Édipo Rei Sófocles

Resenhas - Édipo Rei

mpettrus 31/12/2022minha estante
Feliz 2023, Alexsander!! ???????

Alex 31/12/2022minha estante
Feliz ano novo, petrus, que seja um ano repleto!!!

mat 16/10/2020

Monumental

Autor: Sófocles ??

Nota: ???? (4/5)

Primeira tragédia do ciclo tebano, a obra que Freud se apropriou para formação de sua teoria fala sobre julgamento, arrogância,  ignorância e felicidade. Ela parte do mito do jovem que matou o pai e casou com a mãe; foi muito interessante perceber como o causador das próprias desgraças foram os humanos, apesar da profecia de Apolo, tudo o que aconteceu foi devido as escolhas dos personagens. Édipo foi alertado várias vezes para esquecer a investigação sobre sua origem e sobre a busca do assassino do Rei Laio,  a peça termina com a conclusão que ninguém pode julgar um homem feliz antes de sua morte. O final é tem cenas violentas e tristes,  mas muito poético. É difícil enumerar todos os fatores que fazem dessa obra um dos clássicos mais monumentais da literatura, mas um dos seus pontos fortes é a qualidade do texto e a universalidade do tem dela, a felicidade.

Essa é mais uma das obras que eu tinha medo da complexidade e de não entender, mas agora, com a leitura finalizada percebo que não vale o medo, e me encoraja para ler a Ilíada e a Odisséia de Homero ano que vem, outras obras consideradas "difíceis".
Eduardo 17/10/2021minha estante
Li essa peça quando estava no ensino médio, achei impressionante. Quanto à Ilíada, li uma tradução do Odorico Mendes e foi bastante difícil de entender, mas valeu a pena o esforço da leitura. Ainda não li a Odisséia.

Dani 04/10/2022

Uma boa tragédia da literatura grega
Confesso que foi um livro que a leitura flui muito bem, apesar da história ser triste, possui um amplo significado sobre destino e felicidade. Gostei bastante.
Victor415 15/07/2023minha estante
Me empresta amorrrrr

fabb1998 06/01/2022

leitura instigante
Comecei édipo rei já sabendo o plot, mas mesmo assim me conectei ao sofrimento do coitado e me angustiei um pouco, embora a maior parte do tempo eu tenha me divertido. Sim, sou confusa.
Jotta Cavalcanti 06/01/2022minha estante
Não sei essa versão mas as discussões na mais bela linguajar erudita faz a leitira bem mais divertida apesar dos pesares ... Lembrando das discussões de Tiresia e Édipo ?

Daniel 22/12/2018

Uma tragédia edipiana
Clássico da literatura universal, considerada por Aristóteles em sua Poética como uma das obras máximas da tragédia grega, a trama de Édipo Rei gira em torno do mito de Édipo, filhos dos reis Laio e Jocasta de Tebas, cujo destino trágico é traçado por um oráculo no momento de seu nascimento: assassinar o próprio pai e casar -se como a mãe. Na tentativa de fugir desse infortúnio, Laio decide abandonar o bebê recém-nascido à morte, mas como em tudo na mitologia grega, nada ocorre conforme o planejado. Vivo e já adulto, Édipo sai pelo mundo em busca de sua origem, mas suas escolhas e ações levam a graves consequências.

A narrativa de Édipo, mais do que um simples mito ou ficção milenar, representa um dos motivos mais impactantes da história da Literatura ocidental. Escrita no século V a.c., a imortalidade da peça se dá pela presença de temas ao mesmo tempo fascinantes e complexos, como o destino, as escolhas humanas e a eterna luta do indivíduo contra o mundo que o cerca. Édipo é vítima não das mazelas do destino, mas de suas próprias escolhas geradas pela ignorância da realidade. É essa ignorância, o medo do não-saber, a incerteza diante da vida, que leva os seres humanos às ações mais impulsivas e equivocadas.
Tornado célebre pelos estudos de Freud no século XX, que utilizou a alegoria do mito como o modelo para o seu Complexo de Édipo, peça-chave da psicanálise, Édipo Rei ainda hoje é uma das obras fundamentais da literatura clássica, fascinante e chocante em toda a sua intensidade.

Francini Aguiar EeP 19/03/2019

Surpreendente
Uma história de deixar tonta, com muitas reviravoltas malucas

Kelly Moura 15/11/2019

Clássico
Nunca li um texto neste formato, como peça teatral. Gostei bastante! O livro tem um pouco mais de 100 páginas. Leitura rápida e, como todo clássico, vale a pena sempre!

Joana 07/01/2020

Interessante
Acho que todos temos uma noção da história de Édipo, o interessante aqui foi descobri-la na íntegra. Eu nunca tinha lido um livro de texto teatral e confesso que gostei. Ele é bem curtinho e a leitura segue sem dificuldade. Recomendo a todos.

