Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

the moon 18/05/2024

Lutar contra os oráculos divinos apenas retarda a tragédia
Édipo rei irá contar a história do soberano de Tebas, que após solucionar os enigmas da grande Cantadeira, a Esfinge, sobe ao trono do país e desposa a viúva de Laio, a rainha Jocasta.
Após uma grande peste assolar o seu reino, Édipo envia seu cunhado Creonte para Delfos a fim de consultar o oráculo e receber de Apolo uma solução para esse problema. Ao retornar, o príncipe relata que só se verão livres de tamanha calamidade se encontraram o assassino do antigo soberano, assim fazendo justiça pela sua morte.
Em meio às buscas pelo procurado, Édipo relata a revelação que pesa sob a sua vida: a antiga profecia de que ele iria assassinar o seu próprio pai e desposar a sua mãe. Entretanto, criado pelos governantes de Corinto, ele sai do seu leito familiar para evitar que a profecia se realize.
Achando-se a salvo do terrível destino, o rei descobre que mesmo lutando contra as designações proféticas, o destino interpelou o seu caminho e este não percebeu.
Assolado pela trágica descoberta e ímpio aos seus olhos por assassinar o seu pai e fecundar o ventre que um dia o deu à luz, Édipo abandona a feliz morada de Tebas e inicia a sua jornada solitária e escura fora dos muros da cidade.

Bianca 17/05/2024

Édipo Rei
Gostei bastante de "Édipo Rei", e mesmo já sabendo o que ia acontecer no final, fiquei ansiosa o livro todo.
Essa foi a primeira obra do Sófocles que eu li, e confesso que adorei a escrita dele, estou ansiosa para ler as outras peças dele

Lylouu 14/05/2024

Eu definitivamente preciso assistir essa peça.

Acho que por ser um texto dramático e considerado clássico da antiguidade, já existe um preconceito acoplado nele, muitos clássicos sofrem disso. Eu, como uma pessoa que já tenho afinidade com alguns clássicos, também senti isso quando ele foi passado na faculdade.

Mas é clássico por um motivo, é bom. É fácil de entender, o vocabulário é mais antigo, mas não é absurdo. Ele é curto, tem fofoca do início ao fim, e não começa a história do "começo", o que torna ele ainda mais fluido. É simples, ele tem todos os motivos pra ser um clássico.

Não sei se eu recomendaria essa como uma primeira peça a alguém, mas recomendo a leitura em algum momento. Principalmente aos fãs de mitologia grega.

Messias 14/05/2024

Muito bom ler essas histórias que a gente acha que conhece, mas não conhece tanto. Cada dia a gente vai entendendo melhor de onde vem a expressão "tragédia grega". O estilo narrativo é bem clássico, mas achei a história meio... com buracos demais. Não sei se é uma coisa dessa edição específica, ou se é o texto original. Mas esse ponto não me agradou. E a coisa de todos os acontecimentos serem narrados superficialmente eu também não gostei.

Iara Caroline 14/05/2024

Vês a luz: em breve não verás senão a noite.
?Solitário e miserável em sua fuga miserável, ele procura escapar aos oráculos saídos do centro da Terra. Mas estes continuam aí, voando ao seu redor.?

Leiturinha rápida e leve de uma obra dramática grega. Eu simplesmente amo ler textos destinados ao palco. As falas são mais dramáticas, as expressões carregadas e o entrar e sair dos personagens começa e termina na coxia. O quadro é perfeito.

Édipo Rei é uma obra que se baseia na linda cultura grega. A intenção trágica é reforçada pela força da mitologia: os deuses, os devotos e os oráculos. Para mim, foi uma ótima leitura para reforçar o que estou ouvindo em Noites Gregas.

Kayron.Kaic 05/05/2024

Uma aula de estrutura narrativa
Reli em fevereiro, pois o adotei como paradidático na disciplina de Literatura em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Senti que muitos alunos gostaram e eu, particularmente, aprendi muito.

Já deve ser a terceira vez que o reli e sempre que o releio aprendo sobre construção narrativa. A catarse. A apreensão. Tudo nessa história é magistral. Todo mundo deveria ler!
Wash2 06/05/2024minha estante
Sim, é uma obra perfeita!

m4tosmai 03/05/2024

Leitura obrigatória da matéria de teoria literária da faculdade.
foi uma leitura bem rápida pois é um livro curto, fiquei bem em choque com a parte do incesto mas é legalzinho sim.

amandaleu 03/05/2024

Resenha de Édipo Rei
"Se a noite deixou algo a fazer, o dia vem terminar sua tarefa."

Tragédia grega que faz jus à sua fama.
Quando ouvia falar sobre o "Complexo de Édipo", termo criado por Freud, sem saber a verdadeira história por trás do mito, imaginava um rei que sabia o que estava fazendo e com quem estava fazendo. Mas após a leitura da obra, vi um homem desesperado, que fez de tudo para fugir da profecia que havia sobre seus ombros
Seus esforços de nada adiantaram.
O destino é inexorável.

Laura 29/04/2024

Édipo rei
Fui apresentada a essa história numa aula de filosofia, sobre o destino e a predestinação, e fiquei chocadíssima. E não é pra menos, refletir sobre a possibilidade de tudo q vivemos já estava escrito para acontecer e q não é possível fugir disso, é pensar q talvez não exista livre arbítrio e que não somos realmente livres para escolher, estamos presos ao fio do destino. Muito louco.

A primeira vez que realmente li a história e poxa mto bom. Tem essa estrutura de peça, as falas e tals. E apesar de antigo, a tradução é bem tranquilo de entender.

Guilherme2611 26/04/2024

Incesto insano
É uma história muito conhecida, claro, mas é impressionante o quão bem feito esse livro é, baseado na época. A forma como sófocles escreve o livro fora da ordem cronológica, contando o passado de forma sútil é genial. E também é um puta de um plot twist, quem não conhecia a história, quando lê, fica boquiaberto.

Maria.Luysa 23/04/2024

Gostei bastante!!!
Li por causa da faculdade. Eu sempre ouvi falar sobre Édipo, mas nunca tinha pesquisado sobre ele. Comecei a ler o livro sem muitas expectativas. As primeiras páginas foram as mais "complicadas" por conta do floreio presente no diálogo. Mas me acostumei e achei a escrita muito bonita. A história me prendeu (não fui tão surpreendida porque o professor já tinha comentado sobre o final). Indico super!

Polyane Cardoso 20/04/2024

Tragédia grega
Não conhecia a peça e nem o autor, vim após ver indicação no TLT, a princípio estranhei ler uma peça kk mas a história é muito boa e trágica, e o final achei que deixou bastante a desejar, fiquei na dúvida se era aquilo mesmo ou se meu arquivo estava faltando uma parte kkk

Elizabeth 19/04/2024

Édipo
Uma angústia, a realidade, a trajetória, a tragédia. Um clássico, mais fácil a leitura, rapida e drástica.

Caio847 15/04/2024

Bem familiarizado
Eu já conhecia a história mas nunca tinha realmente parado pra lê-la até a faculdade me obrigar. E na verdade não foi ruim.

Ansioso para terminar a trilogia, no ritmo que meu professor determinar?

giovanna.chadud 14/04/2024

Gostei
Só acontece tragedia, mto estranho mas é bem legalzinho, coitado do Édipo só sofreu,ma com esse livro da para aprender que não se pode fugir do destino, mto bom