Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Mika 17/02/2022

Leiam!!!!!
A escrita da Djamila e a forma como ela traz as referências são incríveis. A cada novo texto é um aprendizado diferente. Muito bom.

Nina 16/02/2022

Ótima leitura para reflexão
Djamila reuniu seus escritos publicados na Carta Capital entre 2014 a 2017. Juntou todos aqueles artigos que descreviam e debatiam o racismo presente na nossa sociedade.
Esse livro é muito essencial pq ele nos mostra através de estudos e através do olhar de quem vi e na pele como o racismo no Brasil é institucionalizado e naturalizado.
Com a leitura é possível conhecer outras pesquisadoras e pesquisadores da área.
A escrita da Djamila é muito fluída, então apesar de ser um livro com um conteúdo denso, a leitura segue fácil.

Super indico

Jess 10/02/2022

Bem interessante este livro, acho que todos deveriam ler pois a autora descreve diversas situações que abrem os olhos, pois eu mesma, como branca, não sabia que eram tão frequentes e pesadas e quanto impacto tem na vida das vítimas.

_Du_ 08/02/2022

***
Não possuo carga suficiente para resenhar esse livro. Mas foi bom lê-lo, e recomendo a sua leitura. É preciso falar ( e ler ) sobre.

lele 08/02/2022

esse é um livro de extrema importância e que acredito que vai acrescentar muito na vida de todo mundo que o ler. djamila traz explicações bem claras e fáceis de entender sobre as questões básicas do racismo, da luta antirracista e do feminismo negro. é um daqueles livros para estudar, marcar, escrever e voltar sempre para relembrar do que foi lido e assim conseguir colocar em prática. a única questão que me incomodou foi que algumas partes eram muito repetitivas, por exemplo: ela tratou em dois capítulos sobre o termo mulata utilizando do mesmo conceito e dizendo a mesma coisa, não tinha necessidade, mas tirando isso o livro é incrível

Lore 06/02/2022

Necessário
Muito bom para um início de conversa. Tudo escrito é valiosíssimo e deve ser lido por TODAS as pessoas.
Além disso, traz muitos nomes e referências, o que é ótimo para ir conhecendo mais trabalhos e se aprofundar mais no assunto.

Linguagem tranquila, com tudo muito bem explicado, vários questionamentos e muitos socos no estomago, tudo isso em poucas páginas. Realmente é um livro que não tem como inventar desculpas para não ler. Apenas leiam, vale a pena.

Polly 01/02/2022

Quem tem medo do feminismo negro?: Leitura relevante (#165)
Tenho que começar esta impressão dizendo que o livro não foi o que esperava, embora isso não tire o seu mérito. É um livro incrível, e necessário em um país estruturado na desigualdade racial, sexual e de classe como o nosso.

Quem tem medo do feminismo negro? é, em sua grande parte, uma coletânea de textos escritos pela filósofa Djamila Ribeiro para a revista Carta Capital. E é daí que vem a minha surpresa com o livro, pensei que ele fosse algo mais “acadêmico” ou parecido com o Pequeno Manual Antirracista. Mas passando essa surpresa, aprender com cada texto é algo fácil, pois a escrita da Djamila é acessível e fluida.

Quem tem medo do feminismo negro? nos permite entender o que de fato é racismo, bem como nos explica o que é o feminismo negro, além de nos fornecer indicações de autoras dessa vertente do feminismo.

O livro é uma ótima escolha para começar a estudar o tema. Super indico!

Elitoria 01/02/2022

Uau, olha só isso.
É uma ótima porta de entrada para quem quer entender e estudar mais sobre o feminismo negro. É um ótimo livro que abrange muitos tópicos.
Nunca tinha lido um livro como esse, foi uma ótima experiência, me fez ter questionamentos que nunca pensei que teria.

Jack 31/01/2022

Deixa que eu conto a minha história
Em "Quem tem medo do feminismo negro?", Djamila conta seu processo de identificação, reconhecimento e autoimagem, desde sua infância até a idade adulta, onde se posiciona como mulher negra que ocupa o lugar dupla antítese a dois pilares que sustentam nossa sociedade: o racismo e o machismo, necessariamente nessa ordem. No mundo real, raça vem antes de gênero.
Leitura simples, de fácil compreensão para quem busca começar a estudar a iterseccionalidade de identidades sociais e sistemas de opressão.

Pri 29/01/2022

Para boa feminista, meia imposição basta.
?Mulher negra não é humana, é a quente, a lasciva, a que só serve para sexo e não se apresenta à família. Também é o grupo mais estuprado no Brasil, já que essas construções sobre seus corpos servem para justificar a violência que sofrem. ?Qual o problema em passar a mão? Elas gostam? é a ideia reinante.?

Posso não ter concordado com algumas ou achado um pouco bagunçado os textos separados que juntaram o livro porém houveram colocações que arranharam no peito

Rennata Everton 28/01/2022

Djamila é necessária!
É necessária para o resgate da identidade de mulheres pretas, e didática ao passo que contribui com os saberes acerca do passado, presente, e o esperado futuro de mulheres pretas que lidam diariamente com a violência que advém do fato de ser quem se é .

Se muito de nossas heranças estão vinculadas a dor e descaso, Djamila contribui diretamente na construção e manutenção dessa narrativa, além de atribuir o saber que movimenta, empodera, e lança pra o mundo milhares de mulheres pretas que agora sabem de sua história, e assumem o protagonismo que ao longo da história do Brasil nos foi negado.
Aylane Nunes 28/01/2022minha estante
Tenho vontade de ler este livro pois acabei de ler o manual antirracista e gostei bastante.

anacecilean 24/01/2022

De fácil entendimento e super informativo
Confesso que no começo fiquei meio sem rumo... não sabia q o livro seria recheado de vários artigos... até então eu acreditava que seria um livro informativo sobre o feminismo negro com introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas depois eu me acostumei e amei.

Todos os artigos são curtinhos e super explicativos, alguns assuntos eu ja sabia, então fica a dica que se você for iniciante nesses pautas é um ótimo livro pra vc começar... e caso você não seja iniciante é sempre bom lembrar do óbvio!

Leitura sugerida??

Camilla 23/01/2022

livro perfeito para quem está começando na militância, traz conceitos fundamentais que toda pessoa antirracista deveria saber

Anne388 15/01/2022

Leitura mais que necessária!
Esse foi meu primeiro contato com a autora, e posso dizer que adorei. Com seu discurso didático pude ter um leitura bem fluída, já que Djamila dá uma aula sobre feminismo, racismo e até um pouco sobre a história brasileira.

A cada capítulo que lia ficava mais curiosa sobre os assuntos abortados e entendi que tem sempre alguém com medo do feminismo negro. Só não dei 5 estrela por ter achado confuso o final.