Patlov 15/03/2020

Valeu por ter conhecido a obra
? lido | Não foi um livro que me prendeu. Não é aquela estória cheia de emoção, mas não quero criticar, pois acredito que sou eu quem não sabe apreciar esse tipo de obra mesmo.
Eu li unicamente para entender a estória por detrás da tal ?Sindrome de Édipo? e para minha surpresa, o que aconteceu com Édipo não foi algo pensado, ele não rejeitou o pai Laio e conscientemente se apaixonou pela mãe, Jocasta.
Ele viveu uma infelicidade do destino, uma tragédia na verdade, a maior do teatro grego.
Fiquei com dó do cara.
A leitura valeu a pena, pois me trouxe conhecimento sobre esse personagem tão famoso.
Esse é o conteúdo do livro ?Édipo Rei?, escrito por volta de 427 a.C. pelo dramaturgo Sófocles e lido por mim em 08/03/2020.

J.P. Lima 18/03/2020

Destino?
Édipo decifrou os enigmas da esfinge, contudo, jamais o enigma da propria vida. Um fim trágico, sem dúvidas!

Amanda 28/04/2020

Édipo Rei
A história de Édipo me interessou desde que tive aula de psicanálise com meu professor de filosofia/sociologia. Finalmente tive a oportunidade de ler e gostei bastante! Achei um pouco cansativo por causa da linguagem usada, mas a história é bem interessante.

Luísa Anjos 16/05/2020

?Édipo Rei? foi o meu primeiro contato com o teatro grego na sua forma mais original e clássica. Muito provavelmente uma das peças gregas mais reconhecidas e proeminentes nos tempos atuais, o drama do homem que assassina o próprio pai e desposa a mãe também nos apresenta muito sobre a sociedade, as crenças e a dramaticidade da Grécia Antiga.
Atribuído àqueles versos ritmados, conhecemos a história da cidade de Tebas, onde uma praga vem desolando os moradores. Nesse momento entramos em contato com a cultura helênica, não apenas pela referência aos deuses e a criaturas, mas também pela consulta ao oráculo e pela própria organização da cidade.
Descobrimos que essas pragas são lançadas em ordem de destruir uma terra onde um terrível crime foi cometido. Após a consulta ao oráculo, revela-se que há um traidor na cidade: assassinou o antigo rei, casou-se e teve filhos com a mulher que é sua mãe. O rei, Édipo, define então que se o traidor se apresentar, a punição será o exílio. No entanto, caso seja descoberto, a punição será a morte. O rei não sabia que o traidor era ele mesmo.
Ao longo da história acompanhamos a descoberta de Édipo quanto às suas origens e ele próprio passa por muitas crises existenciais, questionando-se quem ele é de fato. A verdade parece óbvia para quem lê já conhecendo a história, mas Édipo não aceita seu destino até o último ato e recorre a todo o tipo de ajuda para confirmar que não o traidor de Tebas. O encaixar das peças se dá quando um senhor de idade, servo do antigo rei, confirma o que já se receava.
A história então apresenta sua linha do tempo: Laio e Jocasta, rei e rainha de Tebas, não conseguiam ter filhos, porém era necessário que alguém tomasse o posto após sua morte. Depois de muito esforço, Jocasta engravida e Laio decide consultar o oráculo para o destino de seu filho e descobre que ele está destinado a matar o pai e desposar a mãe. Diante dessa situação, Laio encarrega um de seus servos para deixar o recém-nascido na base de um morro. Ali, um casal de camponeses encontra a criança e decide criá-la. Ao crescer, Édipo também consulta o oráculo para si e recebe a mesma resposta. Ele resolve, pelo bem da própria família, sair de casa e, na direção de Tebas, encontra-se com um homem e, em conflito, o executa. Esse homem é ninguém menos que seu pai, rei Laio, que deixou a cidade também para consultar o oráculo e tentar descobrir como livrar a terra de outra praga que a assolava na época. Dessa forma, Édipo concretiza a primeira parte de seu destino.
Chegando em Tebas, depara-se com a Esfinge, que lançava aquelas pragas e propunha um enigma que a resolveria: qual animal anda de manhã com quatro pernas, à tarde com duas e à noite com três? A recompensa para o acerto desse enigma é o trono do rei, que já havia morrido, e o matrimônio com Jocasta. Édipo resolve o enigma, respondendo que o animal era o homem e ganhando as recompensas prometidas. Após anos de calmaria, uma segunda praga atinge a cidade e é nesse momento que a peça começa. A partir daí, diversos fatos e discussões são postas à prova, mesmo com Édipo negando até o fim a realidade.
Ele então, completamente envergonhado e para evitar o peso dos olhares dos outros, cega a si mesmo após o suicídio da própria mãe e se exila de Tebas acompanhado de sua filha, Antígona, que o ampara até o fim da vida.
Édipo Rei é a primeira peça do conjunto conhecido como ?Trilogia Tebana?, escrito por Sófocles. Nos revela muito sobre a alma humana e como as organizações sociais e culturais exercem poder sobre nós.

Vanessa Moreira 10/06/2020

Um clássico que merece ser lido, leitura super rápida! Livro sensacional, essa coleção da zahar é perfeita

>.< thay >.> 05/08/2020

Desgraça pouca é bobagem!
Um clássico da humanidade!

Quanta desventura caiu sobre ti, pobre Édipo!