Resenhas - Paraíso Perdido

Reccanello 15/03/2022

Ao lado das obras de Homero e Cervantes; talvez junto de Virgílio, o guia de Dante pelos círculos do Inferno, repousa outro clássico absoluto, uma obra forte e intensa, que em uma única imagem transmite milênios de história, reflexões e conhecimento. Protagonizada por Lúcifer, a obra transforma em arte toda ascensão e queda de Satã, mostrando as origens de sua soberba, sua rebeldia e sua personalidade errática, que varia entre a sedução e a covardia. Eis "Paraíso Perdido", de John Milton.
===
Publicados pela primeira vez em 1667, os dez mil versos narrando a criação do mundo, a tentação, o conflito entre Deus e Satã e o desejo por redenção se tornaram um clássico da literatura mundial. Com reconhecimento instantâneo de público e crítica, serviu - e serve - de inspiração para peças de teatro, músicas, pinturas e livros, sendo clara sua influência sobre obras de mestres da estirpe de C.S. Lewis, Philip Pullman, Neil Gaiman e tantos outros. Agora, e pela primeira vez, essa obra colossal é adaptada e reimaginada em uma graphic novel única e essencial, desenhada pelo premiado ilustrador espanhol Pablo Auladell, cujo traço sombrio não só captura o lirismo de Milton para quem ainda não teve o prazer de ler os cantos originais como, também, complementa a experiência do leitor, dando ainda mais vida ao texto. Por si só, a edição da DarkSide é um espetáculo, com capa dura e alto relevos, dando ao livro o tratamento que merecem todas as obras que atravessam o tempo. Um clássico da literatura universal que vale a pena ler e ter na estante.

site: https://www.instagram.com/p/CU_S1rxg8ot/

Emanuel 20/02/2022

Paraíso Perdido
O quadrinho adapta o famoso poema de John Milton, onde após a rebelião de Lúcifer contra Deus o mesmo é jogado ao inferno junto de seus seguidores e, na intenção de vingança, o mesmo busca um meio de corromper a criação de Deus.

Não li a obra original ainda e deste modo não saberia julgar a qualidade da adaptação, porém, considerando como uma obra única, o roteiro é muito bem feito. A trama é fluida, os diálogos são marcantes e a narrativa visual é tão bem feita que, por muitas das vezes, não é necessário texto. A arte é uma obra a parte, possui um tom mórbido, porém com um destaque certeiro em certas cores. Apenas com um detalhe em alguma cor você já consegue identificar em que lugar está, qual o alinhamento do personagem, quais destaques a narrativa visual quer que você veja, etc. Simplesmente lindo.

Com a qualidade edição que já conhecemos da Darkside, o quadrinho tem um tamanho um pouco maior, com fita marca página, uma capa belíssima e qualidade editorial impecável.

Paraíso Perdido lhe oferece uma leitura cativante e um ótimo item de colecionar para se ter na estante. Um ótimo quadrinho.

Amanda Pichiteli 06/02/2022

Clássico
Essa edição é de tirar o fôlego! O desenho, as cores separando céu, inferno e Éden, é genial! O medo de ver as expressões! É uma ótima maneira de conhecer essa obra de uma maneira fácil e leve.

Libio 29/01/2022

Estava bem curioso para ver esta adaptação. Achei espetacular! As cenas das batalhas no céu, as “tretas” e tal, emocionante. Porém ela não substitui a leitura da obra original – que é mais detalhada e magnífica! Aqui possui apenas quatro cantos, já a obra original possui doze cantos. Ainda assim, ficou muito bom. As ilustrações, traços, cores etc. Ótimo complemento à obra. Recomendo!

Janaina.CrisAstomo 27/01/2022

Um dos livros mais lindos que já vi.
Livro lindo e história fantástica. Eu não li ainda a história que deu origem a esse livro. Mas já está na minha lista. Os desenhos são lindos, bem feitos, com olhares expressivos quee espantaram positivamente. Essa edição da DarkSide é linda.

Ellen 25/01/2022

Uma Graphic Novel com o traço muitíssimo bonito.
Agora vou procurar no YouTube alguns vídeos pra entender melhor a obra

Myke 25/01/2022

Paraíso Perdido.
A Darkside mais uma vez traz uma obra maravilhosa com a qualidade que ela merece.
Um adaptação em HQ da secular obra original de John Milton, cada imagem é um quadro que só te entristece quando acaba.

Marcos.Paulo 21/01/2022

Impressionante
HQ impressionante, uma indescritível experiência gráfica visual, realmente fiquei muito impressionado com os traços e cores, isso sem falar no peso do texto original da obra de John Milton, empregados harmoniosamente a cada quadro, dignos de serem obras de arte.

Tábata Kotowiski 28/12/2021

Paraíso Perdido conta a história da queda de Lúcifer do paraíso e a astúcia de Satanás para fazer com que Adão e Eva comam do fruto proibido do conhecimento. Não li a obra original, logo não posso opinar sobre a adaptação em si, mas posso dizer que gostei demais da obra, da história e principalmente das ilustrações. Darkside arrasou nessa edição primorosa!

Eduarda.Silva 13/11/2021

com certeza eu deveria ter lido essa maravilha antes...
Recentemente entrei em um grupo que possuí a finalidade de ler diversos clássicos, e esse é o clássico escolhido para o mês de novembro, fiquei tão curiosa que comecei a ler no dia em que chegou. (e terminei no mesmo dia também, porque é simplesmente incrível kkk)

Esse livro é uma adaptação do clássico de John Milton em uma graphic novel ilustrada por Pablo Auladell.

