Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Leonam8 13/04/2024

Vidas Secas é o retrato da seca e da luta pela sobrevivência no sertão nordestino. Recomendo a leitura

Ju do Pix 13/04/2024

"Como era possível haver estrelas na Terra?"
A caneta tinteiro de Graciliano estava em chamas quando ele escreveu 'Vidas Secas' ?

Sempre tive vontade de ler o livro por pura curiosidade já que viviam me dizendo que era um livro incrível, impactante, e realmente é!

'Vidas Secas' pode ser resumida a simplesmente 'denúncias', uma palavra e acabou ???? Isso porquê Graciliano buscou denunciar a vida do sertanejo, algumas dessas denúncias dentro do livro são; a constante opressão que Fabiano sofria, por não ter tido acesso à educação, à luta pela liberdade e para sair da miséria, e a desumanização das personagens.

Dentre tantas delações na obra, há também o ponto de vista pessoal das personagens, que mostra BEM de perto como eram seus sonhos e como se sentiam com toda aquela situação. O mais interessante nessa parte é o fato de que a Baleia, cachorrinha da família, foi a personagem que mais teve seus sentimentos aprofundados durante a leitura, especialmente no capítulo que leva seu nome onde ela é quase que totalmente "humanizada", e aliás, que capítulo triste ?

O livro é bem curtinho então não tem tanta coisa para falar dele, ainda mais porque achei uma leitura difícil pra mim por conta do uso comum de termos que nunca vi antes, mas isso não muda o fato da obra ser realmente incrível, cativante e que mexe com seu emocional. E agradeço por ser um clássico da nossa literatura, porque é uma leitura muito necessária a todos!

Williane 11/04/2024

Vidas secas
O livro narra a triste história de uma família que sofria com a seca do nordeste brasileiro em um período de grandes desafios para a família

Thainasleituras 11/04/2024

Livro forte que abrange vários temas desde a miséria social até questões de educação, alfabetização e linguagem. A construção do livro também é extremamente interessante sendo divido em capítulos que podem ser lidos em sequência aleatória (com exceção do 1° e do último), sem preocupação com a divisão pré-estabelecida, até porque essa é ideia: indicar que independentemente da forma que a leitura seja feita, o final é o mesmo. Construindo assim um ciclo: da miséria, uma vez que não importa o que aconteça, o que resta àquela familia é a miséria. Esse fato curioso auxilia e reforça uma das muitas mensagens que o livro se propõe a trazer. Ps: esse foi apenas um panorama geral, sem spoilers, para que mais pessoas se interessem por essa leitura que vale cada palavra lida. "Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes".

Vanessa.Perin 10/04/2024

É um livro bom, não é uma leitura tão fácil até por ser um livro clássico.
Pra mim perdeu um pouco na realidade, por utilizar palavras e vocabulário tão rebuscado para descrever pensamentos de personagens tão matutos, deixando a descrição longe da realidade.
Mas é um clássico q vale conhecer. Mas não esqueça q é um livro antigo.

Coelho 09/04/2024

Vidas secas
Que livro triste. Mexeu demais comigo, a dúvida se irão sobreviver ou não a seca mais uma vez, se irão tomar água no próximo dia ou comer, se vão estar vivos. O autor os faz pessoa tão ignorantes que mal conversam entre si mas que bagunçam toda nossa forma de pensar, totalmente fantástico, maravilhoso estou encantada por esse livro, quero ler novamente como se fosse a primeira vez!

Gabriela.Presotti 09/04/2024minha estante
Esse livro é tão lindo ???

_Du_ 09/04/2024

Por incrível que pareça, e até parece redundância dizer, mas é uma leitura seca. Parece consciente de ser seca, de simbolizar nas suas expressões, e ausência delas, a vida seca a qual narra, a história de uma família de retirantes... A pobreza, a miséria, sujeição e humilhação e fuga contínua da morte, e sonho persistente de um desejo seco.

Cintia 09/04/2024

"Livre dos nomes as coisas ficavam distantes, misteriosas"
Graciliano é genial de todas as formas! Vidas secas retrata a vida do caboclo, do sertanejo, daquele que é esquecido por todos, que não se reconhece nem como gente... O capítulo "Baleia" em que vemos a vida sobre a perspectiva da cachorra é fascinante.

Marcel 08/04/2024

Sofrido
Estória ambientada em um passado onde havia muita dificuldade para quem nascia pobre no sertão. Livro curtinho.

oliver.skywalker 08/04/2024

Esse livro é brutal, ele é muito uma reflexão que nos leva a pensar na potencial ingratidão das pessoas no mundo, enquanto algumas realidades, como a de sinhá vitória sonham com uma cama melhor. o livro trás algo que acontece na realidade e retrata isto com uma linguagem muito acessível e reflexiva, acho que cada frase do livro era impactante pra mim e me fazia pensar, principalmente nas cenas da cachorrrinha baleia que me partiram o coração, e eu que tenho um cachorrinho próprio afagava o mesmo por dó de imaginar ele passando por perrengues. o livro também retrata a exploração da pobreza quando mostra as injustiças que fabiano se submeteu, e a falta de uma educação própria enraízada de fabiano quando lhe falta linguagem para se explicar, comunicar e protestar. o livro faz diversas denúncias importantíssimas e no final, a leitura é super gratificante e necessário. se eu fosse recomendar pra alguém, eu diria que é uma leitura crucial para a maioria das pessoas.

Alice 07/04/2024

Clássico por um motivo né
Meu deus que livro, li pra escola mas achei muito bom. infelizmente é um livro antigo retrata a realidade que continua na atualidade

Daiário de Leitura 07/04/2024

Vidas secas
História de vida dessa família sertaneja em época de seca e as dificuldades que enfrentaram para chegar no local onde residiram por alguns anos e onde se passa o livro.
Fabiano um homem rude que cuida do gado e vive a arrumar as cercas, sinhá Vitória dona de casa e que sonha em ter uma cama melhor, o filho mais velho que se inspira no pai, o irmão mais novo que se inspira na cachorra e a própria cachorra baleia que aqui parece ser o personagem mais emblemático dessa história.