A Terra dos Filhos

A Terra dos Filhos Gipi

Resenhas - A Terra dos Filhos

Cilmara Lopes 22/04/2019

Uma leitura, sem dúvidas, marcante
Em um futuro distopico, um pai tenta criar seus filhos da forma mais severa possível para torná-los fortes contra qualquer ameaça.
A insensibilidade faz parte desse treinamento e talvez isso seja o que mais machuca os jovens, o pai não demonstrar afeto ou algo similar.
Ao mesmo tempo ele mantém uma espécie de diário e os filhos analfabetos vivem em constante e crescente curiosidade sobre o que está escrito ali.
E com o passar do tempo tal disciplina só vai culminando em ira, principalmente do filho mais novo.
E é nesse mundo cheio de ameaças e nesse núcleo familiar que a narrativa se desenvolve de forma sagaz e muito imersiva.
Além de promover uma reflexão sobre a paternidade ou criação (educar), como toda boa distopia também critica a nossa realidade de forma bem verossímil.
A arte me agradou muito também, achei estupenda para a temática.
Gipi é considerado um dos maiores expoentes dos quadrinhos contemporâneos, e agora entendo porquê e agradeço a @editoraveneta por trazer tal obra!

Ígor Ferneda 05/03/2019

A Terra dos Filhos, do italiano Gipi, nos coloca em um cenário devastado, onde um pai procura educar seus dois filhos de forma ríspida, preparando-os somente para o que importa: sobreviver. Não os ensina a leitura, a ética ou o amor (uma palavra proibida). Não há afeto… há dor, esforço e desolação.

Acompanhamos a difícil jornada desses dois meninos, forçados a aprender e amadurecer na marra, encontrando pelo caminho o pior que o ser humano tem a oferecer. Será que em um mundo tomado pela insanidade e violência, ainda há espaço para conceitos antigos como compaixão, companheirismo e ternura?

Uma excelente obra que faz duras críticas, principalmente em relação ao comportamento humano nos tempos atuais.