Quem tem medo do feminismo negro?

Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro

Resenhas - Quem Tem Medo do Feminismo Negro?

Bi Sagen 27/07/2020

Feminismo negro não é questão identitária e sim projeto democrático.

Djamila Ribeiro inicia o texto assim, nos mostrando que enquanto mulheres negras continuarem sendo tratadas como "o outro do outro" nossa sociedade não será justa.

Escrevendo sobre humor, redes sociais, feminismo acadêmico, políticas públicas, esportes e cultura de massa, ela nos apresenta as principais reivindicações do movimento.

O livro é organizado em artigos curtos, que já foram publicados anteriormente em outros portais. Considero a leitura bem fluida, e uma escrita de fácil compreensão. Entretanto, os temas são profundos e difíceis, cercados de estatísticas e referências a outros autores, por isso não aconselho a leitura de uma só vez.

Djamila tem uma voz potente que nos faz refletir sobre como ser antiracistas em todas nossas práticas.

Silvana Sabino 18/01/2021

Em meio ao privilégio branco, por vezes não enxergamos a dor e opressão sofridas por mulheres negras. Seja por ignorância ou falta de empatia, desviamos os nossos olhos e fingimos que não é da nossa conta.

O livro de Djamila é uma tapa na cara de todos e todas que alardeiam que ?têm nada a ver? com o racismo em nosso país. Temos sim, MUITO! Ao nos abstermos de combater o racismo, contribuímos para uma sociedade que perpetua violências contra pessoas negras.

É necessário reconhecermos o nosso papel nessa luta. Nisso, o livro é incrível e cumpre bem a sua missão. ????????

Luciana 07/08/2022

Didático, profundo, esclarecedor
O livro reúne a teoria e a prática do feminismo, sobretudo o negro, nos fazendo refletir sobre nossa sociedade e quais valores são justos, quais são impostos, e porque e como podemos compreender e ajudar uns aos outros.

daiana oliveira 07/06/2021

LEIAM
Só leiam! Que livro NECESSÁRIO.
Cada página dele conta, eu amei a escrita da autora e os pontos de vista, tudo! Recomendo muito.
Amanda.Moreira 07/06/2021minha estante
Estou amando!!!!

Kaminsky 06/05/2021

Didático
"Quem tem medo do feminismo negro?" é uma coletânea de artigos publicados pela Djamila Ribeiro em blogs e sites, dissertando e argumentando sobre feminismo negro e racismo.

Os textos foram publicados no período de 2013 a 2017, e a maioria desses artigos são pautados por situações da mídia e noticias do momento, adentrando então no feminismo negro, na luta antirracista e por igualdade.

Com uma linguagem acessível e de fácil compreensão, o livro é extremamente didático, uma verdadeira aula sobre um feminismo mais inclusivo.

O livro inicia com um extraordinário ensaio autobiográfico da autora, posteriormente tem uma continuidade pautada numa linha cronológica dos artigos, e não por assunto, como ocorre em "Pequeno Manual Antirracista". Porém, isso não atrapalha a leitura, já que os artigos são curtinhos, reflexivos e muito interessantes!

Nati Sampaio 24/06/2022

Djamila escreve maravilhosamente, é uma mulher inteligente e admirável. Trata-se de um livro que deveria ser leitura obrigatória.
LEIAM!

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 24/06/2020

Definitivamente td mundo deve ler!!
Não sei nem o q dizer sobre esse livro, sua tématica é extremamente importante, fundamental para a compreensão do racismo e feminismo!! Essa aqui é uma obra OBRIGATÓRIA contra o facismo, preconceito e racismo, n vamos deixar esses absurdos persistirem! Leia e faça a diferença!

site: https://www.instagram.com/lendocomanatureza/?hl=pt-br

KessyCosta 24/06/2020

Se não é seu lugar de falar...
Se não é seu lugar de fala, se não sente na pele, se o Brasil não tem racismo, vá ler, vá se informar, vá conhecer Djamila Ribeiro, vá ler suas obras e outros nomes importantes. E é isso que esse livro se propõe...a te dar vários tapas na cara durante a leitura, te fazer refletir sobre close errado que você pode deixar no passado e aprender a ser antirracista.

Rafa Roseno 04/09/2020

Virei fã da escrita de Djamila. Ela expressa nos livros uma força incrível!

@debee 18/05/2021

Para quem concorda com o tema, é um bom livro. A escrita dela não é ruim e os artigos são bem organizados. Só não gosto dos argumentos e da ideologia.

Rhuana.Macedo 24/06/2020

Leitura Obrigatória
Livro essencial para quem busca entender sobre o racismo estrutural existente na atual sociedade, privilégios brancos e descolonização social.

Mari 15/01/2021

Importante e necessário
Eu recomendo para qualquer um a leitura desse livro. Fala sobre assuntos importantíssimos de serem combatidos e abre os nossos olhos para uma mudança.

