O Ano Em Que Tudo Mudou

O Ano Em Que Tudo Mudou Yara Prado

Resenhas - O Ano Em Que Tudo Mudou

Teté 13/01/2023

O livro que eu mais me identifiquei na vida! Que história incrível. Chorei, ri, me estressei mas o mais importante eu me encontrei em cada página. Já perdi as contas de quantas vezes li, e vou ler novamente sim!!! Sensacional. Te amo, Lavínia.

Liv Zaidan 22/09/2022

O ano que tudo mudou!
Esse livro é de uma escritora da minha região, fiquei sabendo dele em um clube do livro. O livro tem una escrita boa, mas dá pra melhorar, senti que tinha muitos detalhes que não eram pertinentes e que não tinham necessidade, mas como esse foi o primeiro livro da escritura deixei passar. A história é um pouco cativante e os cap são divididos em meses (então 12 cap). Até o mês de julho mais ou menos, eu estava gostando bastante por causa dos processo de superação do trauma da lavinia, porém dps disso o livro já me cansou muito e demorei pra terminar, por que já sabia o quanto de detalhes não importantes iria ter que ler. O final é meio paia porém nn é ruim. Dou entre 3 e 3,5 estrelas

Bruna.Bookstagram 24/07/2022

Perfeito
Lavínia é uma adolescente normal que acabou o ensino médio há poucos meses. Ainda está perdida e não decidiu o que fazer com a sua vida.

Antes de falarmos que alguém não é capaz de mudar em tão pouco tempo, vamos lembrar dessa menina do livro. A história se desenrola mês a mês. Foca em uma perda imensa para Lavínia, são escritas muito fortes, e só quem perdeu alguém que ama, consegue sentir toda a dor que é passada naquelas linhas.

Não existe profissão ou sonhos que não te levam a lugar nenhum. Quando você se dedica a algo que gosta, tudo tem um jeito e até isso é colocado em jogo no livro. A paixão de Lavínia por algo que antes era só uma diversão, agora é o seu ganha pão.

Pessoas extraordinárias e novos amigos entram em nossas vidas sem nem ao menos percebermos. Amigos são amigos, mas nunca substituíveis, o livro tomou muito cuidado de não parecer que o buraco formado no coração da Lavínia fosse fechado com o aparecimento de novos amigos.

Em um dia eu comecei a ler e a noite terminei. Não tem como largar o livro, ele te prende do início ao fim. A história é simples mas o que prende você, são as emoções e sentimentos colocados ali dentro.

@_paralivreando_ 02/04/2022

Um ano é o suficiente
"Como é traiçoeira esta tal felicidade! Aparece quando menos esperamos e desaparece em um piscar de olhos."

Lavínia é uma adolescente recém formada do ensino médio, e como muitos, vive aquele momento "E agora? O que fazer? Universidade? Trabalho?"

Enquanto ela ainda reflete sobre isso e suas amigas já seguem por um destino traçado por elas mesmas, a vida pressiona Lavínia para amadurecer e tomar as rédeas de sua vida. Entretanto, a adolescente irá se deparar com momentos difíceis e inesperados, e com a ajuda de Beatriz, sua melhor amiga, terá que sobreviver aos piores momentos que alguém poderia passar, para só então, talvez, conseguir definir um rumo para percorrer.

"...dizem que o tempo cura tudo... O tempo não cura nada, somente faz com que você crie mecanismos de defesa para a dor e aprenda a conviver com ela."

De uma forma um tanto inesperada, Lavínia vive uma sequência de acontecimentos que parece leva-la cada dia mais para o fundo do poço.

A dor do luto, o fim de um relacionamento que parecia ser eterno, as incertezas e o medo de um futuro desconhecido são os temas que a autora nos traz nesse livro marcante.

E é entre cair e levantar que Lavínia irá encontrar pessoas que realmente surgem para salva-la e permanecerem em sua vida, não só em um momento difícil, mas para estar ao seu lado em todas as novas conquistas que realizar.

"A gente não se arrepende do que foi planejado, não é?"

Esse é o segundo livro da Yara que eu leio e estou adorando seus livros. Entretanto, já percebi que os próximos que irei ler terão uns dramas a mais. O que eu adoro, já que para mim, os livros não precisam ser somente de fantasias e coisas fora da nossa realidade. Livros como da Yara, que nos trazem momentos do dia a dia, ajudam-nos a refletir sobre nossas vidas, e muitas vezes a termos uma visão diferente de alguma situação ou dificuldade que estivermos vivenciando, direta ou indiretamente.

Se você, leitor, gosta dessa pegada mais realidade super indico esse livro, já se você prefere algo mais leve, então A Biblioteca da Nanda, da mesma autora, será ideal!

