar volta entre os conceitos apresentados porque a demanda que esses livros atendem é a de simplificação do discurso na forma mais pausterizada possível. Há a crítica ao capitalismo, se clama pelas mudancas estruturais, mas é como se aceitasse piamente as sucessões de destruição de direitos trabalhistas da comunidade negra e da perpetuação desse sistema. Não é revolucionário.

Me incomoda num simples fato: pelos autores serem negros, é muito raro enxergar o posicionamento árduo de justiça social que nós carregamos na pele, e isso me incomoda.

O tema aqui é empoderamento, e essa palavra é, de fato, ambígua. Esvaziada no discurso, falta a proposição do simbólico, do imaginário da multidão. Ok, entendemos que há a crítica em relação ao seu esvaziamento, mas não basta explicar as origens do termo e suas funções nos aparatos sociais institucionais quando não sabemos qual é o processo que o apaga.

Não foi difícil entender o tema após a leitura de Freire, compreendo como a quantidade de coisas que o filósofo e pedagogo nos traz, é impossível não enxergar a ótica do empoderamento pela questão especificamente racial e de gênero. Inclusive, a comunidade LGBTQIAPN+ faltou a ser representada aqui, até porque diversas autoras que foram apresentada discutiram sobre o tema, lembrem-se que as mulheres pretas e lésbicas foram um grande expoente na segunda onda do feminismo, demonstrando a hipocrisia das mulheres brancas.

O texto me incomodou, senti falta de coesão entre as partes. Parece tudo tão recortado para ficar de fácil entendimento que o conteúdo em si se esvazia, não pela falta de profundidade dele, em si, mas pela forma que foi construído. Não há continuidade, apesar de tentar ter. O que vemos nessa coleção são livros muitas vezes de fácil rebatimento intelectual, pela falta de destreza de alguns autores de trabalhar os temas de maneira plena e explicativa das constituições dos processos sociais. Isso não aconteceu com ?Racismo Estrutural? de Silvio Almeida, atual ministro dos direitos humanos, e com ?Colorismo?, de Alexandra Devulsky.

Então, até agora, foi o mais fraco que eu li. Essa foi uma leitura para a faculdade.

caiocorrea_art 05/01/2023

Ouvir de quem tem história pra explicar
O Que É Empoderamento?, de Joice Berth.?O livro faz parte da coleção coordenada pela Filosofa Djamila Ribeiro, Feminismos Plurais, e fala sobre esse assunto tão em pauta hoje que é o empoderamento.
Uma palavra forte, com um significado importantíssimo, porém que vem sendo usada de maneira um tanto quanto rasa em muitas situações.?A autora dabate bastante sobre o conceito, traz referências históricas e bibliográficas e traz a visão de que o empoderamento, acima de tudo, deve ser um movimento coletivo e não apenas individual. Pouco adianta botar um representante de alguma minoria em um lugar de destaque se o sistema em si não se transformar para evitar que os privilégios de grupos mais favorecidos continuem a se estabelecer. ?Também levanta o tema que o empoderamento é sempre algo que parte do indivíduo para o coletivo. Você não consegue empoderar alguém. Você tem que se empoderar. E empoderar-se também entra no aspécto de buscar maior conhecimento sobre as questões históricas, sociais e políticas que levaram os grupos em situação desprivilegiada a estarem aonde estão, para que a partir daí a estrutura possa ser transformada. ?É um livro super pequeno, porém com uma densidade de conteúdo absurda, muitas referências incluindo Paulo Freire, Angela Davis e muitos outros nomes importantes na luta pela emancipação dos menos favorecidos.
Saia da zona de conforto, aprofunde-se sobre o tema pois toda a nossa sociedade precisa disso.?Livre-se

Kiki 24/12/2022

Verdadeiro significado de "Empoderamento"
Livro maravilhoso e impaciente que nos instiga a pensar o verdadeiro significado de "Empoderamento".
Empoderamento implica na construção de outra sociedade e não no significado vazio do narcisismo repleto de egos.
Empoderar é trabalho essencialmente político e que envolve a coletividade.
Autora faz uma excelente discussão sobre o conceito empoderamento.

AndressaSrta.LerLivros 20/12/2022

"A revolução começa com o Eu, no EU"
O empoderamento é um conceito que dialoga com várias áreas do conhecimento como economia, direito, saúde pública, administração pública e etc. Porém, presenciamos o esvaziamento desse conceito pela sociedade, transformando-o em um conceito vazio e acrítico.
Baseado em diversos autores, como Freire, Davis e Collins, consideramos o empoderamento uma aliança entre consciência crítica e transformação individual para alcançar a transformação coletiva.
Vemos então que os oprimidos devem emponderar-se entre si, sendo esse empoderamento um ato político que vai além da estética.
Entendemos aqui que não é possível empoderar alguém, o que podemos fazer é empoderarmos a nós mesmos e ampararmos outros indivíduos em seus processos.
Somos plurais e podemos usar o empoderamento como uma forma de fortalecer o nosso grupo frente a caminhada dentro de uma sociedade desigual, racista, machista e preconceituosa.

