Resistência

Resistência Jon O'Brien

Resenhas - Resistência

Jon O'Brien 02/07/2018

PRECISAMOS RESISTIR!
O livro Resistência, escrito por alunos e pessoas vinculadas ao Cursinho Popular Carolina de Jesus, foi a minha primeira publicação, e ela não poderia ter sido melhor. Nesta resenha, você vai conhecer mais sobre o livro, como informações a respeito de como comprar e sobre que temas são tratados, vai saber mais sobre a Carolina de Jesus e o cursinho popular que ganhou seu nome. Tenho certeza que você vai adorar!

Sinopse: este livro é a reunião de textos de militantes do Cursinho Popular Carolina de Jesus. Ele marca a ocupação de jovens periféricos em um espaço que nos foi – e é por muitas vezes – negado. Estamos no entre-lugar, “entre o sacrifício e o jogo, entre a prisão e a transgressão, entre a submissão ao código e a agressão, entre a obediência e a rebelião, entre a assimilação e a expressão”, onde se conhece de perto o vazio, a dor, a luta; e, daqui, levantamos nossas vozes e resistimos.
Resistir é um ato de revolução. Resistir é o ato que nos leva não a continuar só sobrevivendo, mas a ir além disso. Dessa forma, quando resistimos, quando mostramos a nossa força e o desejo e mudar a nossa situação, passamos a viver de verdade ou pelo menos lutar por uma vida mais justa.
O livro Resistência é composto por algumas dezenas de poemas e contos poéticos de militantes do Cursinho. A maior parte, claro, é material em verso, mas todos os textos transparecem uma poesia de pessoas cansadas de ficar estagnadas, que anseiam por uma vida com dignidade e que realmente vale a pena ser vivida. Por meio dos textos, ficamos por dentro dos sofrimentos que várias pessoas passam atualmente, sobre a luta diária, o desafio do hoje. Os textos, escritos por jovens periféricos, falam de opressão, de dor, de impassibilidade por parte das outras pessoas, mas também falam de resistência, de amor e de expressão.
Ao terminar de ler o livro, senti uma pontada de tristeza. Eu me deparei com uma situação que eu vivia, que eu via outras pessoas viverem, mas ao mesmo tempo ignorava essa realidade, de modo que foi um choque para mim quando constatei: nós precisamos de uma mudança. Os textos apresentados são um grito de socorro, mas também um grito de força, grito este que contagia e que é o precursor da mudança de situação. É o grito que todos precisamos para acordar, é uma injeção de força que só lendo para você entender completamente do que estou falando.
O meu poema, em específico, fala disso também, mas fala também de outra coisa. Cada texto se destaca em um aspecto, e acho que o que diferencia o meu e o grito que promovo fala também do quanto a sociedade tenta nos separar, arrancar a nossa voz das nossas gargantas, subjugando-nos de formas inimagináveis. E essa fragilidade nas nossas relações também precisa ser combatida. Esse nosso grito não pode ser calado. Este é o momento para unirmos as nossas forças e fazermos mudanças. Só com a união poderemos resistir.
“[…]
Há muitos de nós,
Totalmente sôfregos e debilitados,
Que não são capazes de seguir.
Somos muitos, mas somos sós,
Pois não apoiamos quem está do nosso lado,
E assim, não conseguimos resistir.”

Onde encontrar o livro? Você pode encontrá-lo nas unidades do Cursinho Popular Carolina de Jesus, ou seja, nas unidades do Jd. Ângela e do Capão Redondo, e você não precisará gastar muito para ter o seu exemplar.
O Cursinho Popular Carolina de Jesus é um curso preparatório para o vestibular, gratuito, que atua na região sul da Cidade de São Paulo. A intenção dele é preparar o aluno para entrar nas universidades públicas e nas universidades privadas com bolsa 100%, pois o projeto acredita que o ensino deve ser acessível a todos e de qualidade. O curso promove debates interessantíssimos, em forma de rodas de conversas.
Sobre a Carolina de Jesus, leia o texto abaixo que foi retirado do site do Cursinho:
“Nossa força já vem com o nome: Carolina Maria de Jesus. Mulher. Preta. Periférica. Seu nome é sinônimo de luta, e sua vida sempre foi uma verdadeira batalha que nos inspira até hoje. Retirante mineira, veio para São Paulo na década de 1930, onde morou na favela do Canindé, sustentando seus filhos como catadora de lixo. Carolina de Jesus frequentou a escola por apenas 2 anos e sonhava em ser escritora. Escreveu seus livros nos papéis e sacos de pão que encontrava no lixo, retratando a vida das pessoas pobres e denunciando a exploração e mazelas sociais. Seus livros foram traduzidos para mais de 10 idiomas e vendidos em 40 países..."

Espero que tenham gostado dessa indicação. Obrigado por ler a resenha e até mais!

site: https://redipeblog.wordpress.com/2018/07/02/resenha-antologia-resistencia-cursinho-popular-carolina-de-jesus/