O Homem Subjugado

O Homem Subjugado Malvina E. Muszkat

Resenhas - O HOMEM SUBJUGADO

Christiane 31/05/2023

Este pequeno livro nos traz uma análise do que é a masculinidade vivida pelos homens que estão subjugados pelo sistema patriarcal e o sofrimento que isto gera. É interessante notar que os homens não pensam muito sobre si mesmos e sua própria alienação e opressão em um sistema que os ilude com os privilégios que eles acabam tendo.
A autora que é uma psicanalista nos fala deste sofrimento que sua escuta na clínica lhe informa, mas também analisa muitos homens na cidade de São Paulo, de várias classes sociais, brancos e negros. A forma como a subjetividade está capturada pela moral patriarcal, pelo imperativo de ser macho, forte, invulnerável. Mas também levanta o modus operandi das mulheres na reprodução e reforço ao sistema, seja educando filhos homens ou seja na sua posição em relação ao que espera do homem.
Recomendo a leitura, e principalmente pais de meninos devem ler este livro.

Isabel.Costa 09/12/2022

Pra pensar fora da caixa
Esse livro trás reflexões interessantes sobre as questões do masculino e do feminino, expectativas sociais e a construção social do homem.
Parte de uma visão psicanalítica e questiona alguns paradigmas religiosos.
Achei interessante
Uma discussão válida, pra sair do comum

Marcelo Costa 07/06/2020

Reflexões edificantes sobre masculinidade
Um dos melhores livros que já li em minha vida. Malvina consegue abordar os paradigmas que existem sobre o papel do homem em sociedade desmistificando termos e momentos destacando depoimentos de pessoas, bem como nos fazendo refletir a respeito do que é necessário para buscar redução de amarras que são socialmente construídas a respeito do homem. A autora expõe informações sobre gênero, questões identitárias, as consequências negativas que homens e mulheres enfrentam pela cultura falocêntrica e patriarcal, bem como possíveis mudanças em curso sobre o papel da masculinidade. Leitura totalmente recomendada!