O Brilho do Sol Que Invadiu a Nossa Casa

O Brilho do Sol Que Invadiu a Nossa Casa Shobha Rao

Resenhas - Girls Burn Brighter

Artemis 07/09/2022

A incadescente resiliência que une duas garotas indianas
O brilho do sol que invadiu nossa casa é um livro marcante em diversos sentidos,tendo a vida das duas protagonistas ? que moram na Índia ? atravessada pela violência,pobreza e misoginia inerentes a tantas sociedades,apesar das inúmeras crueldades passadas,Savitha e Poornima levam o brilho do sol para as partes mais obscuras de seus espíritos e circunstâncias,este é um romance sobre a força grandiosa das mulheres, principalmente a jornada das mulheres indianas, admito que o final do livro foi insatisfatório para mim,mas não desmerece de nenhuma forma o resto da leitura.

Obs: este livro contém gatilhos relacionados a violência sexual,corporal e mental,não leia a obra caso sejam temas particularmente sensíveis.

Miah.Kan-Po 20/08/2022

Forte, porém encantador...
É impossível ler esse livro sem um nó se formar na garganta, impossível não se sentir na própria pele o que é ser uma mulher em uma sociedade patriarcal, porque infelizmente isso ainda não mudou totalmente.

O livro é focado na amizade entre duas meninas que, apesar da distância, nunca se afastam. Mesmo nas dificuldades, elas se mantêm unidas, sempre buscando seu brilho.

A história se passa na Índia e termina nos Estados Unidos. Poornima e Savitha sofrem por serem mulheres, sempre amaldiçoadas pelos pais, vistas apenas como objetos, como um negócio.

A escrita da autora é crua em algumas partes, partes essas que reviraram meu estômago, mas também foram as partes que mais me geraram empatia pelas personagens, me fizeram refletir sobre como a sociedade é tão retrógrada, tão cruel, tão escrota, como os homens que usam e abusam de mulheres, simplesmente por serem mulheres.

Apesar das adversidades, essas duas meninas me encantaram com sua força e determinação.

Esse livro é uma lição de vida. Ele nos mostra que é possível vencer as barreiras da pobreza e da opressão, mesmo que no caminho haja inúmeros espinhos.

O final me deixou com a esperança de que elas venceram a distância e todas as barreiras e foram felizes, porque não é um final fechado, mas eu gostei. Gostei muito.

Recomendo que você leia essa obra incrível.

Fernanda 26/05/2022

O Brilho do Sol Que Invadiu a Nossa Casa - Shobha Rao
Resenha disponível no blog:

O Brilho do Sol Que Invadiu a Nossa Casa - Shobha Rao

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/05/resenha-o-brilho-do-sol-que-invadiu.html

afarialima 10/05/2022

Impossível não ler esse livro e não pensar: 'que raiva desse mundo machista e violento que abusa, machuca e traumatiza as mulheres' . Senti muita raiva e tristeza lendo esse livro, mas há uma mensagem muito forte da importância da solidariedade, acolhimento e amizade entre mulheres. Vale a pena ler, mas não é nada leve!

Milene Wi 06/04/2022

O Brilho do Sol que Invadiu a Nossa Casa
O livro conta a estória de duas meninas pobres que vivem em uma aldeia na Índia, se tornam amigas e são separadas de forma abrupta. Acompanhamos o nascimento dessa amizade, a separação,a dor e as tentativas de reencontro, em meio a dureza de uma sociedade de castas, de casamentos arranjados, estupro, sequestro e prostituição de meninas, tráfico internacional de mulheres. O livro é bom e só não dei mais estrelas porque depois de acompanhar as protagonistas por tantas páginas, ansiava por um desfecho mais detalhado. Mas valeu a leitura.