Mostra perfeitamente o local da mulher negra no Brasil, uma forma clara, e consequentemente triste e revoltante.

Foca no sexismo e racismo presentes no Brasil, em tópicos claros e curtos.

Perfeita leitura para todos os tipos de leitores. É um livro não ficcional importantíssimo de ler.

Roseane 17/07/2018

Quem tem medo?
Como mulher negra retinta assim como a autora me vi praticamente em todo o livro. É muito reconfortante saber que tudo que passo não é uma ?predestinação divina?, definitivamente não era pra ser assim. Nos estudos que faço vejo que o papel familiar é a principal arma de sobrevivência para a população negra, há quem ache que ter dinheiro basta (será que Oprah não sofre racismo?).

Quando eu falo família eu não me refiro a esse padrão dos fundamentalistas, pai, mãe, filho, eu falo de nós por nós Unidos em rede de apoio.

Eu ainda estou numa ressaca literária severa após ler a biografia de Maria Carolina de Jesus, fico horas imaginado se ela, ao invés de ter sido embriagada com cachaça por uma vizinha para dormir e não chorar, se ela tivesse tido alimentação adequada, moradia em boas condições, assistência de saúde para seu problema de pele, educação, infância garantida com os estímulos para a idade, apoio dos familiares consanguíneos, respeito dos vizinhos, sem o abandono dos seus parceiros... onde chegaria Carolina? Quantas Carolinas temos pelo mundo a fora entregue a própria sorte.

Todo mundo sabe que sou fã incondicional de Djamila Ribeiro, nunca me senti tão contemplada, aliás já sim, O que é lugar de fala me jogou no chão com tantas verdades.

Djamila fala pra mim, Djamila fala de mim.

Com o crescimento da voz negra na diáspora brasileira, todo mundo quer segurar o microfone, a indignação de Beatriz de Nascimento é minha, muitos vem aprendem um pouco sobre dança religião e culinária e já se consideram mais negra do que eu, querem ser ekedi, escrever livro sobre o candomblé mas não querem virar noite cortando quiabo ou lavar o banheiro no dia de festa, querem ser rainha da bateria mas não querem empurrar o carro, lesar os dedos o ano inteiro costurando fantasia, querem ser Ivone, Nina mas não querem a árdua tarefa de viver como retinta.

Esse livro mexeu muito comigo é como se fosse feito pra mim. É muito confortante saber que não somos loucas, incapazes, indesejáveis... existe um sistema pra empurrar tudo isso goela abaixo.

Eu fico numa sensação de pertencimento e existência que não tenho como descrever. Ser invisível não é nada fácil e graças a Deus tem um leque de escritoras negras que sempre nos enxergaram e estão tendo oportunidade de nos divulgar. Só tenho a agradecer.

Esse livro serve como manual, é um livro pra ter pra sempre, está recheado de referências que da fazer muitos estudos para nosso auto conhecimento.
Andei lendo por aí 18/07/2018minha estante
Uau! Que baita resenha. Fiquei doida para ler o livro.

Roseane 01/08/2018minha estante
Obrigada ??

Lai 01/08/2018minha estante
Muito boa a resenha, parabéns :) fiquei fascinada, irei ler

Ingrid Pamplona 23/07/2020

Novos ventos
"É como diz a conhecida máxima: Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento".
Este pequeno fragmento foi tirado deste texto, o qual, é muito importante que seja lido.
Sei que quando trata-se de pautas sociais, os famigerados insultos passam a surgir; "mimimi" "problematiza tudo" e etc. Mas o que nós não podemos esquecer é que TUDO é político, e muitas vezes nossa omissão possibilita a opressão de outros, fazendo com que nós compactuemos com ela.
Por mais que não concorde com o feminismo, ou com os movimentos sociais os quais tratam do tema do racismo, te convido a ler esse livro, ao menos para que quando fores te opor, tenha embasamento, e não seja apenas destilação de ódio.
Um excelente obra! Atual, visceral, e ABSURDAMENTE didática.
Bonnie | @bonnielendo 23/07/2020minha estante
comprei esse livro recentemente e é um dos que mais estou com vontade de ler aqui da estante

Ingrid Pamplona 23/07/2020minha estante
aaaaa, começa logoooo

@pricabral_br 24/01/2021

Djamila Ribeiro sempre sem papas na língua, mandando a real na cara da branquitude e do patriarcado. Com uma linguagem acessível ela conseguiu e continua conseguindo alcançar milhares de pessoas no Brasil e no mundo - disso muito me orgulho!

Certa vez, eu estava em uma livraria em Paris e dei de cara com uns livros da Djamila na mesa central da loja! Fiquei muito feliz e emocionada. Djamila é uma gigante! Que nada nos cale!