Introdução à Filosofia Védica

Introdução à Filosofia Védica Satsvarupa dasa Gosvami

Resenhas - Introdução à Filosofia Védica

Alex 19/11/2020

Uma introdução a ser relida
O livro condensa bem explicações para termos e tradições védicas, classifica as principais escrituras, explica de forma convincente o papel do guru, mais ainda assim, à medida que vai aprofundando, se torna denso, apresentando discussões teológicas, ainda que curtas, com muitos termos sânscritos, dificultando mesmo para quem não é tão neófito na filosofia védica.
Talvez o melhor é seguir o conselho do autor nas últimas páginas:
"(...) sugerimos que o estudante tente olhar calmamente para a literatura védica, através dos olhos dos próprios Vedas."
Eu especialmente recomendaria começar pelo Guia Completo da Bhagavad-Gita: com Tradução Literal, de H.D. Goswami, passando para o Bhagavad-Gita Como Ele É, comentado por Bhaktivedanta Swami Prabhupada e se o leitor engatar, pode partir para obras mais extensas como a Bagavata Purana e o Mahabharata. E então, durante essas leituras o livro Introdução à Filosofia Védica pode servir como um bom guia de consulta. Ou mesmo relido.