Édipo Rei Sófocles

Resenhas - Édipo Rei

Gansh 21/02/2023

Destino trágico
Apolo causou a dor e o destino trágico de Édipo, se não fosse uma história horrível seria cômica, é um livro de reflexões, que traz preconceitos da época, não recomendo a leitura para quem não gosta muito de clássicos, a Linguagem não é difícil só é meio complicada no começo até se acostumar, o formato do texto está em formatação de peça teatral, a edição é linda, bem escrita, pequena e prática de levar aonde for.

Nathalia184 28/02/2023

O livro sobre problemas com painho original, em uma tradução bem acessível - até para leigos.

Acho que me diverti mais do que deveria com esse livro, lembrando de piadas envolvendo esse clássico. Mas sempre bom entrar em contato com as obras consagradas da literatura mundial.

Rebeca292 21/03/2023

Édipo, o amaldiçoado
"Os sofrimentos são inda maiores quando autor e vítima são uma só pessoa".

Me deu pena de Édipo, coitado...

Gio Lopes 09/04/2023

Tragédia - Édipo Rei - Sófocles
Essa tragédia não é uma leitura fácil, mas essa característica também a deixa mais intensa e triste.
As falas e forma que é escrita intensifica toda a história de Édipo que é autor dos males, porém é muito mais vítima que vilão.
Sua história mostra que não é possível ter o controle de nada, então, apesar de tanto evitarem o seu trágico destino tudo o leva a ele. Mas pensando por um lado será que o destino não passou a ser dele quando tentaram evitá-lo?

O homem que assassina o pai e desposa a mãe sem ter consciência de nada merece tudo o que sofreu? Só sinto pena de toda essa situação e o que penso é que se o rei não recebesse a profecia e tivesse se apavorado abandonando seu filho, talvez, existiria a possibilidade de nada disso ter acontecido.

Matheus 09/04/2023

Tragédia causada pelos deuses
Já conhecia a história desse livro, até mesmo porquê se trata de uma obra de arte a qual se faz muita referência, mas ao le-lô devido a forma que foi escrita, senti a dor de Édipo de um jeito diferente e intenso, não o responsabilizo pela sua tragédia, nem acho merecida a punição, pois se trata ao meu ver de mais um dos jogos que os olimpianos fazem com a humanidade, pois ao revelar a profecia, uma vez aos pais, e outra ao filho, fez com que ela se torna-se real.

tata 24/04/2023

F*da esse cara é f*da
Comecei a ler esse livro meio a contragosto, porém foi um livro que prendeu minha atenção e agradou

de começo já temos uma investigação de assassinato e com o passar da história e descobertas, você fica ???

um livro bem interessante, com reviravoltas e descobertas que te prendem ainda mais para o desenrolar, mto bom.

jeslendo 27/04/2023

É um livro que precisei ler para a faculdade e achei que seria bem chato, difícil de entender... mas foi totalmente diferente do que estava esperando, sendo até bem divertido e uma leitura fácil. A história me envolveu muito e eu devorei as páginas.

leomnds 21/05/2023

Édipo Rei
A grande tragédia de Sófocles, escrita em 450 a.C., revela uma situação inusitada: o filho mata o pai e casa com a mãe sem saber. Édipo ficou amplamente conhecido quando Freud o usou para explicar a atração de um filho pela mãe, embora precisemos dividir muito bem as duas figuras. Édipo é usado por Freud como um exemplo de relação consciente com a mãe; entretanto, na peça, Édipo é a maior vítima de tudo o que aconteceu. Foi abandonado e adotado pelo rei Pôlibo e, depois, fugindo da profecia de matar seu pai, acaba por feri-lo em uma briga na estrada. Chegando a Tebas, Édipo acaba se tornando rei da cidade e se casando com Jocasta, sua mãe e recente viúva. Realmente, uma ótima tragédia..

