Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Rebeca1331 21/06/2024

"chorou, mas estava invisível e ninguém viu o choro."
Um livro que desde o início me prendeu, mostrando a realidade das pessoas que vivem em regiões mais pobres do Brasil.
A história, por se passar no nordeste, representa muito a seca das plantações onde a família fé Fabiano começa a ter a vida cada vez mais precária, até não aguentar mais e precisar viajar para um lugar melhor.
Graciliano Ramos conseguiu construir personagens que mostrassem verdadeiramente a pequena parcela da população que teve uma educação precária, em que agora, veem o quanto isso faria diferença em sua vida.

Lili 21/06/2024

???
Esse livro te transporta diretamente para o sertão nordestino, com tantos detalhes que te fazem sentir na pele o arrepio e sofrimentos dos personagens. Leitura dura, mas muito bem escrita, sem idealizações, apenas a triste verdade da situação em que a família vive.

underlou 21/06/2024

O mundo repleto de animais
"Miudinhos, perdidos no deserto queimado, os fugitivos agarraram-se, somaram as suas desgraças e [...] um abraço cansado aproximou os farrapos que os cobriam. Resistiram à fraqueza, afastaram-se envergonhados, sem ânimo de afrontar de novo luz dura, receosos de perder a esperança que os alentava."

Todo tipo de adjetivação já deve ter sido realizada em torno de 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, mas é inegável sua potência poética a partir de uma realidade estarrecedora. Os dados atualizados comprovam que o cenário de hoje ainda é o mesmo de 1938, quando foi lançada a primeira edição da obra sobre um tema voltado ao Nordeste.

Fabiano e sua família, incluída a cachorra Baleia, são representações de um povo que vive à margem, sem acesso à cultura, ao saber e aos meios de sobrevivência adequados, negligenciados pelos governantes ("Governo é governo", declara Fabiano em certo ponto). Quase tudo na história é um delírio - ainda que a alucinação do dia a dia seja mais insuportável - a ponto de os personagens não se conterem e explodirem dentro de si.

O homem vira animal, o animal vira homem, num terrível zoomorfismo, e ambas espécies se cobrem de penas - como sugere o subtítulo da primeira versão; e na dor da existência, prevalece o silêncio. O imenso silêncio no qual, de tão comprido, "só se ouvia um rumor de asas." E não falemos, por ora, do capítulo dedicado à Baleia, que deu origem à narrativa, porque há de doer mais.
Qlucas 21/06/2024minha estante
Eu amei!

leitora 20/06/2024

Vidas secas e secas
Vidas secas é um livro que retrata a miséria, da fome, da falta de água e, logicamente, da seca.
Na obra toda tem a presencia de zoomorfização, ao perceber atitudes dos "humanos" parecidos com os de animais, além de que o próprio personagem, Fabiano, se ver como um e também, o fato de que as crianças, filhos de Fabiano e sinhá Vitória, não terem recebido nome sendo chamados apenas de filho mais novo e filho mais velho. Além da zoomorfização, temos também a antropormofização, que seria no caso da cachorra Baleia, ao ser dada características humanas a ela. Sendo assim, a única considerada humana na obra inteira.
A vida deles é toda fudida. De todos deles, a sinhá é a única que consegue, de fato, fazer cálculos e até mesmo ler algo, enquanto Fabiano, não sabe nem 1+1.
Mesmo eles não tendo descrito o nome dos meninos, filhos deles, percebesse um pouco de amor vindo dos pais. Pouco mesmo viu?
A atenção deles e carinho, é todo voltado para a nossa querida Baleia, A cachorra, a única "humana".
Se não fosse pelo difícil entendimento da obra, da escrita, eu ia amar esse livro. A sinopse é incrível, o conteúdo da obra é incrível. Mas infelizmente, não me agradou o jeito que foi escrito.

e mesmo assim, mesmo com a dificuldade de interação deles, eles vivem juntos e tem esperança de que a miséria deles acabem. É aquilo né. Clássicos.

JoAo.Bones 20/06/2024

Chocado
Realmente fiquei impressionado, no começo tive um certo preconceito por ser um livro antigo e com várias gírias regionais, mas logo comecei a me apaixonar. Cada detalhe do livro é perfeito, há inúmeros assuntos que quando você nota você fica: OMG, Graciliano Ramos is a Divo.
Ainda há coisas que eu não notei 100% por não possuir inteligência o suficiente, mas tenho certeza que quando eu perceber tudo vou amar ainda mais.

aliciasouzac 20/06/2024

Arte.
É no mínimo curioso ver como Fabiano vive em uma linha tênue entre o sentimento enraizado de inferioridade e a crença confusa de que tem direito a uma vida melhor.
O Posfácio me deixou maravilhada...
"No seu trabalho, o artista não age para atender a qualquer finalidade prática. [...] A primeira coisa que nos diz uma obra de arte é que o mundo da liberdade é possível, e isso nos dá força para lutar contra o mundo da opressão. A arte é a antítese da sociedade."

