Segredos e Truques da Pesquisa

Segredos e Truques da Pesquisa Howard S. Becker

Resenhas - Segredos e Truques da Pesquisa

Karen453 01/06/2023

Cansativo e praticamente impossível de compreender
Leitura extremamente cansativa. A proposta do Becker é interessante e o livro começou consistente e ainda era possível absorver os truques de pesquisa elaborados por ele. Porém, a escrita dele foi se tornando cada vez mais exaustiva, devido às inúmeras páginas de exemplos e histórias pessoais do autor que não se conectam direito com o truque que ele pretende apresentar.

Em vários capítulos a proposta principal do autor é sintetizada apenas nos últimos parágrafos. O que torna todo o resto do corpo do texto apenas cansativo e estressante. Foi de longe o pior livro que li na graduação até o momento.

skuser02844 14/04/2021

Interessante
Ensina de forma leve e traz bastantes exemplos práticos. Ajuda muito na produção científica.

Luhbeka 06/11/2018

Um excelente instigador de questionamentos para o pesquisador

Enunciado no prefácio da edição brasileira, o livro se constitui auxílio para pesquisas sem necessariamente apresentar sistema de ideias e conceitos logicamente consistente e rigoroso. O autor se mostra atento ao viés tanto da tradução quanto da apropriação de um livro originalmente estadunidense para o contexto brasileiro.
Um fato destacado por ele, inclusive, é a grande objetividade prática do livro em detrimento de referencial teórico, algo comum ao contexto estadunidense, mas estranho à prática de pesquisa brasileira, francesa e britânica.
Feitas as devidas ressalvas, reafirma-se a utilidade do livro para o pesquisador brasileiro.

A meu ver, o maior uso desse livro é tirar o pesquisador do lugar-comum: ensiná-lo a questionar seus próprios pressupostos quanto a diversas metodologias científicas. Se o trabalho de pesquisa social muitas vezes é questionar a realidade que está posta, questionar o próprio método científico é fundamental para produzir estudos de fato inovadores.