A Duquesa

Resenhas - A Duquesa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Deja 23/03/2020

A Duquesa
Deve ser bem difícil pra uma moça que foi protegida pelo pai se ver desamparada no dia do velório do pai, sem casa, amigos, jogada a própria sorte... Muito ingrato o destino de Angelique

Paula 24/07/2020

O livro em si é otimo, adorei cada personagem, porém sempre acontece algo ruim...

Kath 31/01/2021

Uma Jane Eyre evoluída
Filha mais jovem do gentil duque Philip, Angélique cresceu amada pelo pai, cuja adorada esposa morreu no parto, mas odiada pelos meio-irmãos, frutos do primeiro casamento do duque, que a viam como uma intrusa e à sua mãe como uma prostituta que havia seduzido o pai deles. O velho duque sabia que a filha teria dificuldades após sua partida daquele mundo, já que legalmente não podia deixar nada para ela e tanto o título quanto o dinheiro iriam todo para o filho mais velho, um homem frio, cruel e calculista que odiava Angélique mais que tudo.

Pensando no futuro da filha, Philip assegurou-se de dar a ela em segredo uma considerável soma em dinheiro vivo que orientou-a a esconder à sete chaves e administrar com cuidado, pois a vida era imprevisível e poderia se mostrar cruel. Por mais que tivesse pedido várias vezes à Tristan, seu filho mais velho, que amparasse a irmã quando ele se fosse, no fundo, o duque sabia que Angélique ficaria sozinha no mundo e aquilo era a única coisa que podia fazer para minimizar suas dificuldades.

Tal como previu o pai, tão logo o duque faleceu, a jovem duquesa foi tirada dos seus aposentos e relegada ao sótão, o irmão não demonstrou qualquer consideração para com ela e a expulsou de casa para viver como criada na casa de um casal de amigos dele, chegando, inclusive, a afirmar que ela não era mais que uma prima distante. Não havia ninguém para proteger Angélique, ela estava sozinha no mundo que desconhecia, mas sua doçura, caráter e inteligência fariam o destino sorrir para ela.

A jovem duquesa se descobre no trabalho de cuidar das quatro crianças da família Ferguson, completamente negligenciadas pelos pais, carentes não somente de afeto, mas ávidas por instrução e por conhecer o mundo. Contudo, os percalços de ser uma criada de família rica é que as pessoas, especialmente os homens, a viam como uma presa fácil e é graças as investidas frustradas de um desses que Angélique se vê novamente sozinha sem a proteção de ninguém e sem uma carta de referência que a possa encaminhar para outra criança que necessite de sua atenção tanto quanto às crianças dos Ferguson.

Sua jornada a leva para o país da mãe, a França, onde se hospeda em um hotel modesto na esperança de conseguir um emprego com mais facilidade do que houve na Inglaterra, mas a situação acaba se mostrando a mesma. Desesperada sem saber o que fazer, ela acaba encontrando uma jovem muito ferida em uma das ruelas escuras de Paris, disposta a ajudá-la, Angélique acaba descobrindo que se trata de uma meretriz que fugira de sua antiga cortesã para trabalhar por conta própria. A jovem duquesa ajuda a mulher sem julgá-la.

Através de Fabienne, Angélique se inteira do cruel mundo que atira jovens inocentes nas garras de homens muitas vezes cruéis submetendo-as a situações horrendas de exploração, violência e arrancando delas qualquer perspectiva de um futuro. É nesse momento e através da história daquela mulher, que a jovem duquesa tem a ideia mais maluca da sua vida (plot twist que chama, né?) e decide, com a ajuda dela, abrir um bordel em Paris, onde além de poder conseguir dinheiro, ela ainda possa proporcionar uma renda justa para as mulheres que eventualmente trabalhariam para ela dando a elas a oportunidade de uma nova vida quando conseguissem dinheiro.

Assim, no anonimato e escondendo suas origens aristocráticas, a jovem duquesa acaba por criar o bordel de luxo mais famoso de Paris. O estabelecimento se torna um sucesso e proporciona a Angélique não apenas um retorno financeiro surpreendente, como a chance de conhecer pessoas poderosas. Ela, contudo, se mantém intocada, gerenciando o negócio com firmeza e inteligência, mas inacessível a todos os clientes. Isso lhe proporciona a oportunidade de estabelecer conexões poderosas que podem ser úteis no futuro.

Entretanto, a imprevisibilidade da vida acaba forçando-a a fechar seu negócio e se refugiar na América, graças à sua ajuda, as mulheres não ficam desamparadas, pois receberam muito dinheiro pelo seu trabalho. Mas a vida de Angélique está novamente pelo avesso e ela se vê novamente sozinha indo para um lugar desconhecido sem proteção e deixando todos com quem se importa para trás. Mas o destino sorri para ela quando, a bordo do navio, ela encontra o amor através de Andrew, um belo e brilhante advogado idealista que fica encantado por ela.

O relacionamento dos dois progride gradualmente como deve ser, mas a inclinação é certa. E, após mais de três anos sozinha, a jovem duquesa aceita se casar. Porém o evento a força a contar a verdade ao futuro marido, ela se vê obrigada a contar a vida que levava em Paris e, mesmo que nunca tenha se envolvido com nenhum homem, não apagava que ela gerenciava um bordel. Contudo, para sua surpresa, o marido apenas a admira mais por sua coragem e inteligência, assim, o casamento acontece.

