Sangue, Suor e Pixels

Sangue, Suor e Pixels Jason Schreier

Resenhas - Sangue, Suor e Pixels

Renan Barcelos 15/03/2021

Uma resenhícula
𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗮𝗯𝗮𝗶𝘅𝗼 𝘁𝗲𝗺 𝗹𝗶𝗻𝗸 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝘃𝗶́𝗱𝗲𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀, 𝘀𝗲 𝗴𝗼𝘀𝘁𝗮𝗿 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲 𝗻𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 :)

Esse é uma obra do jornalista Jason Schreier comentando sobre o desenvolvimento de uma série de jogos famosos da indústria, tanto AAA quanto indie. Entre as obras abordadas estão The Witcher 3, Stardew Valley, Shovel Knight, Dragon Age Inquisition e Uncharted 4.

É muito interessante ver os percalços que os jogos tiveram, que vão desde mudanças na equipe principal a reinicializações completas, além de adiamentos constantes para corrigir elementos mal-pensados ou que simplesmente não teriam como ser finalizados a tempo.
Os bastidores de todos esses jogos, muitos dos quais foram extremamente bem-sucedidos em importantes para suas épocas, se mostra bastante atribulado e cheio de dores de cabeça, noites mal dormidas e um crunch eterno por parte dos funcionários.

É interessante ver o Schreier comentando sobre as obras e mencionando o esforço homérico dos devs para que sejam finalizadas de uma forma que parece até mesmo tratar a prática do crunch como algo apreciável, como se fossem heróis lutando contra o universo para conseguir terminar obras aclamadas da melhor forma que podem (geralmente com vários cortes de funcionalidades e ideias mesmo assim). Isso é muito diferente do Schreier atual, que detesta essas perspectiva e massacra empresas que seguem isso.

Não sei dizer se a minha impressão sobre a opinião dele que está errada, e fica camuflada meramente porque está usando uma linguagem neutra, que acaba refletindo o próprio humor dos desenvolvedores, apaixonados pelo o que fazem, ou se realmente ele via com bons olhos todo esse panorama e da escrita do livro para a atualidade acabou mudando de opinião sobre esse aspecto da indústria.

Em todo caso, é uma obra muito boa de se ler, para quem gosta de jogos e quer entender melhor sobre como são feitos. Como ele cita alguém dizer no livro, é um milagre que jogos sequer sejam finalizados.

site: https://www.youtube.com/watch?v=iTdb2oFIAOE

joaovictormo 18/02/2021

Livro excelente, tradução preguiçosa
Dei 5 estrelas pelo conteúdo do livro ser excelente, contando e explicando o atribulado processo de desenvolvimento de 10 jogos diferentes.

Com esse livro, podemos entender melhor o que acontece nos bastidores dessa indústria que nos move tanto, e sentir um pouco a dor e a paixão que carregam as pessoas que decidem atuar nesse ramo.

Algo notável na versão brasileira é a tradução, mas infelizmente, de forma negativa.
Não comprometeu meu entendimento, mas por vezes me tirou do "fluxo" de leitura, com traduções diretas de expressões que não fazem sentido em português, ou com algumas palavras que nem foram traduzidas (alguns "and" perdidos no meio do texto).

A impressão que dá é que foi utilizada uma ferramenta de tradução automática em vários trechos.

Mas reitero, o livro é excelente, e apesar da tradução parecer preguiçosa, não atrapalha tanto assim.

Vale muito a pena a leitura para quem se interessa em entender um pouco melhor de que forma os videogames são feitos.

Thiago 14/01/2021

Faz jus ao título
Não é exatamente uma história dos videogames. A obra mostra as dificuldades que desenvolvedores (em equipe ou sozinhos) enfrentam na produção de um game. Cada capítulo aborda a criação de um jogo.

LOSK 05/01/2021

Ótimo livro para quem tem interesse na indústria de videogames. Realmente abre muito a perspectiva de como é o desenvolvimento de jogos. Recomendo muito.