Ella82 29/12/2021

Melhor livro que eu já li
Esse livro foi o primeiro de autora brasileira que eu li na minha vida, a história prende a gente de uma forma muito boa eu recomendo para +14 por conta do que acontece na vida da Lavínia ali no começo.

Uma garota que acabou de sair do ensino médio e ela não sabe se quer fazer faculdade se quer fazer um curso técnico ela não sabe o que fazer da vida dela; a única certeza que elas têm é que ali a apoiando ela ela tem a mãe, as duas melhores amigas Rayane e Beatriz e o namorado dela o Daniel. Mas acontece um acidente que muda tudo. Aí a gente acompanha ela nessa jornada de relíquia vida seguir em frente e essa história emociona agente de uma forma surreal.

Na minha opinião foi o melhor livro que eu já vi na minha vida eu comprei ele em 2018 na Bienal do livro São Paulo.
Ella82 13/07/2022minha estante
Não sei pq saiu um relíquia ali no meio

Priscila959 16/07/2021

Nesta história conhecemos a Lavínia, uma adolescente que acaba de se formar no Ensino Médio e, ao contrário de suas amigas, não faz a menor ideia de qual carreira seguir ou até mesmo se realmente quer seguir uma carreira. Ela, assim como muitos de nós, foi uma aluna que nunca se destacou em relação a nenhuma matéria em específico, seu coração nunca bateu mais forte por nenhuma profissão em especial. Felizmente a sua mãe, sempre muito compreensiva, entende o lado da filha e a incentiva na escolha de algo que pudesse gostar mais para seguir como profissão.

No meio de toda esta indecisão, a vida resolve causar um forte abalo em Lavínia. Com a perda repentina de pessoas que tanto amava após um acidente de carro fez com que ela se tornasse ainda mais perdida. Uma leitura que aborda sobre estas questões de profissionalização, mas também sobre o luto e a importância das verdadeiras amizades.

Apesar do tema mais pesado, a história decorre de uma forma fluida e leve em sua maior parte. Um livro onde acredito que muitos vão se identificar com a protagonista, assim como eu me identifiquei.

As vezes momentos ruins são necessários para nos mostrar o quanto somos fortes. Isso é algo que sempre digo para eu mesma e pode ser comprovado com esta história. A Lavínia é um grande exemplo a se seguir para a vida.

Uma característica de todos os livros da autora que eu amo, é que em cada capítulo vem uma referência musical. Então se você é um daqueles leitores que gosta de ler ouvindo músicas vai amar, não apenas a experiência deste livro, mas como a de todos da Yara. Além disso, nesta leitura vocês podem contar com a indicação de outros livros também. Alguns hypados e outros nacionais que já entraram para a minha listinha infinita de próximas leituras.

Recomendo muito este livro para leitores que gostem de uma história de superação e com um estilo mais vida real.

O livro encontra-se disponível para a compra em formato físico diretamente com a autora e em formato de ebook na amazon, grátis pelo K.U.

Gostou da resenha? Então me segue no instagram @leiturasdapri para conferir outras!

Agatha 04/01/2021

Tudo pode mudar em segundos...
Esse livro nos mostra que não temos nenhum controle de nada em nossa volta, o tempo irá passar, pessoas irão partir sem o seu consentimento e a única coisa que realmente irá nos restar são nossas lembranças. Lavínia irá passar por muitas mudanças ao mesmo tempo e isso nos traz um choque de realidade! Eu amei o livro, me senti submersa na vida dos personagens do início ao fim! Uma leitura incrível que terá um lugar muito especial no meu coração.????

Beatriz.Ribeiro 20/06/2020

Superação
Gostei de como ela se descobriu e se reinventou. Perder alguém não e fácil ,mas é preciso seguir em frente...