A felicidade de Angélique não podia ser mesurada, havia amor no seu casamento e este se consolidava e fortalecia a cada dia, ela levava uma vida muito confortável e a carreira do marido ia muito próspera. Para coroar sua felicidade, ela esperava o primeiro filho e futuro herdeiro do título de seu pai. Todavia, o conto de fadas da jovem duquesa termina cedo, quando o filho completa quatro anos, um acidente ceifa a vida do seu marido deixando-a novamente sozinha no mundo.

A dor dilacerante da perda torna Angélique uma mulher isolada vivendo apenas para o filho, e apenas quando o destino lhe dá a oportunidade de recuperar o que seu pai queria que fosse seu e a chance de se vingar de Tristan, ela readquire a força que precisa para lutar pelo destino do filho.

Não sei se por não estar muito na vibe nesse momento (apesar de vocês saberem que amo romances históricos) não consegui aproveitar bem a leitura de A Duquesa, mesmo que seja um livro inegavelmente bom. Angélique é o tipo de protagonista forte sem perder as características que são próprias de sua criação, posição e época, o que torna a personagem verossímil e gera simpatia por ela. Achei esse um ponto extremamente positivo da trama, contudo, os eventos da história acabaram não me prendendo muito, embora eu aplauda a sequência de plot twists criados pela autora.

Outra coisa que me incomodou um pouco foram os tamanhos dos capítulos, achei um pouco exagerados, dava para quebrá-los em pelo menos dois. Ainda assim, isso não diminui a qualidade da obra. O final me deixou meio triste, confesso, não apenas por causa do que aconteceu com a duquesa, mas pelo fim de alguns personagens que, de alguma forma, ainda se deram bem. Achei, inclusive, uma pena ela não poder ficar com Thomas, shippei muito, ainda que a história dela com o marido tenha sido fofa.

Sei lá, acho que só peguei o livro no momento errado mesmo. Quem sabe, numa futura leitura, eu aproveite melhor a história. Ainda assim recomendo. Para quem procura um bom romance histórico, vale a pena.

Lisandra24 17/10/2021

Resenha | A Duquesa - Danielle Steel
Não faz muito tempo que comecei a amar romances de época, e que cada vez mais livros desse gênero ganham espaço na minha estante. Quando comprei o livro ele estava entre os mais vendidos da livraria, e oque me fez compra-lo foi a promessa de um leve romance de época. Quando li a sinopse automaticamente criei a historia toda na minha cabeça, era tipo assim: "Ela vai passar por coisas complicadas, então encontrará um boy que vai salvar ela e fim". Só para Danielle mostrar que eu estava totalmente errada - Não subestime um livro pela sinopse ou capa - Angélique é tudo menos uma garota que precisa ser salva. Ela não se deixa abalar pois sabe que tem que ser forte e seguir em frente, uma protagonista tenaz, determinada e inteligente.

Após perder sua esposa dois dias depois de ela dar a luz, o duque de Westerfield dedicou-se a criação de sua filha mais nova. Ela cresceu cercada pelos cuidados de seu pai e pelo ódio de seus meios-irmãos, herdeiros e fruto do primeiro casamento do duque. Assim como seu pai ela nutria uma paixão por Belgrave, ele a ensinou sobre a administração de suas terras e seu lar. Mas segundo a lei o herdeiro de tudo seria Tristan, seu irmão mais velho. E apesar de seu pai pedir que ele cuidasse de sua irmã, optou por ele mesmo dar umagarantia para que a filha não estivesse desamparada após sua morte.

Foi a primeira vez que li uma historia desse tipo e amei. Apesar de ficar meio surpresa por tantos acontecimentos negativos na vida da jovem, pois geralmente na maioria dos livros que li não tem muitos, é sempre uma vez ou outra. E tenho que dar os parabéns para Angélique por lidar de uma forma madura com tudo que acontece na sua vida, tem que ser muito forte para aos 18 anos perder o pai, sua casa e ser abandonada e vendida como criada por seu próprio irmão.

- Eu com 22 só quero me trancar no meu quarto e esquecer do mundo a qualquer indício de problema.

"Da Inglaterra do século XIX, passando por Paris, Danielle Steel retrata uma época de luta das mulheres em uma sociedade predominantemente masculina ao contar a história inspiradora de uma cativante dama de espírito revolucionário."

A jovem antes desamparada é substituída por uma mulher empoderada.

Logo no começo fiquei emocionada com a relação entre pai e filha, e como a morte dele mudou a vida da jovem. A narrativa me prendeu, mas alguns pontos me incomodaram um pouco. Como o tempo que ela passou sendo babá dos Fergusons, que tomou boa parte da historia, porém tenho que confessar que até eu me apeguei àquelas crianças, principalmente ao pequeno Simon.

Considerações Finais:
A duquesa é um livro que vale apena ter na sua estante, com uma historia impactante, reviravoltas e acontecimentos inesperados que mostram como a protagonista é forte, e que me fez ansiar por mais livros assim.
- Blog Entre Sinopses

site: https://www.instagram.com/blog_entre_sinopses/

Thonny! 08/01/2022

A duquesa
Recomendo muito!
Primeiro livro da autora que li e já adorei sua escrita, muito leve de ser lida.
Conseguimos acompanhar uma parte da vida da protagonista e a sua evolução.
A história é muito boa, e o desenrolar dela melhor ainda!
Leiam com carinho, esse livro é muito especial.

Janethe 30/08/2022

Sensacional
Uma mensagem valiosa para todas as mulheres, uma história forte que mesmo na atualidade ainda acontece. Uma mulher forte além do que acreditava ser, uma leitura sem igual.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6