Letícia 13/12/2022

Ótima leitura
As referências trazidas pela autora são plurais e trazem diversos pontos sobre empoderamento. É o livro que vale ler mais de uma vez.

Nath 26/11/2022

"Pela ressignificação pelo Feminismo Negro, ampliamos o conceito de humanidade, bem como o potencial transformador, nomeando realidades por produções teóricas e redes de empoderamento que trazem a dimensão individual, comunitária e coletiva de afirmação, valorização e reconhecimento."

Lethycia Dias 23/11/2022

Leitura enriquecedora
A palavra "empoderamento" é, assim como "lugar de fala", uma expressão que se popularizou bastante na internet nos últimos anos e cujo significado se dispersou, a ponto de a palavra ser usada em frases que não significam nada. Perceber isso foi o que despertou minha curiosidade para ler esse livro, assim como aconteceu com o seu antecessor, o "Lugar de Fala", de Djamila Ribeiro. E que leitura enriquecedora!
Joice Berth começa trazendo as origens da palavra inglesa que passou a ser traduzida para o Português como "empoderamento", nos apresentando os significados atribuídos a essa palavra com o passar do tempo e como ela foi utilizada por diferentes grupos em vários contextos, até chegar à forma que compreendemos hoje: a transformação de determinado grupo social com características em comum a partir da tomada de consciência sobre si e a respeito de seu lugar na sociedade. A autora nos oferece uma extensa bibliografia, analisando um a um os significados apresentados e respondendo a algumas interpretações equivocadas a palavra.
Um ponto bastante interessante é quando ela fala sobre a importância do empoderamento no contexto do feminismo negro e de como o empoderamento traz novas perspectivas para pessoas negras. Ela destaca o empoderamento estético como uma ferramenta importante para o processo de tomada de consciência dos indivíduos, mas sempre ressalta a importância de que o empoderamento seja coletivo, pois não causa mudanças sociais quando permanece no campo individual.
Foi uma leitura bastante enriquecedora e eu já quero ler todos os outros livros da série.

site: https://amzn.to/3OyuPJS

acarolfeliz 04/10/2022

Em alguns momentos me pareceu um complemento do livro ?lugar de fala?. Mas o livro é bom, a autora apresenta bastante referências e a narrativa é bem acessível.

Mila 29/08/2022

Empoderamento
Mais um livro da coletânea Feminismo Plurais, aborda tema muito importante para uma camada da população oprimida, empoderar é poder e utilizá-lo de forma coletiva para mudar a posição de um grupo no qual faz parte, é saber que assumir suas raíses é deixar de se sujeitar a grupos privilegiados e passar a valorizar os seus, seus traços, sua história e seu povo, sua essência. Empoderar é se tornar uma representividade para os seus e assim um grupo deixa de glorificar a branquitude e passar a se amar, ponto principal do empoderamento é quando a pessoa cultiva o amor próprio.

tbbrgs 14/08/2022

O que é empoderamento?
Joice Berth elucida a questão do empoderamento, explicando a raiz de sua teoria, que remonta à Teoria da Conscientização proposta por Paulo Freire; demonstrando com exemplos práticos na área do Serviço Social; e falando como o sentido dessa palavra tem sido esvaziado pela sua superexploração. O empoderamento é um processo individual, mas, acima de tudo, é coletivo, pois, para que um grupo de pessoas historicamente oprimidas possa ter voz dentro de uma sociedade supremacista branca partriarcal, é sumariamente necessário que elas se empoderem enquanto coletivo. Contudo, para que isso aconteça, cada pessoa que compõe esse coletivo também deve individualmente passar por um processo de empoderamento pessoal. Além disso, é importante destacar o fato do empoderamento coletivo não pretender tirar o poder dos poderosos e dá-lo aos oprimidos, invertendo a lógica do poder. Na verdade, essa lógica tem de ser subvertida, de modo que haja uma equidade de poderes na sociedade. Joice é bastante didática em suas explicações, apesar de algumas frases aqui e ali terem sido escritas de forma confusa. Recomendo esse livro e toda a coleção Feminismos Plurais para quem tiver interesse em entender mais sobre o assunto.
tbbrgs 14/08/2022minha estante
aliás, tb recomendo o instagram da joice onde ela ta sempre fazendo reflexões atuais e necessárias ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5