Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Fabi_Colaco 07/04/2024

Vidas secas
?Vidas Secas", uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Graciliano Ramos e publicada em 1938, mergulha na realidade brutal de uma família de retirantes nordestinos durante a seca de 1930, no árido sertão nordestino. O romance narra a jornada de Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia em busca de sobrevivência em meio a um cenário desolador e implacável.

A seca é personificada como um antagonista onipresente, uma força que destrói a vida e a esperança. Em uma das passagens mais emblemáticas, a família enfrenta a aridez do sertão enquanto caminha em direção a uma terra prometida, apenas para descobrir que ali também impera a seca. Esse momento simboliza não apenas a busca por recursos materiais escassos, mas também a constante luta contra um destino cruel e implacável.

A narrativa revela as condições de vida miseráveis enfrentadas pela família: a fome que os consome, a sede que os tortura e a falta de perspectivas que os sufoca. A exploração do trabalho humano é evidenciada quando Fabiano é enganado por um comerciante ao vender sua produção de carneiro. A figura do patrão e sua autoridade opressiva são retratadas na relação entre Fabiano e o soldado amarelo, símbolo de uma ordem injusta e desumana.

Apesar das adversidades, "Vidas Secas" também destaca momentos de solidariedade e humanidade. Um exemplo é a relação entre a família e a cachorra Baleia, que mesmo em meio à escassez de recursos, é tratada com afeto e consideração. Esses momentos de ternura e resistência ressaltam a capacidade dos personagens de encontrar dignidade e esperança mesmo nas circunstâncias mais adversas.

No entanto, a resignação e a alienação são sentimentos constantes que permeiam a vida da família, refletindo a aceitação resignada de um destino pré-determinado. A ignorância é retratada na falta de acesso à educação e informação, perpetuando um ciclo de pobreza e opressão.

Em suma, "Vidas Secas" é uma crítica contundente à desigualdade social e às condições de vida desumanas enfrentadas pelos mais pobres no Brasil. Com uma prosa ágil e uma visão profundamente humanista, Graciliano Ramos constrói um retrato vívido e comovente da luta pela sobrevivência em um ambiente hostil, tornando esta obra um marco da literatura brasileira, cuja relevância transcende as fronteiras temporais e geográficas.

Trifena.Karla 07/04/2024

Vidas secas....
Li porque fui obrigada mesmo!!
A professora passou esse livro para ler, não consegui ler, a medida que eu ia lendo eu não entendia era nada, aí optei pelo áudiobook e deu certo ?? ainda bem né?
Foi o livro mais rápido que já lir em uma semana terminei. Achei engraçado algumas partes, algumas falas.
Achei paia o final da cachorro baleia a pobrezinha merecia um final mais feliz, triste é a vida dessa família a história de Fabiano, sinhá vitória e os dois filhos, que viviam em uma época sofrida, no tempo da seca, a história se passa no sertão nordestino, essa família busca moradia, trabalho, que estava em falta na época, Fabiano era um cabra nada formal, e embaralhara-se com as palavras não só ele mais toda a família.
No livro eles são tratados, visto como "animais", e os animais,como a baleia, tem mais sentimentos que eles próprios. A seca é a falta de água, comida, trabalho e moradia que o livro acaba e não passa esse cenário, o cenário permanece a seca continua tanto que a família de Fabiano segue a estrada caçando outro lugar para se abrigar.
É um livro bom mais ou menos bom, quem não conseguir ler corre pro áudiobook talvez da certo!!!

Laura 06/04/2024

Ehh
Então, não sei exatamente como explicar o que eu achei
porque me arrastei muitoooo durante a leitura, embora tenha gostado bastante da proposta do livro, e talvez um pouco da escrita? mas não sei dizer
definitivamente não achei incrível, achei bem chato inclusive, mas acho que consegui perceber a importância dele?
muito confuso, sei lá

Yasmin.Filetti 06/04/2024

Toda vez que eu leio o capítulo da Baleia sinto vontade de chorar e gritar. O livro é bom como eu me lembrava?