É dividido em quatro cantos, iniciando com o reino dos céus e com a criação do filho de Deus, Deus ordenou que todos obedecessem seu filho assim como obedecem a ele, após isso há o confronto de Deus com Satã, que se rebelou. A partir do segundo canto, mostra criação do mundo e a queda do homem quando Adão e Eva desobedeceram a Deus no Jardim do Éden.

As ilustrações são ótimas e o texto, apesar de ser poético, tem uma linguagem bem fácil de entender.

Uma coisa que me chamou muita atenção foi o fato de que quando era para se retratar de Deus, o ilustrador utiliza cores mais claras e para retratar Satã, utiliza cores mais escuras, frias.

Eu amei a obra e recomendo muito!

Lembrando que em duas horinhas você consegue terminar o livro, ele prende a atenção em um nível... (comecei a ler tarde, até esqueci que iria acordar 5h da manhã no outro dia hahah)

Ogaiht 30/10/2021

Uma Verdadeira Obra de Arte
Paraíso Perdido, de John Milton, é uma das mais importantes obras da literatura inglesa. Milton escreveu um poema épico narrando a rebelião de Lúcifer e outros seres corrompidos por ele contra as forças do paraíso, sua queda até o Inferno e a corrupção de Adão e Eva por ele. Esta versão, nada mais é do que versão em quadrinhos desta obra prestigiosa. Ilustrada por Pablo Auladeil, o livro possui imagens belíssimas. Cada quadro é praticamente uma pintura! A edição pela Darkside está muito bonita e faz jus a esta obra tão importante da literatura mundial. Aqueles que gostam de quadrinhos ou que gostam do obra de Milton certamente irão apreciar este trabalho.

Thiago 21/10/2021

Uma história eterna
Esta adaptação em formato de quadrinhos do clássico poema de John Milton sobre a Queda está muito boa. O desenho, dependendo da cena, mexe com o controle da cor, há momentos de tons sombrios (mais deles) e claros. O traço é interessante - o próprio autor disse que viu sua evolução enquanto realizava a obra -, mesmo simples (não espere uma riqueza de detalhes ao estilo de algumas edições de Sandman), é bonito e transmite a mensagem por sua sobriedade, passando uma gama de emoções ao leitor. Quanto ao conteúdo, infelizmente ainda não li a obra original, mas a história guarda as ideias do Gênesis com foco na figura de Satanás, contendo a clássica frase: "Melhor reinar no Inferno do que servir no Paraíso". Recomendado.

MisaoTR 18/10/2021

Simples e bem trabalhado
De início estranhei a forma dos desenhos, mas ele é um bom resumo das partes importantes do livro "Paraíso Perdido". Pegou a essência dos sofrimentos do casal e do Lúcifer, assim como a estética da narrativa.
É uma HQ boa para quem leu o livro narrativo quanto para quem não leu mas conhece a história de Adão e Eva. Também ótimo para trabalhar a estética da arte, como o formato dos rostos e o contraste de luz e sombra em cada local.

Léia Viana 11/10/2021

Belíssima!
Eu sempre tive muita vontade de ler essa obra de John Milton. Após ler essa Graphic Novel lindíssima fiquei ainda mais aguçada!

Não consegui descobrir se essa versão é completa ou apenas um compacto da original, mas para quem um dia pretende ler a versão em livro, essa leitura foi um presente.

A história é sobre Satanás, descrito como um anjo caído e cordial e sua rebelião contra Deus, começando por sua queda até a sua vingança e ascensão ao invadir a Terra e persuadir Eva, através da serpente com argumento e perspicácia certeiros, a comer o fruto proibido.

Até aí você poderá pensar qual a novidade disso?

Pois tem: a narrativa poética de John Milton e o traço dos desenhos de Pablo Auladell são de encantar os olhos e ouvidos do leitor.

A parte gráfica, a estrutura, estética e papel estão belíssimos, uma das Graphic Novel mais lindas da minha estante.

Leitura recomendada!

Ruan.Oliveira 30/09/2021

Magnífico
Confesso que não sabia direito o que esperar quando engarei nessa hq. Sabia do que se tratava, mas não esperava que fosse me acrescentar tanto.

Além da beleza, pois convenhamos que é uma edição de deixar qualquer um de boca aberta, a hq vai muito além do que a gente conhece sobre o tal do Jardim do Eden. Mostra escancaradamente que Lúcifer e Deus não são assim tão distintos quando comparamos os meios pelos quais agem para obter seus ideais.

A crítica escancarada que nos mostra a ideia de que pro céu só se mantêm aquele que crê sem questionamentos, aquele que aceita e acredita cegamente tudo que recebe de seu Deus. E um Lúcifer que é condenado por questionar, por não querer baixar a cabeça como todos os outros anjos. Não tomo parte de nenhum dos dois, pois percebemos a falha comunicativa e a tendência de sempre agir por meio de extremos.

Adão e Eva são o reflexo disso, criados apenas para alimentar o ego de seu Deus e condenados por não confiarem cegamente e se deixarem serem influenciados pela sede de vingança de Lúcifer, mandado para viver no inferno, mas no fim libertanto todo o "mal" que conhecemos.

Não recomendo que essa hq seja lida de forma rápida, é pra ser absorvida, apreciada. Terminei querendo muito ler o livro completo de Milton, mas temo não conseguir ler algo tão rebuscado, quem sabe um dia.