Sangue, Suor e Pixels

Sangue, Suor e Pixels Jason Schreier

Resenhas - Sangue, Suor e Pixels

Adriano 01/02/2023

Poderia ser melhor...
Começando pelo livro em si: O Schreier poderia ter focado mais nas empresas indies, e menos nas já consolidadas. O livro brilha muito quando mostra todo o sofrimento que os criadores independentes passam em seus projetos, enquanto ao mostrar as empresas AAA o livro fica um pouco "enrolado", em alguns longos trechos fica inclusive maçante.

O outro ponto é a tradução, em vários capitulos o texto parecia ter sido traduzido pelo Google Tradutor e depois feito uma revisão apressada. Algumas palavras fora de contexto, frases sem conexão. Poderiam ter um cuidado maior nesse ponto.

Enfim, um bom livro. Recomendo para quem quer saber a ponta do iceberg que é o desenvolvimento de jogos.

joaovictormo 18/02/2021

Livro excelente, tradução preguiçosa
Dei 5 estrelas pelo conteúdo do livro ser excelente, contando e explicando o atribulado processo de desenvolvimento de 10 jogos diferentes.

Com esse livro, podemos entender melhor o que acontece nos bastidores dessa indústria que nos move tanto, e sentir um pouco a dor e a paixão que carregam as pessoas que decidem atuar nesse ramo.

Algo notável na versão brasileira é a tradução, mas infelizmente, de forma negativa.
Não comprometeu meu entendimento, mas por vezes me tirou do "fluxo" de leitura, com traduções diretas de expressões que não fazem sentido em português, ou com algumas palavras que nem foram traduzidas (alguns "and" perdidos no meio do texto).

A impressão que dá é que foi utilizada uma ferramenta de tradução automática em vários trechos.

Mas reitero, o livro é excelente, e apesar da tradução parecer preguiçosa, não atrapalha tanto assim.

Vale muito a pena a leitura para quem se interessa em entender um pouco melhor de que forma os videogames são feitos.

pineligor 01/10/2023

Uma das melhores leituras do ano
Li esse livro em inglês, por isso demorei mais do que o normal, mas achei maravilhoso. Nunca fui muito viciado em video game, mas saber as histórias por trás de alguns jogos me deu vontade de conhecer mais desse universo.

Thiago 14/01/2021

Faz jus ao título
Não é exatamente uma história dos videogames. A obra mostra as dificuldades que desenvolvedores (em equipe ou sozinhos) enfrentam na produção de um game. Cada capítulo aborda a criação de um jogo.