Valentina 05/04/2024

Livre dos nomes as coisas ficavam distantes, misteriosas.
Comecei lendo mais como uma obrigação e no final sai apaixonada pela maneira que Graciliano escreve. Tantos assuntos, tantas esperanças em um pequeno livro.
Fico impressionada como a literatura é capaz de mudar as nossas vidas.
Não tenho palavras para descrever meu carinho por Fabiano, um homem tão rústico mas com um coração tão grande.
Vidas secas nos trás de volta a realidade onde o mundo é cruel e injusto. É preciso lutar contra as injustiças!!
Obs: gracinho comunista sempre

judmscen 05/04/2024

"Vidas Secas", escrito por Graciliano Ramos, é uma obra-prima da literatura brasileira que mergulha profundamente na dura realidade do sertão nordestino. Publicado em 1938, o romance narra a história de uma família de retirantes, liderada por Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia, em sua luta pela sobrevivência em meio à aridez e à miséria.A linguagem seca e direta de Graciliano Ramos reflete a própria paisagem árida e desoladora do sertão, enquanto ele descreve as dificuldades enfrentadas pela família para encontrar comida, água e abrigo. A obra é um retrato vívido das injustiças sociais, da fome, da seca e da exploração humana, tudo visto através dos olhos dos personagens que lutam para encontrar esperança em um cenário desolador.Ao longo do livro, Graciliano Ramos apresenta uma crítica contundente à desigualdade social e à falta de oportunidades que assolam as regiões mais pobres do Brasil. Por meio de personagens profundamente humanos e de uma narrativa poderosa, "Vidas Secas" toca o coração do leitor, levando-o a refletir sobre as condições desumanas enfrentadas por tantos brasileiros.Em suma, "Vidas Secas" é mais do que uma obra literária; é um testemunho da luta pela sobrevivência em um mundo marcado pela injustiça e pela desigualdade. É um livro que continua relevante até os dias de hoje, lembrando-nos da importância de reconhecer e combater as injustiças sociais onde quer que estejam presentes.

Paola 05/04/2024

Surpreendente intrigante
Foi um trabalho de escola. Não costumo ler clássicos assim, sem romance, sem fantasia, sem coisas mirabolantes como "homens meio aranhas em um planeta alien", mas vou passar a ler. O livro é leve, mas divertidinho de ler, bem tranquilo, embora confesso que eu bem que tive que fazer um esforço pra entender algumas partes às vezes. Tive que fazer um resumo de cada um dos 13 capítulos pra minha prova. Mas amei o livro e não vou esquecer tão cedo.

Giaquelli 05/04/2024

Extremamente denso
Um livro curto mas um dos livros mais densos que eu já li na minha vida. Acompanhar a rotina dessa família retirante, seus pensamentos, perspectivas de vida, a simplicidade e ignorância que andam lado a lado me deram um peso sentimental pra ler esse livro que eu não consigo nem explicar. Mas acho que todo brasileiro deveria ler essa história. Sei que foge da realidade de muito dos leitores desse país, mas precisamos refletir sobre as diferenças de situação sobre a população desse lugar em que vivemos

thalitaab 04/04/2024

Li para a escola então talvez seja por influência da obrigação, que não gostei desse livro do começo ao fim. Única personagem mais interessante foi a Baleia. A escrita, mesmo por ser um clássico, é muito complicada, dificultando a compreensão dos relatos e o rendimento da leitura. Crítica muito rasa, superficial e o enredo não possui nada de interessante.

byMary 04/04/2024

Vidas Secas, literalmente
O livro não é fluido, a escrita é bem cansativa, mas isso deve-se por não ser uma obra atual. Há muita crítica social sobre retirantes do sertão nordestino, a seca e invisibilidade social. Os desejos dos personagens só me fez pensar em como algo que pode ser simples e fútil para mim pode ser o sonho de alguém, como a cama de couro para sinha Vitória. Os pensamentos dos protagonistas só enfatizam o fato de que eles eram negligenciados e invisíveis perante ao governo e que viviam como animais. Mesmo não sendo uma leitura que eu me interessaria, achei ela muito necessária e às vezes precisamos sair da nossa bolha e enxergar a realidade do país em que vivemos.

Deise.Vargas 04/04/2024

Poesia da realidade
Uma leitura curta, mas que consegue conectar o leitor com seus personagens, com suas vidas cotidianas e sofridas. Referências ao modos de produção, acessos, conhecimento formal e informal. Uma história para refletir.

Apresentandolivros_ 04/04/2024

É um livro perfeito e com uma história muito bem elaborada. É triste? Um pouco. Mas muito necessária.

Marcela Schneider 03/04/2024

Vidas secas é Sem dúvidas um dos melhores livros que retratam a pobreza no Brasil. Muito bom para repertórios de redacao. Um livro que todos deveriam ler