Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Gabriel1994 29/04/2024

ME BATA QUE EU VIRO UM REVOLUCIONÁRIO ?????
Bem, vamos falar da escrita de Graciliano Ramos? e como suas críticas "óbvias" as questões sociais são pertinentes e certeiras. Acompanhar a história de Fabiano e sua família é algo que vai te comover e te fazer pensar sobre essas pautas, ais quais o autor quis repassar em sua obra, como a mentalidade, dificuldade e escolhas dos personagens, é algo muito complexo e repassado por uma escrita simples, com características linguística da região nordestina, e a ambientação do sertão nordestino em que o livro é ambientado. Ademais, a forma como os personagens são desumanizados para poder sobreviver as situações do dia a dia em que presenciam, é algo q te faz refletir sobre muitas questões sociais e humanas , ironicamente o personagem mais humanizado do romance, é um animal, a cachorra baleia, que é um membro importante para a história e sem dúvidas um dos mais bem escritos da obra . É uma leitura obrigatória e linda que transcende o tempo.

sntsisa 29/04/2024

?Ele, sinha Vitória, os dois filhos e a cachorra Baleia estavam agarrados à terra.?
De uma linguagem simples e avassaladora, ?Vidas Secas? é uma das obras mais brasileiras que já li.
Acompanhamos aqui Fabiano e sua mulher, sinha Vitória, os dois filhos e a cachorra Baleia. A seca é uma constante ameaça para essa família, que fala tão pouco, ao mesmo tempo cada um guarda uma vida interna tumultuada de pensamentos, reflexões, existencialismos?
Graciliano Ramos nos oferece essa história crua, humana e ambígua entre o ser-poder, o bem e o mal, a esperança e a desistência. Entretanto, mesmo com o medo da seca, do patrão, das perdas e do soldado amarelo em nosso encalço, a sensibilidade e a humildade ainda nos oferece uma possibilidade de existência? apesar de.

Luiz Paulo 28/04/2024

Dor e esperança
O sobreviver árduo e seco. Vidas invisíveis cheias de dor e esperança de tranquilidade e estabilidade. Castigados pelo tempo, topografia, injustiça de classes.
Os filhos sem nome, dois. Sem nomes.

Entre1 28/04/2024

Vidas Secas
Chocado com a escrita do Graciliano e de como o livro é certeiro em suas críticas sociais, bem ponderados.

Mayara819 28/04/2024

Que livrão, acompanhar a luta diária de Fabiano e sua família foi uma experiência única. Todos deveriam ter o prazer de ler essa obra prima!

maracujaaa 28/04/2024

é bom, mas sla, acho que é uma leitura que você não pode ir com muita expectativa, tipo tem partes muito marcantes, recomendo ler só ele e focar nele para a história fluir.

Beatriz 28/04/2024

Uma Jornada pelas Vidas Secas do Sertão Brasileiro
"Vidas Secas", obra-prima de Graciliano Ramos, nos leva a uma jornada intensa pelo árido e desolado sertão brasileiro, onde acompanhamos a trajetória de uma família de retirantes em busca de sobrevivência e dignidade. O autor retrata de forma profunda e sensível a dura realidade enfrentada por Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia, personagens que representam a luta incessante contra a seca, a fome e a opressão social.

Ramos utiliza uma linguagem precisa e despojada, característica marcante de sua escrita, para explorar as angústias, os sonhos e as frustrações dessa família marginalizada. Através de uma narrativa envolvente, somos confrontados com as adversidades enfrentadas pelos personagens, que lutam para manter sua humanidade em um ambiente hostil e desumano.

Ao longo da obra, somos levados a refletir sobre questões sociais, econômicas e políticas que ainda permeiam a realidade brasileira, tornando "Vidas Secas" não apenas uma obra literária atemporal, mas também um retrato contundente da desigualdade e da injustiça social.

Graciliano Ramos nos presenteia com uma obra que transcende as barreiras do tempo, tocando profundamente o leitor e deixando uma marca indelével em nossa consciência. "Vidas Secas" é um livro que merece ser lido e apreciado por todos aqueles que buscam compreender a complexidade e a beleza da alma humana, mesmo nos lugares mais áridos e desolados.
Alê | @alexandrejjr 28/04/2024minha estante
Bela resenha, Beatriz!

Beatriz 29/04/2024minha estante
Obrigada querido!

Isis 27/04/2024

Uau!
Não consigo expressar meus sentimentos ao ler esse livro. Que coisa linda, triste e realista!! A partir desse livro pretendo ler mais literatura brasileira.

SamuelSan 27/04/2024

É uma obra que transcende o tempo, que nos leva a mergulhar nas paisagens áridas do sertão nordestino e nas vidas marcadas pela seca e pela pobreza extrema.

Vou dar ênfase à cadela Baleia, que é a personificação da lealdade e da esperança em meio ao desespero. Ela acompanha a família de Fabiano em sua luta diária pela sobrevivência, tornando-se um elo emocional vital entre eles e o ambiente hostil que os cerca.

Graciliano Ramos, com sua prosa magistral, dá voz não apenas aos seres humanos, mas também aos animais, mostrando-nos que todas as formas de vida compartilham a mesma luta pela dignidade e pela sobrevivência.

aiesca0 26/04/2024

Todo mundo devia ler esse uma vez na vida.
Pra mim esse é leitura obrigatória brasileira!!
desde o ano passado estou buscando ler mais clássicos e clássicos brasileiros gerais (já que a minha experiência na escola sobre literatura foi meu pé de laranja lima, o cortiço, dom casmurro, o alienista e xingu), sempre ouvi falar de vidas secas mas não tinha idéia realmente sobre o que se tratava, então me enfiei na leitura sem esperar nada.
e ganhei o mundo.
não iria ler ele por agora, mas acabei optando por conta da prova do cnu (torcendo pra que dê tudo certo).
é uma leitura com começo, meio e fim generosos, a partida é seu fim, assim como o início é a pista final. Fico perplexa com o quanto esse senhor foi genial.
e por fim, BALEIA VOLTA POR FAVOR

nerdghast 26/04/2024

Reconheço que é bom, mas não é pra mim
O livro descreve muito bem como era/é o cenário da Caatinga, nas áreas mais secas do nosso Brasil, não só isso, mas também exatamente o que se passa na mente dos personagens, seus desejos, ânsias, medos e etc, e a história também consegue se desenvolver muito bem.
Entretanto, é uma leitura mais densa, então, particularmente, foi um pouco difícil de terminar o livro, apesar de ser curto, justamente por ter textos enormes e quase nenhuma linha de diálogo.
Mas valeu a experiência de ter lido Graciliano Ramos.

liaassza 26/04/2024

Necessário!
Livro curto, mas marcante. a forma que graciliano põe e descreve seus personagens e suas tragédias, como a vida pode ser difícil quando não se têm muito são de certa forma muito impressionantes e realistas.

lorenlorensz 25/04/2024

Amei
Amei esse livro, um dos melhores livros que eu li esse ano, dei cinco estrelas com certeza
super curto e muito completo, queria poder ler dnv que nem da primeira vez! Acabei em um dia

bekacf 24/04/2024

É um livro interessante que retrata a história de uma família de retirantes do sertão nordestino.
A obra é contada sem nenhuma romantização, de forma crua e realista.
Não é muito meu tipo de livro mas recomendo a leitura.