Uma breve história da bebedeira

Uma breve história da bebedeira Mark Forsyth

Resenhas -

Vitor Dilly 29/01/2024

25 mil anos dos bons
Uma leitura divertida que abrange 25 mil anos de bebedeiras. Essa leitura muito bem pode nos fazer uma brincadeira divisora: o antes e o depois da cerveja; o humano sóbrio e o embriagado; governos contrários à embriaguez da população em contraponto a governos contrários à sobriedade do povo; deuses consagrados à bebida até a própria bebida se transformar em Deus... Glorioso vinho! Como destaque, me diverti muito com os vira-canecos dos vikings, dos astecas e dos russos. Em alguns pontos, ri alto!

Samuel.Bardy 23/03/2021

Divertido e engraçado
O livro é muito divertido e engraçado.

O escritor faz várias piadas relacionadas às civilizações e seus hábitos com álcool.

Se você é um apreciador e um degustador de vinho, cerveja, etc., ou simplesmente um beberrão, vale a pena ler o livro.

Você vai aprender sobre a rica história do álcool na humanidade.

prof.vinic 17/12/2021

Um brinde a ...
Esta é uma das poucas obras que o título deixa tudo muito claro, aqui se fala sobre a história das bebidas alcoólicas ao longo da história humana. Simples e direto, mas não te engane, tem muita informação interessante e basicamente fica claro que a humanidade só virou sedentária (no sentido de deixar de ser caçador-coletor, e não de ficar sentado no sofá hehehehehe) para poder produzir bebida!

O autor colocou um tom bem humorado para deixar bem leve, suave e com baixo teor de álcool ... mas com um certo amargor. Existe muita informação sobre a cultura dos povos retratados e também da religião (sempre tão ligada ao álcool). Porém, algumas histórias são realmente assustadoras - a do Gim na Inglaterra e Vodka na Rússia são excelentes exemplos.

Por exemplo, tenho certeza que a maioria das pessoas sabe que a cerveja e o vinho, na verdade qualquer bebida fermentada, são bem antigas. Mas, por outro lado, eu não sabia que os destilados são tão recentes, e ainda assim são as bebidas nacionais de muitos países!

Foi uma leitura divertida com bastante informações que vou propagar no próximo churrasco (sem epidemia, é claro). E como diziam os antigos: Beba cerveja sempre, e água se não tiver cerveja!

ps.: isso, claro, se você for de maio e não for dirigir!

Josimar 19/01/2022

Descontraída história do mundo
Livro leve, engraçado e descontraído sobre a história da humanidade através das bebidas alcoolicas. Tem uma boa dose de humor e é um relato bem elaborado de estudos históricos que desmentem vários pontos da história que tínhamos por verdade como por exemplo, o que pensamos sobre a Lei seca Americana.

Daniel432 11/12/2021

O Ritual da Bebida ao Longo do Tempo
Apesar do nome o livro não necessariamente se atém a descrever bebedeiras homéricas de pessoas famosas ou históricas, mas sim o ritual da bebida em diversas sociedades que, porventura, podia acabar em bebedeira.

O livro percorre desde a pré-história, onde a bebida era extraída da natureza e não produzida, até os tempos modernos, mais precisamente na primeira metade do século XX, com a lei seca nos Estados Unidos e os drinks de gim. No meio do caminho, passa pela antiguidade grega, egípcia e romana e pela idade média onde a bebida (mais precisamente o vinho ou a cerveja) eram considerados itens essenciais.

E nessa viagem, o autor mostra-nos como as diversas sociedades tratavam o ato de beber, como por exemplo na Roma Antiga onde o convidado mais distante do anfitrião não recebia a bebida com a mesma qualidade daquela que era servida a quem estava ao seu lado. Mostra-nos como eram os saloons do velho oeste e o nascimento do Gim (hoje uma moda) e com ele o nascimento dos pubs ingleses.

Um detalhe importante e, portanto, uma boa desculpa: tanto o vinho quanto a cerveja, têm uma vantagem sobre a água: são fermentados e por isso mais seguros para saúde já que a qualidade da água não era assegurada.

Se eu recomendo a leitura desse livro?? Claro que sim, mas tem que ser acompanhado de alguma bebida!!! Eu tomei algumas cervejas lendo-o.

Nara93 09/04/2023

O livro conta e comenta sobre como as culturas estavam relacionadas ao álcool. Como o autor fala, não é a história do álcool, e sim, da embriagez.
Confesso que esse livro não é fácil. São muitas informações a todo momento e é preciso parar e ler devagar e de preferência bebendo uma cervejinha.
E confesso também que sou muito suspeita pra dar uma avaliação pois sou fã de qualquer história contada de forma sarcástica e principalmente quando são fatos reais, quando você está de fato aprendendo história.
Não a toa eu amo o livro "uma breve história de quase tudo". Apesar de serem autores diferentes, ambos possuem a mesma essência.

Greice21 21/07/2023

Beba,beba
Prepare sua cerveja (gelada por favor) ou sua garrafa de vinho( tinto) , e adote este livro. Por que ele vai virar sua cabeça literalmente. De modo sarcástico, o autor vai nos trazer com base em estudos, algumas curiosidades acerca dos primórdios da bebida, começando por nossos ancestrais até os grandes impérios que já povoaram a terra. Alguns fatos que você encontrara neste livro: A cerveja já foi (e em muitos casos ainda o é) tida como forma de pagamento por serviços. Estudos supostamente revelam que as bebidas tenham sido fruto de descobertas. Como tudo nessa vida, a cereja tem uma deusa, a qual se chama Ninkasi. Desde aquele tempo lugar de mulher era no fogão, ou seja, as mulheres eram responsáveis pela produção da cerveja. Mais tarde, estas também seriam encontradas atras dos balcões das primeiras tabernas e pubs. De copo em copo, vamos passar por algumas das grandes civilizações. Para os egípcios, o Festival da Embriaguez era uma celebração anual, e tem até um ?mantra?: ?Por sua alma! Beba, fique perfeitamente bêbado?. Já diziam os sumérios: ?Não conhecer a cerveja não é normal?. Na antiga Roma, houveram organizações secretas, que se reuniam para se embebedar. Recompensas eram prometidas para quem os delatasse ao império, seguido de mortes, suicídios e prisões aos beberrões. Entre os Vikings, ai daquele que não possuísse um salão do Hidromel. E mais uma vez, o papel da mulher desempenhado nessa cultura se estendia apenas a uma mera enchedora de copos. Muito bem pensado aqui o formato e preparo dos copos que serviriam as bebidas. Todos aqui têm uma breve noção de como se dá a fermentação em tempos atuais da cerveja, certo? Bem, não esteja tão certo de como era nos tempos primitivos. Fica bem destacado na narrativa, de que a água disponível era física e visualmente intragável, dita perigosa, que fica bem descrita num ditado: ?Cerveja se houver: água se não houver cerveja?. Os primeiros gins, foram responsáveis por varias mortes, por conta do alto teor alcoólico e eram instrumento de controle social.
*Quando se reúne, bebe-se; quando se
parte, bebe-se; quando se conhece
alguém, bebe-se; quando se fecha um
negócio, bebe-se; briga-se com bebida e
faz-se as pazes com bebida*
( Frederick Marryat,1839)

J^! 31/08/2023

Breve mesmo
Um apanhado da história da bebedeira na humanidade. No começo é bastante vago e fanfarrão. Mas depois o livro toma corpo e apresenta fatos interessantes.