Sangue, Suor e Pixels

Sangue, Suor e Pixels Jason Schreier




Resenhas - Sangue, Suor e Pixels


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Victor, the Reader 20/12/2023

Sangue, suor e pixels
Sou professor de um Instituto Federal e tenho linhas de pesquisa na área de jogos, sobretudo jogos sérios e educacionais. Conheço muito pouco sobre a realidade do mercado de desenvolvimento, mas sei o quão desafiador é criar um, porque eu mesmo crio de vez em quando, bem como fomento a criação por meio de projetos de disciplina para os alunos desenvolverem seus jogos. E, para mim, ler esse livro me trouxe alento. Criar jogos é desafiador, seja você amador, seja você profissional. Tem que suar, dar o sangue. Mas sim, criar jogos é gratificante, é fazer arte, arte que diverte e educa pessoas.
comentários(0)comente



pineligor 01/10/2023

Uma das melhores leituras do ano
Li esse livro em inglês, por isso demorei mais do que o normal, mas achei maravilhoso. Nunca fui muito viciado em video game, mas saber as histórias por trás de alguns jogos me deu vontade de conhecer mais desse universo.
comentários(0)comente



Marcelo.Pedroni 19/02/2023

Livros de games, como não gostar?
Jason Schreier uniu dois elementos que são muito presentes na minha vida, livro e jogos. Sempre fui um amante de vídeo games, desde o mega drive 3, passando pelo SNES, N64, Play 2, 3DS, 2DS e recentemente o Switch.
Ler sobre o desenvolvimento de jogos foi algo muito prazeroso, embora não muito revelador (visto que acompanho com certa frequência o cenário).
Algumas histórias de bastidores são bem interessantes, principalmente quando tem a ver com jogos que gosto (Shovel Knight por exemplo).
Em suma, é um livro gostoso de se ler, com passagens engraçadas e curiosas, mas que é meramente descritivo e não opinativo, principalmente por contar com colaborações de empresas e pessoas diretamente envolvidas no processo de produção dos jogos.
Vale a leitura, com certeza!
comentários(0)comente



Adriano 01/02/2023

Poderia ser melhor...
Começando pelo livro em si: O Schreier poderia ter focado mais nas empresas indies, e menos nas já consolidadas. O livro brilha muito quando mostra todo o sofrimento que os criadores independentes passam em seus projetos, enquanto ao mostrar as empresas AAA o livro fica um pouco "enrolado", em alguns longos trechos fica inclusive maçante.

O outro ponto é a tradução, em vários capitulos o texto parecia ter sido traduzido pelo Google Tradutor e depois feito uma revisão apressada. Algumas palavras fora de contexto, frases sem conexão. Poderiam ter um cuidado maior nesse ponto.

Enfim, um bom livro. Recomendo para quem quer saber a ponta do iceberg que é o desenvolvimento de jogos.
comentários(0)comente



Renato.Germanny 07/01/2023

Entendendo a dor e alegrias na criação de jogos.
Que livro excelente, ele é completo em tudo, te explicando sobre cada ponto do desenvolvimento de jogos e do seu mercado. Quando você não tem um norte de como funciona o mercado de jogos, esse livro caí como uma luva. As coisas citadas, as frustaçoes e conquistas dos desenvolvedores ao longo dele me alegra e anima nessa, pois a gente consegue enxergar e ver que não é apenas eu que tenho dificuldades aparentemente simples no desenvolvimento, mas o mercado em geral.

Ótimo livro.
comentários(0)comente



HauryN 18/11/2022

É uma leitura leve e dinâmica
Para quem gosta de jogos como eu, vai adorar esse livro. Esse livro conta bastidores de produção de jogos de forma como se fosse um documentário, porém não tão "engessado" como um. Recomendo demais para os gamers e até pessoas que têm apenas curiosidade desse mundo.
comentários(0)comente



sabrinnesantos 27/10/2022

Conteúdo necessário!
O livro descreve um pouco do processo de desenvolvimento de alguns jogos. Relata os perrengues, as tomadas de decisões necessárias, os sufocos passados pelos game devs e os sacrifícios feitos pra tentar alcançar o sucesso e terminar o jogo no tempo estudado.

O conteúdo nos ajuda (e muito) a ter uma noção mais aproximada do que realmente acontece na indústria Indie e Tripe A.
comentários(0)comente



Felipe 13/06/2022

Bom, mas cansativo
Um livro muito bom, destaca muito bem como é a vida de quem vive com desenvolvimento de jogos, as dificuldades, como eles se sentem durante esse período. Sempre trazendo pessoas que presenciaram isso para passar um sentimento ainda mais verdadeiro, poder analisar de forma clara tudo que eles passam, as dificuldades, as felicidades e como eles se sentem.
Uma experiência única para quem gosta de jogos, os únicos problemas são certos momentos em que a leitura pode se tornar cansativa, além de alguns erros na tradução.
comentários(0)comente



Myy 05/05/2022

Muito interessante
Esse livro esclarece muita coisa a respeito do desenvolvimento e criação dos jogos de mais variados generos. Apresenta ao leitor desde as conquistas até as frustrações ao ver sua criação ser descartada com o tempo.
comentários(0)comente



Felipe.Martins 23/04/2022

Resenha
Este livro conta algumas histórias sobre o processo de desenvolvimento de diferentes jogos. Esse processo costuma ser muito complexo, mas sempre com pessoas muito empenhadas para que os jogos se tornem produtos. Entre os principais jogos citados, estão: Pillars of Eternity, Uncharted 4, Stardew Valley, Diablo III, Halo Wars, Dragon Age: Inquisition, Shovel Knight, Destiny, The Witcher 3 e Star Wars 1313.

