O Brilho do Sol Que Invadiu a Nossa Casa

O Brilho do Sol Que Invadiu a Nossa Casa Shobha Rao

Resenhas - Girls Burn Brighter

mavi47 09/04/2024

Livro muito bom, super envolvente, triste, angustiante, passei raiva, desespero, alegria, com uma história muito difícil e cheia de gatilhos mas com personagens incríveis, marcantes e com mulheres fortes e maravilhosas. o final simplesmente destrói qualquer um ???
aaaaaa eu amei muito, sério!!!!!! meu deus, eu tô!!!!!

Odaiza A. 18/02/2024

Achei que o sentimento das meninas foram mais que amizade, uma paixão talvez?
Sim há muito sofrimento aqui mas, quem disse que a vida de algumas mulheres não tem sofrimento atrás de sofrimento? Existe casos assim, de chegar em um momento da vida e se perguntar? Oque será? Perder a esperança na vida e nas pessoas. Assim eu acho que as meninas se sentiram. Por um momento da história tive o pensamento que Pornina não sofreu quanto Savitha. Mas, o que é o sofrimento para cada pessoa, depois analisando as histórias das duas vi que sim ambas sofreram muito!
Gostei do final, fiquei imaginando eles felizes e se abraçando e recomeçando vida, juntas uma pela outra!

Nina.Bona 31/01/2024

Determinação
Uma história triste de uma amizade bonita surgida.
Tem várias emoções: esperança, desesperança, ódio do mundo injusto que vivemos.

Teresa.Cristina 18/08/2023

Que história! Comprei esse livro em uma promoção bem baratinho.. não tinha muitas expectativas q seria bom. Me surpreendi do início ao fim. Li em dois dias! Muito bom, angustiante, violento, triste, realista...

Cris Moraes 29/05/2023

Intenso e envolvente!
Antes de mais nada posso dizer que este é um livro que eu adquiriria sem pestanejar pela beleza do título e da capa. Muito além dessa aparência externa, porém, o que há em seu conteúdo é uma história emocionante e contada sem meias medidas.
Intenso. Trágico. Envolvente. Perturbador. O enredo do livro narra com detalhes minuciosos e precisos as dificuldades de duas mulheres pobres e seus destinos inexoraveis dentro da cultura indiana. A narrativa vai além da força da amizade entre essas duas garotas e expõe abertamente muitas feridas sociais, como pobreza extrema, violência familiar, prostituição, abandono. Tudo isso sem abrir mão de uma linguagem crua, mas envolvente e poética. Acho que fiquei pasma e muito inquieta com o desfecho da história dessas duas mulheres, ainda que a mensagem final aponte para a máxima de que nunca se deve perder a esperança.
Apesar de retratar muito bem uma realidade triste de desigualdades sociais ainda longe de serem solucionadas, é uma leitura necessária e eu recomendo muito.

"De todas as condições que promovem a exclusão social no mundo, há uma que é mais decisiva e muito mais difícil de ser superada: ser mulher".

Thalita365 12/03/2023

Finalmente consegui terminar esse livro.
Tava ansiosa quando li o Plot, pois sempre me interessei por histórias marcantes. E essa com certeza é uma delas, o livro conta a história de duas amigas indianas que, por serem pobres passam por muitas dificuldades. São separadas por anos mas isso não às impede de procurar uma a outra apesar de tantos problemas.
O livro é pesado mas emocionante, a leitura inteira te prepara pro grande acontecimento no final e vc acaba criando uma expectativa absurda pra que aconteça logo. Mas devo dizer que quando chegou na hora, me decepcionei, senti como se o final estivesse incompleto. Li e reli a última pág pra saber se era assim mesmo que acabava, e quando tive certeza, fiquei frustada.
O livro é bom, eu leria novamente só pelas emoções que me despertou.
Luzia.Hoinatz 17/03/2023minha estante
Concordo plenamente, as personagens eram tão especiais que mereciam um final melhor. Fiquei muito frustrada.

