Teoria do Antitudo

Teoria do Antitudo Fernando Henrique De Marchi

Resenhas - Teoria do Antitudo

VPerosa 01/01/2024

Interessante
O livro traz diversas reflexões sobre as mais diversas áreas da ciência e nos mostra que, na realidade, tudo o que sabemos é pouco e, ao mesmo tempo, pode estar parcialmente ou totalmente errado.
Usa uma linguagem simples e ensina o básico sobre temas bem complexos. Valeu muito a pena a leitura!

Gladstonier 19/07/2023

Ciência, razão e respeito
"A Teoria do Antitudo": Uma Exploração Simples e Respeitosa das Teorias Científicas e Diversidade de Perspectivas

Em "A Teoria do Antitudo", escrito por Fernando Marchi, encontramos uma exploração cativante das teorias científicas e uma abordagem respeitosa diante das múltiplas perspectivas filosóficas. De forma simples e acessível, o autor nos convida a questionar as premissas que regem nossa compreensão do mundo, enquanto respeita as visões divergentes que enriquecem o debate.

Marchi nos apresenta um panorama instigante das teorias científicas, desvendando conceitos complexos e aproximando-os do leitor com clareza. Sua abordagem desconstrucionista permite que assuntos aparentemente complicados sejam apresentados de maneira acessível, tornando a obra uma excelente opção para leitores com diferentes níveis de conhecimento.

Além disso, o autor demonstra um profundo respeito pelas várias perspectivas filosóficas existentes. Em vez de impor uma visão única, Marchi convida o leitor a explorar as possibilidades de compreensão da realidade, incentivando a abertura para diferentes ideias e concepções do mundo.

"A Teoria do Antitudo" é uma leitura envolvente para aqueles que buscam uma introdução a teorias científicas e uma valorização do pluralismo de pensamentos. A obra apresenta-se como um convite à reflexão e ao diálogo, promovendo o respeito e a apreciação das inúmeras maneiras pelas quais os seres humanos buscam compreender o universo e sua própria existência.

Mercia50 03/05/2021

Superou expectativas
"Tenhamos cuidado com as interpretações daquilo que não conhecemos".
Confesso que não esperava muito desse livro, ele estava gratuito na loja Kindle e vi alguns outros títulos do mesmo autor que não me chamaram a atenção.
Comecei a ler e o abandonei por um tempo, depois voltei e foi muito bacana.
O autor te introduz vários conceitos de maneira sobre assuntos complexos, e isso é extremamente difícil, não dá para aprofundar certos temas sem cair em partes mais complicadas e não tao acessíveis. Então, ele monta uma introdução mais superficial, mas não menos impactante, tanto que em vários momentos fiquei no modo "mind blowing" e tive que digerir algo que tinha lido, coisas que eu já tinha até aprendido, mas nunca parei para refletir.
Parece-me que o foco do livro é mostrar que tudo é muito incerto, mesmo com todas as nossas certezas, mesmo com tudo que a ciência já sabe, estamos sempre em evolução e fica o convite a refletir sobre tudo isso.
"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano" (Isaac Newton)
Certamente o que eu mais gostei foi exatamente esse convite a reflexão.

Mirian 30/03/2021

Muito da hora, posso dizer que aprendi mais sobre física quântica do que na escola e na faculdade!

A.Jares 17/12/2020

É muito intrigante o mistério da vida e esse livro me fez ter a sensação de que estava conversando com um amigo em uma madrugada tendo debates eternos sobre o universo e tudo o que há nele.

Josue.Costa 08/11/2020

Excelente livro científico
Trata de um um excelente livro científico com uma linguagem sutil...

Polly 30/08/2020

Um despertar para a ciência
O livro traz, de uma forma bem didática, explicações sobre as teorias da ciência sobre a vida, o surgimento do universo e física quântica. Abordando os assuntos por diversas perspectivas e mencionando estudiosos da área.
Não é a proposta do autor deter-se nas comprovações das teorias mencionadas, então acredito que quem tiver interesse em algum assunto específico, deve procurar um livro mais especializado.

Rhay 01/04/2020

Despertou ainda mais minha curiosidade por esse universo!
Esse livro me fez pensar muito sobre como somos tão ignorantes! Acreditamos em coisas absurdas no passado, tal como, a teoria da geração espontânea - ainda sim, pode se dizer que não é tão absurda - e até nos dias de hoje acreditamos em algo sem nenhuma comprovação.

Esse livro abre caminhos à novas possibilidades por meio de teorias, mesmo não sendo algo comprovado nos faz pensar em algo novo.

Frases como " Quanto mais sei, mais sei que nada sei " ou " Saber que não sabemos é a porta para um aprendizado " ou então " O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão do conhecimento" ficarão guardadas para lembrar do quanto ainda tenho que aprender.

Gostei bastante do conteúdo, mas, fiquei frustada pelo fato do autor não ter se aprofundado nas teorias, o que não deixa ele menos interessante. Sem dúvidas ele nos faz refletir sobre toda a nossa existência!