O Enigma do Quatro

O Enigma do Quatro Ian Caldwell...

Resenhas - O Enigma do Quatro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sofia 22/04/2024

Horrível e confuso!
O final foi sem pé nem cabeça, além de deixarem muitas pontas soltas, o final foi em aberto e deixou os personagens com uma história corrida, chata e difícil de entender. Não recomendo!

Luana 26/12/2023

O livro tem uma história legal, porém, poderia ter uma escrita mais envolvente. Por se tratar de um romance poderia contar mais sobre a história do casal .

Re Nader 03/08/2023

Sensacional enigma
A primeira pergunta é: Ian Caldwell é parente de Taylor Caldwell? ?
Um livro que começa extremamente complicado com referência um livro antigo, humanistas e afins.
Achei que fosse demorar muito para ler, até porque os autores vão e voltam na narrativa frequentemente, deixando a leitura lenta e cansativa.
Além do enigma, um ponto muito bem descrito é a relação de amizade entre os personagens.

A leitura engata mesmo no meio do livro quando os enigmas começam a ser resolvidos e a história começa a ter um caminho mais misterioso, aí sim fica extremamente interessante.
Quando pensei que o livro fosse me decepcionar, houve uma reviravolta que fez valer cada página.

Vale a pena a leitura e todas as citações que são feitas!

Eliezer 16/05/2023

"O Enigma do Quatro" é uma trama intricada que mescla história, suspense e enigmas intelectuais de forma magistral. Os autores, Ian Caldwell e Dustin Thomason, nos levam a uma jornada que transcende o tempo, interligando o mundo acadêmico atual com os segredos intrigantes do Renascimento.

A narrativa é conduzida por dois estudantes de Princeton, Tom Sullivan e Paul Harris, que ficam obcecados com um enigma matemático não resolvido conhecido como "O Quatro". O enigma é uma fórmula matemática que tem raízes na época de Galileu Galilei e envolve questões complexas que desafiam a compreensão moderna.

A trama alterna habilmente entre o presente e o passado, revelando gradualmente os eventos do século XVI que têm implicações diretas na busca dos protagonistas. A história se desdobra como um quebra-cabeça literário, onde cada peça adiciona uma nova camada de mistério e compreensão.

O ambiente acadêmico é ricamente explorado, proporcionando uma visão fascinante dos desafios intelectuais enfrentados pelos estudantes, ao mesmo tempo em que lança luz sobre as rivalidades e amizades que moldam suas vidas. As descrições detalhadas dos locais e das obras de arte renascentistas enriquecem a experiência do leitor, criando uma atmosfera imersiva que contribui para a complexidade da trama.

Os personagens são habilmente desenvolvidos, cada um carregando seu fardo de segredos e ambições. As relações interpessoais, tanto no presente quanto no passado, são exploradas com sensibilidade, adicionando uma dimensão emocional à trama repleta de enigmas.

A busca pelo significado por trás do enigma matemático serve como um fio condutor, conectando os personagens e suas histórias pessoais de maneiras surpreendentes. A conclusão é tão satisfatória quanto misteriosa, deixando espaço para a reflexão e interpretação pessoal.

Em resumo, "O Enigma do Quatro" é uma obra que desafia os limites do gênero, combinando elementos históricos, mistério e drama. Ian Caldwell e Dustin Thomason entregam uma narrativa envolvente que mantém os leitores cativados do início ao fim, enquanto desvendam os segredos de um enigma que transcende séculos. Uma leitura recomendada para aqueles que apreciam histórias intelectualmente estimulantes e habilmente elaboradas.

myn 22/04/2023

Te vejo em Florença
Terminei de ler e vim dar uma olhada nas resenhas do skoob e não entendi o porquê de ter tantas reclamações sobre ser "difícil de entender" e "confuso".

O livro apresenta um tema repleto curiosidades históricas, foca na renascença, Itália, e claro, no Hypnerotomachia, que é o ponto central. E não existe confusão, talvez várias informações de uma vez, mas não é difícil de acompanhar.

E também, é graças a tanta informação que o livro possui frases e trechos incríveis, alguns que inclusive estava tão focada na leitura para parar e marcar, que infelizmente depois nem consegui voltar.

De todo jeito, eu amei a proposta porque me lembrou O Santuário, que aproveito para recomendar.

Acredito que talvez por essa comparação eu esperava um pouco mais e o final não me satisfez tanto, mas o livro vale a pena e foi bem escrito, recomendo demais.

"Sonho? Lute para realizá-lo, e agonize para fazê-lo, e definhe fazendo-o"

Cah 15/04/2023

Razoável
O início se arrasta bastante, entendo se algumas pessoas o abandonam nesse momento. Acho que promete bastante e não cumpre, não consegue descrever direito os personagens e o ambiente. Não tem ação, ou um mistério interessante, esperava algum plost twist ou algo mais emocionante. Acho que poderia ser melhor desenvolvido.