Gláucia 12/06/2023

Édipo Rei - Sófocles
Não é o tipo de leitura que eu faço imaginando se tratar de entretenimento, sempre um dos meus principais objetivos. É mais do tipo que eu faço no intuito de conhecer a fama por trás da obra, as grandes obras que fazem parte do conhecimento humano que nos faz sentir quase uma obrigatoriedade de conhecer. E nesse sentido foi bom, é muito impressionante como um livro tão antigo permaneceu vivo ao longo dos séculos a ponto de dar nome a um complexo de ordem psicanalística. Falamos sempre o nome, conhecemos o conceito e acho importante conhecer a origem. Além de dar real sentido à expressão tragédia grega.

@entre.as.paginas 21/07/2023

Édipo rei é uma das tragédias mais complexas que já li. Fácil de entender, mas problemática demais! Gostei muito da leitura e me lembrou muito Electra!

iwantedtobeabird0 21/08/2023

"tu somente és teu próprio inimigo."
É o primeiro clássico(e tragédia grega)que leio, e sinceramente, gostei muito.

A narrativa é muito bem construída, ja conhecia a história, e mesmo assim pude me impressionar com a forma e a ordem que cada fato era narrado.

Édipo não tem culpa de nenhuma desgraça que recaiu sobre ele, foi obra do destino, é injusto suas punições quando ele não tinha noção de nada, ao meu ver, Édipo não merecia ser punido.

Sófocles questiona a felicidade, só podemos classificamos como felizes ou infelizes ao final da vida, pois ela é cheia de reviravoltas.

"Assim, não consideremos feliz nenhum ser humano, enquanto ele não tiver atingido, sem sofrer os golpes da fatalidade, o termo de sua vida."

Vinícius Tyrone 26/08/2023

Édipo
Muito doido pensar que essa história foi escrita em 500 antes de Cristo e ainda ser tão famosa nos dias de hoje. Uma pena não termos as várias outras histórias que Sófocles escreveu e foram perdidas. Édipo é muito bom de ler e bem rápido. Vale a pena.

Fabio.Nunes 29/08/2023

Profecia vs Liberdade
Édipo rei - Sófocles
Editora: Zahar, 2018.

Todos já ouvimos falar do famoso complexo de Édipo, trazido à tona pela mente de Freud. Mas de que fonte ele bebeu para construir essa ideia de uma criança do sexo masculino rivalizar com o próprio pai em busca da mãe?
Daqui, de Sófocles.

Uma tragédia que nos conta a história de Laio, rei de Tebas, que recebe de um oráculo a profecia de que será assassinado pelo próprio filho. Quando este nasce, o rei ordena que o bebê seja assassinado. Mas a criança é salva e criada em Corinto por pais adotivos. Daí pra frente é só desgraça, pois Édipo cresce, mata Laio numa encruzilhada, vai a Tebas, vence a poderosa esfinge, se torna o rei, e se casa com a rainha Jocasta (sua própria mãe), tendo filhos com ela.
Sendo uma obra de muitos séculos, creio não ter trazido spoiler algum aqui.

Excelente leitura, que você mata num dia.

"Sendo assim, até o dia fatal de cerrarmos os olhos não devemos dizer que um mortal foi feliz de verdade antes de ele cruzar as fronteiras da vida inconstante sem jamais ter provado o sabor de qualquer sofrimento!"

Posta a indicação, fiquei me perguntando sobre o famigerado oráculo:
- se Laio não acreditasse em profecias teria toda a tragédia ocorrido?
- ou oráculos só servem para nos retirar a liberdade de ação, criando uma forte indução psicológica?
- vc acredita em tarô e outras "artes" proféticas?

MissMel 15/09/2023

Édipo Rei
Édipo Rei é uma das tragédias gregas clássicas mais famosas existentes. Curiosa, fui logo ler, e posso dizer que é interessante sair da zona de conforto e explorar novos horizontes. No entanto, Édipo Rei é diferente por ter uma escrita como uma peça teatral e mais densa.

A história mostra Édipo em uma jornada de descoberta para encontrar uma cura para a praga que assola a cidade, e ele se depara com a revelação de que é filho de Laio e Jocasta. Jocasta, chocada com a situação, comete suicídio, e Édipo machuca seus próprios olhos como forma de punição diante dessa situação.

Recomendo? Talvez, mas para alguém que deseja explorar a leitura de uma tragédia grega, acho que é uma boa opção!