Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Tarcisio 19 20/08/2024

Baleia
Achei que a linguagem ia ser chata por ser livro literário, mas minha pessoa gostou muito achei legal o Fabiano, mas a Baleia ganhou meu coração

pudimdeluri 19/08/2024

Dor, sofrimento... Dura realidade do sertão brasileiro
Sendo minha terceira vez lendo esta obra do Graciliano Ramos, já que as duas últimas vezes deixei o livro de lado, percebi que estava errado sobre um monte de coisas...

Eu senti em todas as minhas leituras de Vidas Secas que o livro era maçante. Por ser uma obra de época, contém um linguajar muito pouco conhecido ultimamente, com palavras pra lá de formais e de difícil entendimento.

Eu tomei spoilers sobre um momento muito importante do livro, onde achei que não ficaria tão impactado por conta do spoiler, mas sofri do mesmo jeito.

Este livro já estava no meu alvo desde o ano passado, só que este ano, minha professora de Português (e redação) nos passou este livro para ler. Foi algo que não deu muito certo para todos, já que ninguém leu, mas eu decidi ler e consegui perceber a obra prima que é Vidas Secas.

O livro ele pode ter vários erros, mas sinto que ele passa uma ótima visão do nordeste brasileiro, com o sertão seco e a dificuldade e sofrimento dos brasileiros nessa área. Este livro acaba abordando muito até do capitalismo, mesmo não sendo o tema central, mas podemos refletir sobre como é a vida no sertão e as dificuldades que se passa por lá.

Eu simplesmente amei o livro, mesmo com todos os defeitos dele, sinto que ele tem que ser sim considerado um clássico da literatura brasileira.

Dani 19/08/2024

Ai, Baleia?
É mto triste pensar em quantas vidas são assim.
Sem esperança, sem palavras, sem poder pensar, sem conhecer e conhecendo tanto a insegurança e o medo.
E a dor do que tem que ser feito, sem entender pq dói, precisando de uma confirmação, de quem te entende, quando nem vc se entende.

Saturno 19/08/2024

Esse livro é realmente tedioso. Foi uma das raras vezes que me forcei a ler o livro do começo ao fim, não gostei da história, da forma de escrita, nada aqui me acrescenta ou interessa, não vejo nenhuma característica que o faça ser digno de ser chamado de clássico.

Rafael1024 19/08/2024

Clássico nacional
Certamente um dos melhores livros nacionais. É denso, triste, angustiante em alguns momentos, poético. Que livro lindo!!!!

Juan_Souza 18/08/2024

Vidas secas
Gostei bastante desse livro, principalmente por abordar temas como o papel do ser humano na sociedade, a política regional, a interferência humana no contexto geográfico e natural do interior nordestino, os dramas vividos e pensados pelas personagens.

fefe222 18/08/2024

Uma família em busca da liberdade ?????????
Tenho que admitir que o meu português é horrível, então a escrita pra mim foi um pouco complicada, mas com certeza valeu a pena ler este clássico. Me fez pensar bastante na vida depois que acabei de ler, não consigo dizer exatamente no que pensei, mas com certeza foi direcionado pra questão da liberdade e a desumanização (pelo jeito que eu interpretei a obra). Acho que cada um tem o seu modo de interpretar uma história e por isso recomendo está a todos que a estejam considerando.

?Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo.?

SabrinaXimenes 18/08/2024

Secura e poesia
"Você, Graciliano, para nos falar de vida numa terra esturricada, inóspita, de onde nada se pode tirar, fala-nos de fé, coragem e amor pelo sonho de uma vida digna, vida em que o homem, sua família e seu cachorro possam viver em paz"

Essa carta de Djavan para Graciliano sobre vidas secas resume bem o que há no livro. Tem secura e tem poesia. Um soco o estômago, mas tbm alívio e esperança. Uma leitura que desperta tantos sentimentos.. e o desejo de ?acordar feliz num mundo cheio de preás.?

Madu Oliveira 17/08/2024

O tipo de história que faz refletir
A algum tempo atrás, surgiu nas redes sociais uma discussão sobre pobres terem filhos apenas pra perpetuar a sua própria pobreza, sem dar qualquer qualidade de vida e fazendo as crianças viverem com o mínimo.
Esse assunto voltou a minha cabeça enquanto eu lia esse livro, e embora Fabiano e Sinha Vitória se esforcem pra manter os filhos vivos, é só isso que eles conseguem fazer.
Nenhum dos dois parece ter um amor especial por nenhum dos meninos. Apesar de que o desespero da fome e o cansaço da exploração, aliados a dificuldade de comunicação dos dois adultos, possam contribuir para essa imagem.
No fim, é uma história de sobrevivência. Que conta sobre os ciclos de servidão que geração após geração assombram o proletariado.
Não acho que Fabiano ou Vitória sejam culpados pela situação em que vivem. Sequer pelos filhos colocados no mundo que sequer conseguem manter. Fabiano em vários momentos mostra a consciência de que é somente uma vítima do próprio nascimento e reconhece em Vitória alguém que poderia ser muito mais do que é, se tivesse as oportunidades necessárias.
É um livro sem um final feliz, apesar de um desfecho sonhador. Com uma história injusta e realista que nos permite refletir.

Gabrielly471 17/08/2024

Realidade escancarada
Vida seca, um dos clássicos da literatura brasileira nos mostra a vida de uma família do serão nordestino que convive com a seca, falta de recursos e instruções. Com todos os conflitos e características vividas por cada personagem percebemos que eles além da dificuldade de vida trouxe um mundo com sonhos muito pequenos ou nenhum tipo de sonho, trouxe a escassez ou a pouca esperança de poder viver em um mundo melhor. Vidas secas é a genealidade e representação de tantas coisas que acontecem e aconteceram no sertão nordestino. Obra excelente para ser usada como repertório de redação.

ArthurMots 17/08/2024

Resenha de Vidas Secas
Livro super legal. Um clássico curtinho que gera no leitor empatia pelos personagens, principalmente pela baleia????

nini.francini 16/08/2024

Vidas secas, escrita seca
Incrível! através dessa obra é possível se colocar no lugar dessa família de retirantes refém da miséria, pobreza, fome e seca. a escrita seca de Graciliano é impecável, e a personagem baleia transformou essa história completamente