Dora Aventureira 05/10/2022

Um livro bom, porém um pouco confuso.
Eu não criei muitas expectativas para esse livro, se eu tivesse criado elas não teriam sido atendidas.

O livro em si é bom, porém tem muitas informações confusas que acabam dificultando a leitura, parece que querem forçar algo e isso me incomodou, querem parecer sabidos mas acabam forçando a barra.
No final das contas achei o livro bom, mas tem lá seus erros.

Marion 09/09/2022

Enigma da paciência
Infelizmente a história não encaixa muito bem. Você lê lê e não chega a lugar nenhum e no final o mistério não é revelado, ainda fica no ar.

Jane.Deus 21/05/2022

Tinha potencial
Como li O Quinto Elemento antes desse, tinha alta expectativa. Porém me decepcionei um pouco. Narrativa enfadonha e maçante. O tema é muito rico e muito me agrada mas não rolou...

Giu 20/01/2022

uma leitura cheia de detalhes insignificantes e com voltas desnecessárias, a história poderia vir a ser boa se o jeito de escrever dos autores fosse diferente...
li até o final só porque não gosto de abandonar livro no meio mas não indico pra ninguém essa leitura!

vferr 21/12/2021

Sem dúvidas, um dos piores livros que já li (se não o pior)!
Não sei nem o que dizer sobre esse livro, sinceramente. Uma boa parte dele (isso se não for quase todo o livro) é irrelevante para o enredo.

Os personagens são tão rasos e genéricos que eu sinceramente não sabia quem era quem (exceto pelo Paul, porque estão SEMPRE falando da tese ou curiosidade dele pelo livro. Fora isso, ele não tem uma personalidade).

Quando a história começa a tentar melhorar, você já não consegue mais se importar com ela e só quer que o livro termine. Além disso, ela demora tanto a começar de fato, que parece que o livro não passa de uma looooonga carta de amor à Universidade de Princeton. Não entendam mal, não vejo problema em mostrar as tradições, as mudanças e tudo o mais, desde que isso conte como uma forma de desenvolvimento do enredo. Mas, da forma como foi feita aqui, parece que a Universidade é o tema central e todo o resto é insignificante.

Outro ponto sobre o livro é que ele é capaz de mostrar a importância de conhecer e usar sinônimos. Pois a quantidade de palavras que se repetem com extrema frequência é bem alta...

Larissa 27/11/2021

Quando eu a resenha do livro achei que fosse melhor! Não é ruim porém eu esperava bem mais do livro!

Karla Lima @seguelendo 30/04/2021

Minha história com esse livro é longa...
Minha história com esse livro é longa. Muito longa. E o relato dessa experiência é a prova de que, muitas vezes, você não gostou de um livro apenas porque leu no momento errado.

O ano era 2005, tinha acabado de entrar na faculdade e amava os livros de Dan Brown. Comprei essa obra pois toda sua estratégia de venda gritava que fãs de Dan Brown iriam amar.

Eu não amei.

Travei de uma forma que nunca tinha travado. Eu não saía da página 50. Desisti, mas, por algum motivo, não me desfiz do livro. Emprestei para outras pessoas que também não conseguiram ler e na minha cabeça esse livro tornou-se sinônimo de impossível.

Anos se passaram e O enigma do quatro permanecia como um dos poucos que abandonei na vida. Sempre olhava para ele e pensava: vou tentar esse ano, mas nunca tentava.

Em 2021, quase 16 anos depois das primeiras tentativas, resolvi me desafiar. Lembrei a mim mesma: sou uma leitora diferente agora, quem sabe?

Não me perguntem a mágica que ocorreu.

O livro é o mesmo, tenho certeza! A mesma narrativa, os mesmos personagens e enredo. Mesmo depois desse tempo todo, tinha me marcado tanto que lembrava até da parte em que tinha parado. Passei por ela voando.

Enquanto eu lia, só me perguntava o porquê de eu não ter gostado de primeira. Eu devorei. Gostei da narrativa e dos personagens. Fluiu!

Claro que percebi alguns pontos de fragilidade na obra, mas nada que me fizesse parar por achar enfadonha como ocorreu em 2005. E é a mesma obra, amarelada pelo tempo, que passou quase metade da minha vida estacionada na estante.

A surpresa foi maravilhosa. E, por tabela, provei para mim mesma que existem obras que pedem um momento certo para leitura.

Esses 15 anos de bagagem literária amadureceram a leitora voraz que existe em mim. As experiências com livros mais difíceis tornaram O enigma do quatro, que um dia foi um verdadeiro desafio para mim, uma leitura agradável, fácil e divertida.

Não é uma história genial, não é uma obra prima, mas vou me lembrar para sempre dela. Agora tenho mais essa curiosa experiência para compartilhar com vocês!

@seguelendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5