No livro, o autor passa por cada um dos jogos apresentando como surgiu a ideia do jogo, quais foram as dificuldades encontradas e as conquistas ou fracassos após o desenvolvimento. A maior parte dos jogos citados foram desenvolvidos por equipes grandes, com centenas de pessoas. Ainda assim, existem casos de jogos desenvolvidos por poucas pessoas (ou até mesmo por somente uma pessoa). Algumas empresas são muito ricas e dinheiro não é tanto problema, podem levar mais tempo, às vezes até atrasar o projeto como acontece diversas vezes. Mas para outras, isso é um problema e o financiamento coletivo pode ser uma opção para não faltar o dinheiro das refeições.

Desenvolver um jogo pode levar de meses até anos, então é uma leitura indispensável para aqueles que se interessam pelo desenvolvimento de videogames. E pode ser uma boa leitura para quem gosta de alguns desses jogos e tem o interesse de saber como são criados.
comentários(0)comente



Adriano 10/04/2022

Quem acompanha um pouco da indústria de jogos, provavelmente já ouviu falar de Jason Schreier, talvez o maior jornalista da área atualmente. E ler seu primeiro livro foi uma experiência bastante fascinante, ainda que não deva ser muito surpreendente para quem já tem conhecimento sobre alguns dos problemas constantes no desenvolvimento de jogos, como o temido crunch, por exemplo.
O livro traz informações sobre o desenvolvimento de vários jogos, de gêneros variados, alguns de empresas gigantescas, outros feitos por equipes minúsculas, ou até mesmo por uma única pessoa. E nessas variações, podemos ver os mesmos problemas, em graus diferentes, bem como quão satisfatório pode ser a experiência de criar um jogo, ou o quão frustrante é ver anos de trabalho sendo descartados.
O título desse livro não poderia ser mais poeticamente adequado.
comentários(0)comente



Inominável 16/02/2022

As desventuras do desenvolvimento
Contando detalhadamente em cada capitulo o milagre que é sair um jogo, da sua ideia inicial ao inferno do desenvolvimento até a angustia de finalmente lançar ao mundo o seu filho que foi concebido com tanto sague, suor e pixels.
Esse livro nos deixa como expectador do desenvolvimentos de jogos das ultimas gerações, acompanhando bem de perto como da sua ideia inicial até o seu lançamento, passando por todos os estágios e dificuldades que as equipes passam, do diretor aos programadores sofrendo toda a pressão com prazos e custos de tudo que envolve o projeto, a gente se desespera junto com eles a cada dificuldade e nos aliviamos juntos quando tudo dá certo no final de tudo, é uma leitura de tirar o fôlego em alguns momentos, nos estressamos e vibramos juntos com todos os envolvidos, são fortes as emoções sentidas aqui.
Recomendo para todo aquele que tem a curiosidade de saber como é o desenvolvimento de um jogo e o quão dificil é lançar um jogo desses.
comentários(0)comente



Victor Antonio 01/08/2021

Eu acabei de ler o sangue, suor e pixels, e foi uma experiência interessante de leitura, pois eu faço um curso de desenvolvimento de jogos e já estou no projeto final. E eu fiquei impressionado com a história de certos desenvolvimentos de jogos que eu adoro como dragon age e diablo, e quão difícil foi.
comentários(0)comente



Drugue 13/07/2021

Sangue, Suor e Pixels: Os Dramas, as vitórias e as curiosas histórias por trás dos vídeogames
Desenvolvimento de jogos foi algo que já passou pela minha cabeça, sabe? Não era um sonho, não, nem perto disso, mas me parecia uma forma agradável de passar meus dias afinal eu estava me formando em Ciência da Computação, a grande maioria da galera da área que não vai para o lado acadêmico acaba passando os dias trabalhando como programador, por que não unir isso aos jogos que eu tanto amo e trabalhar nessa área? Bom, pensando nisso eu resolvi escrever meu TCC sobre desenvolvimento de jogos e desenvolver um joguinho simples, um shooter side scroller só pra ver no que dá, bom, deu é em trabalho, muito trabalho...rs Eu passei umas boas horas em sites de musicas CC buscando as musicas certas, os sons certos, passei bastante tempo discutindo a jogabilidade, mais tempo ainda conversando sobre cada arte que seria necessária para o jogo e um tempo maior ainda consertando bugs, o mais rápido foi programar a porra toda, mas fazer funcionar 100% do jeito que eu tinha visualizado, ah, ai que morou o problema, bom, ao final de tudo meu trabalho me fez me formar com um 9, mas também me fez desistir dessa vida de desenvolver jogos...rs Mas mesmo assim eu ainda fiquei muito curioso pela área e quando vi "Sangue, Suor e Pixels" que prometia contar um pouco do desenvolvimento conturbado de grandes jogos, eu não podia não lê-lo, ainda mais quando o autor é ninguém, mais ninguém menos que Jason Schreier que tem ai uma carreira de furos jornalísticos nessa área, o livro tinha que ser bom, né? E é mesmo.

