Legion: The Many Lives of Stephen Leeds

Legion: The Many Lives of Stephen Leeds Brandon Sanderson

Resenhas - Legion: The Many Lives of Stephen Leeds

Erick 12/01/2021

Queria mais
"Meu nome é Stephen Leeds e sou perfeitamente são. Minhas alucinações, contudo, são todas bem doidas"

Stephen Leeds é uma pessoa fora do comum - até mesmo para as pessoas fora do comum. Ele possui uma condição mental, que assemelha-se à esquizofrenia, que faz com que ele projete pessoas imaginárias e viva como se fossem reais. Porém, nunca se esquecendo de que não são.

Nesse livro, temos 3 novelas a respeito de Legion, um homem que projeta mais de 50 pessoas em sua mente, cada uma com sua própria fisicalidade, psiqué, voz e função narrativa. Cada uma dessas pessoas, ou cada "aspecto", como ele chama, armazena conhecimentos específicos, o que confere a Legion algumas habilidades especiais. E esses conhecimentos são utilizados em investigações de casos incomuns.

A criatividade característica do autor faz toda a diferença na história. Temos pouco lugar-comum aqui e, diferentemente de outras referências parecidas (como o próprio Legion dos X-men), a condição do protagonista envereda pelo natural em detrimento do sobrenatural.

O que o autor faz na terceira novela é bem bonito. Não só temos uma conclusão satisfatória para uma fantasia contemporânea bem competente, como o autor se insere na história de modo metalinguístico (mas não literal, deixo claro!).

Se eu tivesse que apontar problemas nesse livro, seria o seu formato. Em diversas oportunidades, o autor disse que as novelas desse livro foram pensadas para funcionarem como roteiros para TV, e isso fica bastante claro. As histórias são curtas, absurdamente sintetizadas e com um cheiro de série procedural (aquelas de "caso da semana"). Graças a isso, o autor tem poucas oportunidades de trabalhar mais os conflitos internos do protagonista e o próprio funcionamento da condição psíquica.

Legion é inventivo, cativante e dramático no ponto (ainda que eu quisesse um pouco mais disso). Recomendo muito a leitura.

Lucas1429 06/09/2020

Uma boa história de mistério com um narrador não confiável. O engraçado é que o leitor sabe o tempo todo sobre como o protagonista, Legion, não é confiável, apenas não sabe em que momento ele não é confiável. De tudo que eu já li dele, essa me pareceu de fato a história mais pessoal, de certa forma, do Brandon Sanderson. Sempre com ideias interessantes e insanas. Nesse caso, literalmente insana. Kkkkkk

Marcelo 03/06/2019

Este livro representa o melhor e o pior que Brandon Sanderson pode fazer - pelo menos de acordo com meus gostos (sim, opiniões muito pessoais aqui. Não é uma resenha).
Em um mundo muito parecido com o nosso, Stephen Leeds é um homem brilhante, o tipo de pessoa que pode folhear um livro ou simplesmente olhar para uma sala entulhada e saber tudo o que há para saber — literalmente. Mas esse superpoder tem um preço: Leeds imagina pessoas. Dezenas delas, cada uma com sua própria história, personalidade, habilidades... e loucuras. A vida é obviamente mentalmente taxativa para Leeds, mas também o é social e financialmente. Felizmente, ele usa seus dons (a capacidade de absorver um assunto ou habilidade e criar um "aspecto" que personifique tal talento) para ganhar uma quantia indecente de dinheiro. Seus aspectos, afinal de contas, exigem cada um um quarto para si em sua mansão.

As duas primeiras histórias (novelas?) são maravilhosas. Eu as devorei. A última, é triste e pesada, mas se salva no final com um desfecho apropriado para a personagem.

Eu diria que Legion é uma Ficção Científica leve. O único elemento de real FC poderia ser o fato de que Leeds memoriza livros em minutos e aprende habilidades complexas apenas lendo ou observando. Ah, sim, e no primeiro relato há uma câmera que tira fotos do passado; a segunda história apresenta informações incrustadas em DNA como se fosse um pendrive; ah, sim: a última história tem um holodeck. É, não. Legion é uma FC dura.

E eu adorei. Particularmente os dois primeiros contos, que lidam um pouco com o lado negativo do talento de Leeds, mas se concentram muito mais na aventura. A última história é totalmente sobre Leeds e seus quase quarenta aspectos. É boa, mas é uma história deprimente e desgastante. Não vou dar spoilers aqui, você terá que julgar por si mesma lendo. Tenho certeza que muitos leitores vão discordar de mim. Eu até imagino gente achando a terceira história a melhor. Pode até ser, mas não quando comparada com a montanha-russa das duas primeiras.