Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos




Resenhas - Vidas Secas


2846 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Lilian Andrade 31/05/2024

Vidas cheias
O contraste do sertão pobre com a riqueza dos sentimentos desta família foi o que mais me chamou atenção. A ambição por uma mínima qualidade de vida e o amor depositado à Baleia me deixaram apaixonada pela história.
ELOISA 31/05/2024minha estante
Livro muito bom. Pretendo reler esse ano.




Naty 30/05/2024

Livro lindo, emocionante e muito triste. Não é a toa que é um clássico da nossa literatura.

Vidas Secas conta a história de uma família de retirantes do sertão nordestino. Acompanhamos a vida de Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e sua cachorra Baleia diante de todas as dificuldades que os acometem. A seca é um fenômeno natural do sertão, mas suas consequências são intensificadas pela pobreza e pela desigualdade social. Fabiano e sua família tentam, com muito custo, sobreviver às intempéries e ir atrás de melhores condições de vida. A família é muito única, cheia de defeitos, mas com muito amor e cuidado para com os seus. Apesar de tudo, eles conseguem se manter unidos e firmes.

A narrativa traça uma história ora de desesperança e sofrimento, ora de alegrias e fé em dias melhores. A escrita do livro não é muito simples. Vamos nos deparar com muitas palavras desconhecidos, muitas típicas do vocabulário do sertanejo, mas isso não diminui o prazer da leitura. Pelo contrário, esse vocabulário nos permite uma imersão dentro do cenário do livro. A comunicação entre a família é escassa e demonstra o quanto aquelas pessoas são carentes de educação ou de qualquer vivência que extrapole os limites da SOBREVIVÊNCIA.

Vidas Secas é sobre sobrevivência. Sobre esperança. Mas também sobre sofrimento, dor, injustiça e desigualdade. Sobre nos sentirmos impotentes e fracos diante de tudo aquilo que não podemos mudar.
comentários(0)comente



gabilopeswb 30/05/2024

Tem um jeito diferente de terminar esse livro que não seja com lágrimas nos olhos e muitos pensamentos na cabeça?

Confesso que no início, eu achei a leitura um pouco difícil por ter muitas expressões regionais as quais eu não conhecia.
Mas, tirando isso, esse livro foi muito forte.

A estória de Vidas secas, retrata a vida desses ?viventes?, essa família sofrida, retirante sertaneja. Mostra a secura, não somente de água, mas de suas vidas de forma geral, a secura de recursos, de vocabulário, de oportunidades, de alimentos, de quase tudo?
Quase porque mesmo em meio a tanta desgraça, não os escapa a humanidade. (Mesmo que Fabiano não se considere um homem, e sim um cabra).

A parte que mais me tocou, foi ver o apego de sinhá Vitória ao sonho da tão desejada cama de couro, e ao ver ela entusiasmar Fabiano com expectativas e sonhos, de coisas que são tão comuns a nós.

Enfim, super recomendo a leitura, porque ela nos leva a uma realidade muito diferente do que a maioria está acostumado, e Graciliano tem uma escrita bem seca, sem pena do leitor, que faz até a pessoa mais fria se sensibilizar e refletir muito sobre a vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rubenrneto 30/05/2024

Animalidade Humana
Fernando é bicho. Fala pouco. Pensa pouco. Grunhe. Se submete. Tem músculos, não tem coragem. Graciliano é um revolucionário.
comentários(0)comente



Eduardo1550 29/05/2024

Um bom clássico
Um livro muito bom, repleto de lições importantes, e que retrata uma grande realidade vivida por diversas pessoas. Pra alguns pode ser uma leitura meio arrastada, sem grandes acontecimentos, mas acredito que seja um livro pra ser lido com calma, refletindo cada sobre cada capítulo.
comentários(0)comente



IanG. 29/05/2024

Bem seco mesmo
No começo do livro, eu lia bravo: não entendia nada! Mas Baleia me ajudou, os trechos dela eram bem engraçados (a melhor personagem).
Achei bem feito e diferente daqueles livros que falam "Uau! que livrão!", mas não faz sentido algum. Vidas Secas tem relativa profundidade. Maneiro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Livrolivro 29/05/2024

Classico top e dolorido
Curto e pesado, tudo que Fabiano e Sinha Vitória passam ainda é visto nos dias de hoje.
Contos desgarrados e curtos, com toda certeza vale ler.
-Audiobook-
comentários(0)comente



Mari 28/05/2024

Um clássico impecável
Simplesmente maravilhoso,uma escrita incrível,rápida e que me fez refletir muito.
Um clássico atemporal que deve ser passado de geração em geração e nunca esquecido.
Apenas leiam
comentários(0)comente



Carlos531 28/05/2024

Melhor livro do Ano
Quando se tira de alguém a dignidade e sua subsistência, a vida se torna seca. Sempre tive a vontade de ler esse livro e que bom que
na fase adulta e madura da vida.
comentários(0)comente



livia1236 28/05/2024

Gostei muito do livro, tem MUITO repertório pra redação e é uma leitura q acrescentou algo na minha cabeça!!! recomendo muitooo
comentários(0)comente



readingsmalu 28/05/2024

ótimo livro para repertório de redação!
Se você está em busca de um livro da literatura brasileira para usar como repertório esse daqui é excelente!
comentários(0)comente



Raí 28/05/2024

Vidas Secas foi uma das melhores leituras desse ano, sem dúvida. A forma seca, direta e realista é muito impressionante e isso me atraiu, tornando impossível, não querer continuar a leitura. 

  A obra narra a vida de uma família pobre que vive nos sertões à procura de trabalho, estando sempre à mercê da seca, influenciando de forma direta em suas vidas. Assim, cortando esses sertões à procura de uma vida mais digna para seus filhos. Graciliano Ramos usa dos personagens para evidenciar a miséria que prevalece nas vidas daqueles que têm que labutar todos os dias para ter seu sustento. 

  Apesar de ser uma obra publicada em 1938, é evidente que muita coisa narrada são problemas atuais de nossos sertões brasileiros e isso torna tudo muito mais atrativo. Os personagens nos cativam (Baleia, jamais a esquecerei), os pequenos desejos como ter uma cama nos mostra a miséria vivida e como são pessoas simples que vivem para o desejo do mínimo, tornando assim, uma obra cheia de reflexões.

                           

              
comentários(0)comente



Gabrielle 28/05/2024

Um livro é um livro
Obviamente não é um livro muito objetivo,
mas é bom, narra uma história interessante de uma família que enfrenta os desafios da seca no nordeste.


























(Baleia????)
comentários(0)comente



2846 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |