Rei Édipo

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Faffys 14/01/2023

Que tragédia
Li Édipo rei pela primeira vez no primeiro ano da faculdade de Letras e fiquei impressionada com a história.
É uma das minhas leituras favorita. Já reli várias vezes e não canso.

Paula 13/01/2023

Entende-se pq um teatro como esse ultrapassa séculos e gerações. Uma tragédia muito boa e envolvente. Não é meu tema preferido, mas gostei certamente.

Yasmin 11/01/2023

trata-se de uma tragédia, então trás uma história pesada e desastrosa, e com muito melodrama. mas mesmo com o peso do desenrolar dos acontecimentos, por algum motivo não me passou muita emoção. a construção do roteiro sem a divisão de atos e cenas me incomodou um pouco na hora da leitura por conta do costume de ler até finalizar o capítulo, ou a cena quando se trata de uma peça. comecei a achar que parecia muito mais longo do que realmente é, no final parecia que não ia acabar nunca. mas ainda assim me deixou curiosa para ler Antígona e pretendo continuar me aventurando pelas tragédias gregas.
esta é obviamente uma opinião estritamente minha. de qualquer forma, é um bom livro e foi uma boa experiência de leitura.

lore 09/01/2023

História dramática, curiosa e envolvente. Mas não deixa de ser trágica e terrível. Vocabulário vasto e interessante.

Karina Paidosz 02/01/2023

Trágico, ok!
Mas isso foi bem pesado.
Mas aparece aí Freud, Freud que se apropriou da tragédia grega para ilustrar a sua recém-criada teoria psicanalítica.
Freud já deixava clara a sua intenção de utilizar a peça grega nos seus estudos médicos.

Definitivamente é um livro para ler uma vez no ano, e se...

Dan 01/01/2023

Draminha bom né...
Essa história é sem dúvida nenhuma sinônimo de tragédia grega. É um melodrama sem tamanho, mas muito bem colocado. Dá até pra imaginar os atores no palco. Vale a pena demais.
E não adianta, se Apolo diz que algo vai acontecer, é só sentar e esperar...

Beth 31/12/2022

Eu adoro ler os clássicos. Édipo era uma história que eu já conhecia, mas nunca tinha lido, e adorei adentrar o universo da tragédia de Édipo e me fez ter mais vontade de ler as histórias também trágicas de seus filhos.

hta 21/12/2022

Divertido e Trágico
Infelizmente mesmo sabendo a grande revelação do livro, Édipo Rei não deixou nenhum pouco de ser divertido. A história é muito instigante e super rápida. A tradução é ótima e sou completamente apaixonada por essa edições mais simples, indico demais.

nicetereis 17/12/2022

Leitura das leituras.
Como uma cebola: várias casas de significação e vários pensamentos.
Uma Tragédia nata, não é à toa que se perpétua até hoje.

lucaismaia 14/12/2022

nossa eu amei tudo nessa história. muito incrível o fato de Édipo a todo momento querer fugir daquilo que tanto tinha medo e o enredo o levar justamente àquilo que ele tinha medo.

simplesmente eita atrás de vixe!

Camila.Moscatelli 29/11/2022

Édipo rei é um clássico que representa a ideia de tragédia grega, a reflexão em torno da história é que não tem como fugir do destino dos deuses? a obra serviu de inspiração para algumas teorias do Freud, eu até acho ok ele usar o nome, mas a análise que ele faz eu não concordo porque Édipo não tinha consciência do que estava fazendo e se não fosse trágico não seria o que o livro é, então eu particularmente sou bastante crítica com a forma como Freud aborda essas teorias, mas enfim, gostei da experiência da leitura dessa história que tanto ouvi os outros me contarem, vale a leitura

Arthur Nowakowski 22/11/2022

A mais célebre obra de Sófocles não à toa. A peça conta a história de Édipo (sim, esse nome inspirou o complexo de Édipo, termo criado por Freud) rei de Tebas em modo flashback e os caminhos que o levaram ao seu destino trágico. Difícil falar mais sem dar spoiler, então recomendo bastante a leitura. Apesar de ser em forma de teatro é bem gostoso de ler.

DéboraMP 18/11/2022

A primeira vez que li uma tragédia grega!
Trata-se de uma tragédia grega, uma peça de teatro escrita por Sófocles.

A história começa com o povo vindo até Édipo lhe pedindo para que salve Tebas da ruína. Para descobrir como salvar Tebas, Édipo consulta o oráculo que lhe pede para descobrir quem matou Laio, o rei de Tebas que havia sido assassinado antes da chegada de Édipo.

Édipo começa a investigar a história a fim de encontrar o culpado. Ele decreta que o assassino de Laio deverá ser exilado de Tebas e viver em esquecimento.

A peça vai acontecendo - mesclando informações do passado e presente - até que descobrimos que Édipo é alvo de uma profecia: ele mataria seu próprio pai e casaria com sua mãe. Para evitar esse destino, Édipo foge de sua cidade e acaba chegando à Tebas. Ali, ele resolve o enigma da esfinge e salva a si e ao povo de Tebas. A grande questão é: como a história de Édipo e de Laio se não encontram?

O texto tem partes que foram difíceis para eu entender, por conta da linguagem. Porém, gostei de ler, foi uma experiência muito diferente do que eu estava habituada (também foi a primeira peça de teatro que li).

Houveram partes fáceis de entender, meio óbvias, até. Mas algumas coisas ficaram confusas e só consegui entender quando pesquisei a história em outras fontes.

Pensando na época em que foi escrita, achei incrível a ideia de Sófocles. Claro, a carga de drama escorre pelas páginas. Ainda assim, é uma história bem curta. Acho que a experiência valeu!

kamillyoliveira 15/11/2022

Perfeito
Primeira vez que eu leio uma tragédia grega e simplesmente me encantei!! A forma que a história é contada, a escrita, é diferente e encantador. Todo mundo deveria ler esse livro!!