Stefanny 20/06/2024

?Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.?
Thalita.Almeida 20/06/2024minha estante
Chorei nessa parte

Stefanny 20/06/2024minha estante
Essa parte acabou comigo kk

mitsu. 20/06/2024

Muito bom.
Não tenho muito o que falar, essa obra é linda e triste, os personagens são simples e conseguem te cativar, a mensagem que a obra trás me fez chorar, fiquei triste pela baleia, mas entendi o motivo de Fabiano ter feito aquilo. Eu recomendo demais.

Bela190 19/06/2024

Minha opinião do livro
Eu achei este livro muito bom, porém eu tive um pouco de dificuldade para entender a história, porém achei muito bom para representar a história do nordeste.
Obs: tadinha da Baleia...

Joyce 19/06/2024

Vidas secas
A família que falava pouco,
em linguagem monossilábica,
perdida no deserto queimado
com uma fome danada.

A família morrendo de fome
percorreu veredas,
gesto hereditário,
como peregrina pela seca empurrada.

A família vivia de trouxa arrumada,
por saber que a desgraça
estava a caminho;
como estrelas na terra queimada
marchavam para o sul
com pouca comida e pouco carinho.

A família de cinco
virou quatro sombras
caminhando na madrugada,
num silêncio de morte,
sonhando, sem esperança, acordada.

? JS

Esther190 19/06/2024

Uma obra-prima de Graciliano Ramos
Vidas Secas conta a história de uma família que passava por uma série de mudanças para sobreviverem a seca. A obra mostra não só a seca em relação ao clima, mas também, em relação a vida deles. Os personagens têm vidas difíceis e desgastantes, especialmente quando eles não sabem como ou quantas a seca vai terminar.

Graciliano Ramos conta e retrata muito bem a vida de milhares de nordestinos que todos os anos tem que se mudar por conta do sol escaldante. Os desafios que os protagonistas passam mostra a realidade de muitos, como não ter dinheiro suficiente para pagar as contas, ou ter um problema com álcool. Além de que os filhos dos protagonistas não tem nome, simbolizando o fato de não terem uma identidade, igual vários nordestinos.

A história me fez enxergar esse problema de um aspecto diferente e entender melhor a perspectiva das pessoas que passam ou passaram pelas mesmas circunstâncias. Recomendo para todos esse livro.

huntzbergf 18/06/2024

Enrolei bastante para terminar esse aqui e nos últimos dias apenas voltei a ler para não ficar com peso na consciência por ter abandonado.

Eu achei a narrativa super tranquila de acompanhar, mas meus capítulos favoritos foram os dos meninos. Principalmente a do menino mais velho. Achei super interessante ler a mesma história e o mesmo cenário a partir de diferentes pontos de vista, até mesmo o da cachorrinha.

Apesar de ter demorado bastante para terminar, gostei bastante de ler esse livro e fiquei com vontade de conhecer outros trabalhos do Graciliano. Eu só não dei 5 estrelas porque o final do livro é um pouco massante e me deu vontade de parar de novo, mas ainda bem que não parei. A carta do Graciliano para o Portinari no final do livro foi uma peça perfeita, tanto que está na minha cabeça até agora. Enfim, é a literatura brasileira, não tem jeito.

Samara 18/06/2024

Como imaginar o inferno se tudo que conheces é bom
-Vidas Secas é o primeiro contato que eu tenho com a escrita de Graciliano, carregado de sentimentos e significado, o autor nos presenteia com uma escrita crua e visceral.
- Através de uma família de retirantes, somos lançados a encarar a dura realidade da vida dos sertanejos e a dualidade da alma humana, em que ao mesmo tempo que tenta agradecer pelas bençãos alcançadas também se resigna a praguejar pelos infortúnios.
- Apesar do livro ser curtinho, eu recomendo ler ele em doses homeopáticas, ele tem um excesso de sentimentos que torno quase impossível não se emocionar e, principalmente, refletir sobre como para cada pessoa a visão de mundo é única.
- Em definitivo esse livro ganhou o meu coração, principalmente pela emoção da cena final, que deixa tudo muito mais emocionante por ser carregada de esperança???

_.Alleeh._ 18/06/2024

Vidas Secas
Vidas Secas é um profundo retrato da sociedade brasileira, sobretudo de seus problemas sociais.

Dessa forma, Graciliano traça uma crítica social retratando as dificuldades encontradas por uma família pobre de retirantes. Eles têm de conviver constantemente com a miséria e a seca que assola o sertão nordestino.