Renan Barcelos 15/03/2021
Uma resenhícula
𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗮𝗯𝗮𝗶𝘅𝗼 𝘁𝗲𝗺 𝗹𝗶𝗻𝗸 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝘃𝗶́𝗱𝗲𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀, 𝘀𝗲 𝗴𝗼𝘀𝘁𝗮𝗿 𝘀𝗲 𝗶𝗻𝘀𝗰𝗿𝗲𝘃𝗲 𝗻𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 :)
Esse é uma obra do jornalista Jason Schreier comentando sobre o desenvolvimento de uma série de jogos famosos da indústria, tanto AAA quanto indie. Entre as obras abordadas estão The Witcher 3, Stardew Valley, Shovel Knight, Dragon Age Inquisition e Uncharted 4.
É muito interessante ver os percalços que os jogos tiveram, que vão desde mudanças na equipe principal a reinicializações completas, além de adiamentos constantes para corrigir elementos mal-pensados ou que simplesmente não teriam como ser finalizados a tempo.
Os bastidores de todos esses jogos, muitos dos quais foram extremamente bem-sucedidos em importantes para suas épocas, se mostra bastante atribulado e cheio de dores de cabeça, noites mal dormidas e um crunch eterno por parte dos funcionários.
É interessante ver o Schreier comentando sobre as obras e mencionando o esforço homérico dos devs para que sejam finalizadas de uma forma que parece até mesmo tratar a prática do crunch como algo apreciável, como se fossem heróis lutando contra o universo para conseguir terminar obras aclamadas da melhor forma que podem (geralmente com vários cortes de funcionalidades e ideias mesmo assim). Isso é muito diferente do Schreier atual, que detesta essas perspectiva e massacra empresas que seguem isso.
Não sei dizer se a minha impressão sobre a opinião dele que está errada, e fica camuflada meramente porque está usando uma linguagem neutra, que acaba refletindo o próprio humor dos desenvolvedores, apaixonados pelo o que fazem, ou se realmente ele via com bons olhos todo esse panorama e da escrita do livro para a atualidade acabou mudando de opinião sobre esse aspecto da indústria.
Em todo caso, é uma obra muito boa de se ler, para quem gosta de jogos e quer entender melhor sobre como são feitos. Como ele cita alguém dizer no livro, é um milagre que jogos sequer sejam finalizados.
site: https://www.youtube.com/watch?v=iTdb2oFIAOE