Édipo Rei

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Duda 08/11/2022

Édipo rei
Muito bom, porém não faz muito o meu estilo de leitura. Além do mais li ele por conta da escola, mas é sim um ótimo
Livro

Samara 05/11/2022

Um clássico da tragédia grega
Quando uma terrível maldição assola o reino de Tebas, os cidadãos imploram ao rei que faça algo. O rei Édipo pede ajuda aos oráculos e descobre que todo o tormento só acabará quando o assassino do antigo rei Laio foi descoberto. Com poucas informações sobre o crime que aconteceu tanto tempo antes, Édipo manda que tragam a ele um velho adivinho mas o que ele tem a dizer só leva mais desgraças.
O livro possui uma escrita bem rebuscada, pois foi escrito a séculos atrás, e tem uma reviravolta que para mim foi bem previsível.
O final foi bem dramático e trágico.

jansxuxus 08/10/2022

li pra escola, é bem diferente do tipo de livro que eu leio. interessante, bom pra repertório, gostei!

Maxwell.Leal 30/09/2022

Outro que li para a universidade, o modo como é contada deixa a história meio chata, ainda mais pra quem já conhecia. Mas um clássico é um clássico, né?
sofia 30/09/2022minha estante
simm, um que eu não gostei foi édipo em colono

thalesrafhael 24/09/2022

Um dos plot twist mais antigos do mundo.
É impossível ler isso daqui sem parar para pensar no destino e no determinismo. Há coisas que fogem do nosso controle, entre elas está o nosso próprio destino, que por vezes parecem independer do nosso esforço, mas também há o sofrimento, que a medida que as aflições desse mundo se tornam sufocantes, ele se torna inevitável.
Como cristão, é impossível ler essa peça grega e não refletir sobre a predestinação divina para os acontecimentos desse mundo. Porém, esse não foi a maior reflexão que eu pude ter sob a ótica cristão aqui. O que mais me chamou a atenção é como a ignorância humana de achar que pode tomar posse do seu próprio destino só tem um único efeito: a tragédia. Muitos aqui olham apenas para a crueldade das profecias lançadas sobre Laio e Édipo ? vindo de supostos deuses que são produtos da depravação humana ?, mas os atos deles em tentar ter controle sobre suas situações são bem mais imorais e fica claro a nossa natureza pecaminosa e rebelde. O resumo do resumo é: esse drama é a representação alegórica daquilo que a perversão humana pode causar.

Joyce.Gomes 20/09/2022

Gostei muito dessa peça, bem dramática e trágica.
Ao longo do livro fiquei pensando, se Édipo fosse do universo de GOT ele estaria feliz pelo reinado e nem aí que se casou com a Jocasta e que teve que matar o rei rs.

Lu 12/09/2022

Incrível.
Já tinha lido na adolescência, mas nada como reler com os olhos da maturidade.
Uma tragédia sobre o destino.

_mariaHst 11/09/2022

Édipo Rei
Eu tive que ler pra escola então achei nem entediante (demorei praticamente dois meses pra ler)

A historia é legalzinha mas como foi escrito a muitos seculos as palavras são complicadas e tem umas falas enormes, o que me dá preguiça

a passagem de tempo tbm é bem confusa mas acredito que seja coisa da época e por ser uma peça e tal

carolinalmeida 07/09/2022

Tebas está sofrendo com a Peste, os cidadãos estão desesperados e suplicam ao Rei Edipo por ajuda. O Rei, que ja estava ciente da situação de sua cidade e também preocupado envia seu cunhado (Creoente) ao templo de Apolo (oraculo de Delfos) para buscar orientação de como agir para resolver o problema de seu país. No templo de Apolo, o Deus da a seguinte instrução para Creoente: para que o mal saia da terra de Tebas, o antigo rei deve ser vingado, seus assassinos devem pagar por seu crime. Porem pouquíssimo se sabe sobre o assassinato de Laio (antigo rei de Tebas). Ainda assim, Édipo está determinado a cumprir as instruções de Apolo para salvar seu povo.

Safo from Lesbos 06/09/2022

Rei do plot twist ever
Todo mundo alguma vez na vida já ouviu essa história, um trecho que seja, eu li em adolescente e ja não lembrava de nada disto! Vale muito a pena fazer a releitura e tentar perceber coisas que antes não faziam sentido!

Juliocez 05/09/2022

Leitura interessante e diferenciada
Achei muito interessante devido a linguagem do livro parecer algo teatral, com sentimento a me conduzir como se estivesse literalmente assistindo em minha mente um espetáculo!

Igor.Porfirio 31/08/2022

Uma boa tragédia grega, apesar de não fazer meu estilo literário. Serviu para conhecer o autor.
A história em si achei legal, mas ao mesmo tempo um pouco confusa. Bem mais fácil de entender em uma releitura.

Tuts 22/08/2022

Foi uma reeleitura. Gosto mais do mito de Édipo em si,a peça é um pouco tediosa e não conta a história toda. Mas é interessante.

Danilo.Sousa 17/08/2022

Uma belíssima mitologia produzida por Sófocles. Uma leitura bem interessante, carregada de busca pela compreensão dos enigmas até que o pobre Édipo venha encontrar toda a verdade da qual ele não tinha conhecimento e levando a si mesmo a ao destruição por saber de tamanho ocorrido em sua vida.