Bia 06/02/2023

Tudo de bom!!
Conta a história de duas amigas que vivem em uma sociedade bem complicada para mulheres. Onde uma é prometida a um rapaz e outra é dada como desonrada e acaba sendo Prometida para o pai dela. Acabam ocorrendo outros grande acontecimentos.

malu 02/02/2023

esse livro tem tantos gatilhos que eu sinceramente fiquei com o estômago embrulhado de ler, a leitura foi extremamente cansativa emocionalmente e eu esperei ansiosamente para chegar o final do livro. Eu nunca li um livro tanto rápido e não porque ele é bom e sim porque esse livro me deixou cansada mentalmente.

julia5648 27/01/2023

Fazia tempo que eu não lia um romance tão bem feito. Muito bem desenvolvido, com detalhes riquíssimos, mas não exagerados a ponto de serem desnecessários.
É uma viagem à uma outra cultura através dos olhos de duas adolescentes indianas que nasceram mulheres e enfrentaram dificuldades que só elas, em seus países, enfrentam e descobrir a força sutil da alma feminina de lidar com tanta injustiça quando seu maior desejo é ser tratada com respeito num contexto dominado, quase que totalmente, pelos homens.
Linda a amizade das meninas e como esse amor entre elas as ajudam a superar dores inimagináveis, uma paixão que, literalmente, não tem barreiras.
Apesar de que esse final alugou um triplex na minha cabeça, essa foi uma das melhores leituras do ano.

Clara 20/12/2022

Esse livro é um daqueles que você lê um parágrafo, fecha e fica encarando a parede criando coragem para continuar. (é importante ver os avisos antes de começar a ler, as descrições são bastante gráficas e possui muitos gatilhos.)
Demorei pra conseguir terminar essa leitura, cheguei até pensar em desistir porque embrulhou meu estômago diversas vezes. Mas, finalmente, no final do ano consegui terminar de ler e me sinto com o coração apertado, algo que eu senti durante toda a leitura.
Se não fosse pelo final teria avaliado com no mínimo 4 estrelas, mas foi uma leitura tão cansativa emocionalmente que o fim me deixou frustrada. Apesar disso, todos os temas abordados no livro são essenciais e mais frustrante ainda é saber que não é limitado à ficção.

DêlaMartins 06/12/2022

Mundo machista, injusto... Triste
A narrativa se passa na Índia, numa aldeia, onde duas adolescentes pobres começam uma amizade muito forte. Por conta de um episódio violento, elas se separam e, mesmo vivendo em mundos e momentos diferentes, elas sempre se lembram de sua amizade. Até que, outro triste acontecimento faz com que uma delas passe a buscar pela outra, inclusive fora da Índia. Embora pareça simples, a história é muito pesada, com violência e muito machismo e injustiça em ambas as vidas.

Um bom livro, embora algumas vezes eu tenha parado para digerir um ou outro fato violento. Só não gostei da forma com que acabou... faltou alguma coisa.

PorAm 10/11/2022

A capa engana
Quando eu vi a capa e o título desse livro, eu super achei que seria um romance fofinho, mas como eu estava enganada! Esse livro é bem pesado.
Conta a história de duas meninas que criam uma amizade profunda e especial, mas por estarem à mercê da sociedade, precisam arranjar um marido. No entanto, um evento horrível separa o caminho das duas e uma delas entra numa jornada pra encontrar sua amiga. Só que nesse tempo, as duas passam por coisas horríveis. Não vou contar porque não quero dar spoiler.
Considero esse livro como uma daquelas leituras que são necessárias!

Graziela 28/09/2022

Um bom livro
Boa história. Personagens possíveis. Daquele tipo que dá vontade de saber o que acontecerá.
Mas, o autor se perde no texto. Não sabe terminar a história. Termina de qualquer maneira. Uma pena!

Artemis 07/09/2022

A incadescente resiliência que une duas garotas indianas
O brilho do sol que invadiu nossa casa é um livro marcante em diversos sentidos,tendo a vida das duas protagonistas ? que moram na Índia ? atravessada pela violência,pobreza e misoginia inerentes a tantas sociedades,apesar das inúmeras crueldades passadas,Savitha e Poornima levam o brilho do sol para as partes mais obscuras de seus espíritos e circunstâncias,este é um romance sobre a força grandiosa das mulheres, principalmente a jornada das mulheres indianas, admito que o final do livro foi insatisfatório para mim,mas não desmerece de nenhuma forma o resto da leitura.

Obs: este livro contém gatilhos relacionados a violência sexual,corporal e mental,não leia a obra caso sejam temas particularmente sensíveis.