Melhores Contos de Lygia Fagundes Telles

Melhores Contos de Lygia Fagundes Telles Lygia Fagundes Telles

Resenhas -

malu 24/04/2024

Que delicia, que calma, que deleite ler esse livro. passei ótimos momentos acompanhadas dos contos da lygia, que em 5, 10 ou no máximo 20 páginas conseguia fazer meu dia melhorar. quero ler mais livros de contos!

Lua 03/11/2023

Simplesmente incrível!
O meu conto preferido foi "Verde amarelo Lagarto", "Herbário" e "Pérolas". Enredos muito envolventes, com um tom de mistério, em que a autora nos faz mergulhar na alma, não ao nos pensamentos dos personagens. Recomendo! A narrativa pode ser um pouco complexa para quem não gosta do discurso indireto livre. Mas vale a pena tentar.
Lira Juazeiro 15/11/2023minha estante
Eu quero esse livro ?

O Garrancho 25/02/2023

Espetáculo com aplauso mais do que garantido
Com seleção de Eduardo Portella, a coletânea “Melhores Contos”, de Lygia Fagundes Telles, dá ao leitor uma mostra representativa da contística da grande dama da nossa literatura brasileira.

A publicação, que sai pela editora Global, reúne 16 contos de Lygia, dos quais 10 foram releituras para mim.

Desde março de 2022, estou me dedicando a ler todas as obras que tenho da autora e que ainda não havia lido. E a cada volume me surpreendo – ora, não é à toa que La Telles foi cotada a receber o maior prêmio literário de todos, o Nobel.

Aqui li pela primeira vez “Herbarium”, “Pomba enamorada e uma história de amor”, “Seminário dos ratos”, “Noturno amarelo”, “A presença” e “A mão no ombro”.

Pode parecer lugar comum, mas preciso reiterar o quanto o texto ficcional de Lygia nos seduz com seus personagens enigmáticos, atormentados por sua (e nossa também, é claro) incapacidade de fugir da velhice e, portanto, da própria morte. Numa dinâmica não entreguista nem facilitadora, os finais em aberto dos contos convocam seus leitores à decifração, ou melhor, à imaginação. O que a escritora desejava mesmo, como ela sempre nos disse, é que fôssemos seus 🤬 #$%!& mplices.

É possível destrinchar, esmiuçar a sintaxe lygiana com vistas a investigar a sua construção narrativa – quantos já o fizeram, não é verdade? Agora, esse mesmo olhar apurado não raro esbarrará numa matéria bruta, que é o biscoito fino do texto de Lygia, a palavra – precisa e sempre despida de afetações.

E que talento para a criação de ambientes! Sem medo de cometer exageros, afirmo: o conto “As formigas”, nesse e em outros quesitos, flerta com a perfeição.

“Quando minha prima e eu descemos do táxi já era quase noite. Ficamos imóveis diante do velho sobrado de janelas ovaladas, iguais a dois olhos tristes, um deles vazado por uma pedrada. Descansei a mala no chão e apertei o braço da prima. – É sinistro.”

Para Ricardo Ramos, a obra de Lygia “merece a melhor atenção da crítica e o aplauso do grande público”. De minha parte, é o que tenho feito – lendo, relendo e panfletando com entusiasmo as histórias de um dos maiores nomes da ficção brasileira.

site: https://www.youtube.com/@OGarrancho

gabrielle.brambilla 13/02/2023

Melhores Contos
Não tenho propriedade para julgar se essa seleção de contos são os melhores da Lygia (li poucos fora esses), mas vou essa seleção de contos é maravilhosa, dos melhores que já li.
A escrita, a forma como as histórias são tão diversas, como a narração é tão singular em cada uma, as vozes dos personagens, a criatividade... Faz tudo ser único e prazeroso de passar para o próximo conto com o anterior ainda fresco na cabeça.
Os meus favoritos foram:
- Antes do Baile Verde
- As pérolas
- Herbarium
- A confissão de Leontina !!!!!
- Noturno Amarelo

Giovanna 22/11/2022

que mulher senhoras e senhores
Tive que ler esses contos pra escola e me surpreendi por ter gostado. Não sou muito fã de contos, mas Lygia é uma escritora tão boa que eu consegui colocar isso um pouco de lado. Adorei a maioria das temáticas que ela abordou, porém não posso esconder que tiveram contos que não gostei e achei desnecessário.
No geral recomendaria a leitura mesmo ela não sendo exatamente o meu estilo!

aleticiacarolina 08/06/2022

que sofrimento
um dos livros que mais demorei pra concluir, achei a leitura densa e muitas vezes difícil de compreender, apesar de ter gostado de varias histórias.

Lis 18/12/2021

A escrita e o desenvolver das historias da Ligia sao muito muito bem feitas, o que ja era de se esperar. Alguns contos você vai ler por 2 horas independentemente do tamanho dele, pois você tem que ir analizando-o em quanto voce vai lendo. Como li para a escola, a leitura nao foi feita com muita boa vontade hahaha, mas eu gostei.

jascosmic 11/09/2021

livro chato odiei ..................................................................................

Isa Bom O 07/06/2021

Que contos...
Os contos da Lígia Fagundes Teles são incríveis, bem pensados, loucos porém tudo tem sentido e relação. Eles fazem nós refletirmos sobre a sociedade e atitudes do ser humano de uma forma literária e mais complexa. Recomendo e creio que já tenho um passo à frente para ler Clarisse Lispector em...

Luiza 21/11/2020

Incrível
Me apaixonei pela Lygia!
Que livro sensacional!
Forte,crítico e profundo de um jeito sensível e acessível ?

Amanda 09/04/2020

Certifique-se que gosta da escrita de Lygia Fagundes Telles
Não foi a leitura mais agradável que tive. Pouquíssimos contos realmente me interessaram, mas teve um ou outro da qual realmente gostei muito. De maneira geral, o estilo da escritora não me agrada.

Ana Duarte 29/03/2020

Leitura complexa
Difícil, intrigante, intimista e rodeado de histórias femininas fortes, porém a escrita de Lygia, para mim, se tornou cansativa e quase acabei desistindo da leitura, mas com o estímulo, e algumas dicas de uma professora de literatura acabei terminando, e compreendendo muito mais a intenção de cada conto, e o modo como cada detalhe, mesmo que entre linhas, possuíam significados bem mais profundos do que pareciam de primeiro momento.

Pra quem gosta de ótimas reflexões e leituras complexas, recomendo!

Karlan.Yury 24/08/2019

Para um público específico
Minha nota é influenciada, obviamente, por meu gosto pessoal; logo, percebe-se que não sou fã do gênero da obra. Acho que essa é a única explicação possível, pois ao ler resenhas e opiniões alheias, me perguntava como não via a mesma coisa; na verdade, achei entediante.
Drica 03/03/2020minha estante
Realmente, quando a gente se depara com um gênero que não é muito apreciado dá uma sensação de tédio, mas eu acho que a gente deve ler o que gosta. Se para você não serviu e pra mim serve, está tudo certo. Cada um na sua vibe!