Daniela -@livroterapiamylife 16/04/2019

Emocionante
#resenhalivroterapia | O Ano Em Que Tudo Mudou | @editora.estalo | @yarapradomiguel | 4🌟
“As pessoas dizem que o tempo cura tudo, é o remédio para todas as doenças. Acho que nunca discordei tanto de algo.”
Lavínia uma garota, que acabou de concluir o ensino médio, e ainda esta completamente indecisa não sabe o que cursar na faculdade. Namorada de Daniel, um rapaz que não quer saber de estudar só namorar e jogar bola. .
Filha única de Vanessa uma professora muito apaixonada no que faz, uma mãe muito presente e amorosa na vida de Lavínia. Na verdade parecem duas irmãs , de tão cumplices que eram uma da outra.
Já suas duas melhores amigas, Beatriz e Rayane já tinham tudo programado, os cursos que iriam fazer. Com as melhores notas do enem, sempre estavam falando de faculdade. Enquanto isso Lavínia só pensava... Entretanto, a amizade das três era simplesmente perfeita, coisa rara hoje em dia.
Como na vida nem tudo são flores, o dia mais dolorido da sua vida chegou, sua mãe Vanessa sofre um acidente de transito e vai para o hospital entre a vida e a morte. E além disso mais uma noticia ruim, uma de suas melhores amigas estava com sua mãe no carro.
Bom, já deu pra perceber que a vida da Lavínia mudou drasticamente. Enfrentou seu luto, sua dor com a ajuda da amiga Beatriz e seu namorado Daniel.
Mas, só quem já perdeu alguém da família, vai compreender a dor que é. A ferida que abre é tão grande e extremamente dolorosa. Que você não consegue seguir em frente. Pra algumas pessoas as vezes é mais fácil, para outras podem levar anos.
Lavínia conseguiu dar a volta por cima, demorou um pouco teve que chegar ao fundo do poço para finalmente se encontrar. E digo que ás vezes a dor acaba nos tornando mais forte. E foi dessa dor que ela se redescobriu e encontrou o que tanto procurava.
O livro nos fala das amizades, recomeços, de relacionamento abusivo, das decisões que temos que tomar na vida, principalmente na adolescência. O livro é bem emocionante, uma leitura extremamente profunda e rápida.

site: https://www.instagram.com/p/BtgH0M7AH64/

Joyce 19/11/2018

O Ano Em Que Tudo Mudou
Esse livro fofitcho conta a história de uma adolescente por nome Lavínia que acabou de terminar o ensino médio e como a maioria dos adolescentes nessa fase ficou com a maior dúvida do que iria fazer na faculdade.

Lavínia morava com sua mãe Vanessa, as duas são grandes companheiras, a relação mãe/ filha flui muito bem entre ambas. Com o término do ensino médio sua vida se resume em assistir séries , DVDS , além de namorar com Daniel, o jogador de futebol do time da escola.
Os dois já tem um relacionamento há 3 anos e aparentemente tudo vai indo bem.

Suas melhores amigas são Rayane e Beatriz, a relação entre elas é de muito companheirismo e lealdade, uma amizade linda de se ver.
Só que do dia para noite, num piscar de olhos, uma grande tragédia fez com que Lavínia perdesse seu bem mais precioso que era sua mãe. O destino como se ainda achasse pouco, tirou a vida de sua melhor amiga também, que estava com sua mãe no momento do acidente.
Nem preciso dizer que a garota ficou sem chão né?! Sozinha no mundo e sem saber que rumo tomar na sua vida profissional, Lavínia tirou do próprio luto forças para seguir em frente e algumas reviravoltas foram necessárias para que ela encontrasse seu caminho, um tanto doloroso, mas a personagem se mostrou forte.

Uma história triste e linda ao mesmo tempo, que fala de superação, amizade, companheirismo e crescimento .
Uma das partes que mais gostei do livro foi quando Lavínia teve a brilhante ideia de produzir books fotográficos com cenários dos livros, gente tem dicas de alguns livros que eu nunca tinha visto e até anotei alguns para procurar depois.
A autora conseguiu deixar o leitor curioso para saber como seria o cenário dos livros e os figurinos.
Foi uma leitura bem rápida porque você não consegue largar o livro, li em uma manhã.
A diagramação está caprichada e no início de cada capítulo( ou melhor de cada mês, porque o livro não tem capítulo e sim os meses em que os fatos se passaram) vem um trecho de música o que achei bem bacaninha.

Recomendo para quem gosta de uma leitura leve, um romance doce, e claro, algumas reviravoltas para dar aquela pitada á mais no livro.
Então , quer saber quais foram os livros que serviram para o book fotográfico de Lavínia, quais foram as reviravoltas em sua vida e toda a sua história?
Leiam, tenho certeza de que irão gostar.

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com/2018/11/o-ano-em-que-tudo-mudou-resenha.html

Liv 12/09/2015

Recomeçando
Lavínia é uma garota comum, que ainda não decidiu o que fazer da vida, enquanto suas melhores amigas estão já estão na faculdade cada uma seguindo sua vida.Até após uma tragédia ela se ver tendo, que descobri como recomeçar.
Descobri esse livro por acaso na Amazon, fui ler sem grandes expectativas e fiquei surpresa com o quanto gostei dele.
A Lavínia no começo do livro se monstra uma garota bastante indecisa e de certa forma até frágil, mas quando foi necessário soube dar a volta por cima.
O livro fala de verdadeiras amizades, das perdas que sofremos na vida, de como de uma hora pra outra uma pessoa que confiamos não fazem mais parte da nossa vida.
O livro é emocionante e mostra como o próprio título já diz, como em um ano tudo pode mudar.