Você já parou para prestar atenção na quantidade de nomes que aparecem nos créditos dos games? Já parou para pensar que cada pessoa ali tem uma vida e gastou tempo dela para desenvolver esse jogo que te proporcionou esse momentos de diversão? Pois é, esse livro é sobre essas pessoas, é sobre a vida delas, as batalhas diárias que são travadas para que os jogos sejam lançados, sobre como é trabalhar sabendo que você vai ter que trabalhar ainda mais algumas semana pra frente, sobre como é trabalhar sabendo que você está demitido, mas que já trabalhou tanto naquele projeto que sua maior vontade é para que ele saia e seja um puta sucesso para que quem sabe alguém veja seu nome ali e te convide para um novo time, é sobre luta, sobre sangue, suor e lágrimas, os pixels ficam pra depois e vou te falar que lendo esse livro e sinceramente não consigo nem pensar em quem ainda defende a pirataria, e aqui eu não to falando de "preservar a história dos games" to falando do pirateiro safado que não pode ver um lançamento que já vai baixar um torrent, sabe? Então, dele... Depois que você tem esse olhar em quanto tempo, dinheiro, esforço e principalmente saúde são gastos para lançar um jogo, você não tem como defender a pirataria de lançamentos de verdade.

Esse livro também revela a triste realidade da indústria e que eu ouso dizer que é na verdade a triste realidade de toda a indústria de desenvolvimento, por que eu já vi muita gente fazendo as mesmas coisas para entregar outros tipos de software, sabe a galera realmente da o sangue, a galera realmente entra em burnout, a ponto de muitas vezes ficarem meses sem ver a família apenas para lançar um jogo que muitas vezes pode ser destruído nas resenhas. É possível que você não goste do jogo, ou mesmo desse livro, mas é impossível que você não se envolva com essas histórias de pessoas reais dando a vida por uma sonho, vou te falar que a história de Star Wars 1313, principalmente a parte final, com a carta do diretor me deixou de verdade com os olhos marejados e uma vontade sincera de abraçar essa galera toda, não tem nem comparação, óbvio, mas eu sei o quanto me dói toda vez que eu jogo fora um projetinho, seja um blog, um Instagram, uma página, qualquer besteira, sabe? Tipo eu realmente me dedico aquilo e mesmo não sendo nem de longe comparável com as horas de trabalho e o amor que o pessoal dedica a esses jogos, eu já fico bem chateado quando preciso encerrar o projeto, agora coloque tudo isso em perspectiva a quantidade de trabalho, de horas gastas e principalmente de horas extras, horas que essas pessoas deixaram de estar com a família, com aqueles que amam, para desenvolver um projeto que no final, infelizmente foi pro lixo, sabe? E isso realmente me tocou e me fez sentir no coração a dor expressa nessa carta.

"Sangue, Suor e Pixels" é um livro "obrigatório" pra quem se diz apaixonado por games e um livro muito interessante, mesmo pra quem só joga de vez em quando. Ele da umas boas perspectivas sobre toda a indústria e o que provavelmente está errado nela e te deixa pensando em como você fica no meio de tudo isso, eu realmente fiquei pensativo e ainda não sei como eu me sinto com tudo isso, mas o que eu sei é que agora eu amo ainda mais esses benditos joguinhos e queria muitos outros livros assim...

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/04/sangue-suor-e-pixels-os-dramas-as.html
comentários(0)comente



Lucas.Wijk 04/04/2021

Fantástico! Para quem gosta de acompanhar os bastidores da indústria dos videogames ou para quem tem curiosidade de saber como funciona o mercado de desenvolvimento de jogos, envolvendo seus problemas, a luta constante contra prazos, incertezas de sucesso e a péssima condição de trabalho de desenvolvedores, esse livro é um prato cheio.

Já acompanhava as reportagens do Jason Schreier para a Kotaku (e agora Bloomberg) e amo a sua escrita. Li o livro em português e posso dizer que a tradução está excelente, apesar de algumas passagens estranhas que eu não sei se são causas da tradução ou da transcrição literal de algumas citações das entrevistas feitas pelo autor.

De qualquer forma, indico o livro a qualquer público que se interesse pelo tema!
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2