Edipo Rei / Antigona / Medea

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Ismarina 06/03/2024

Ler antes de morrer
Quem gosta de estudo sobre o comportamento humano, é uma leitura imprescindível.
Aborda:
Complexidade psicológica e mora
Conflito entre destino e Livre arbítrio
Exploração da ignorância humana

Ingrid 24/02/2024

Bizarro
Eu não conhecia a história desse livro, li por obrigação para a Faculdade, e que história estranha, né?

gspnetto 20/02/2024

Tragédia mesmo...
Édipo é o rei de Tebas e está procurando solução para o flagelo que aflige sua cidade. Creonte, seu cunhado, retorna com a resposta do oráculo de Delfos, após ser enviado para consultá-lo no templo de Apolo. As respostas criam várias intrigas e relembram a maldição que cerca a vida de Édipo.

dan_dalsft 17/02/2024

O curioso enredo do Mito de Édipo
O mito de Édipo é um dos mais tradicionais da mitologia grega, com uma versão popularizada pelo dramaturgo grego Sófocles. Este mito faz parte de uma trilogia composta por Édipo Rei, Antígona e Édipo em Colona. A história de Édipo gira em torno de uma profecia perturbadora: ele seria responsável pela morte de seu pai e casaria com sua própria mãe. Confrontado com esse destino cruel, Édipo tenta evitar a profecia, mas, sem saber, acaba realizando-a. Quando a verdade finalmente é revelada, Édipo, tomado pelo desespero e horror, fura os próprios olhos e se torna um vagabundo errante, buscando redenção por seus atos. Essa tragédia grega explora temas profundos como destino, livre-arbítrio, culpabilidade e consequências inevitáveis dos nossos atos.

Eu realmente apreciei o livro. Inicialmente, pensei que seria difícil de entender, já que não tenho muita familiaridade com a mitologia grega, no entanto, a leitura fluiu de forma surpreendentemente tranquila. Considero o livro uma excelente opção para quem está começando a explorar os clássicos da mitologia grega. Mesmo para aqueles mais experientes nesse tipo de leitura, eu recomendo também. Podem considerar o pequeno resumo que fiz acima como um incentivo para mergulhar nessa fascinante narrativa.

legolas_ 11/02/2024

Achei realmente muito divertido de se ler, como uma pessoa que não tinha muita noção da história de Édipo, ir entendendo o rumo da peça conforme ia lendo me deixou muito interessado nela. Pretendo ler mais peças gregas.

Romeo.Nina 26/01/2024

Édipo Rei
A versão teatral do livro (esta que li) é um pouco mais difícil por conta da linguagem, entretanto, a história de tragedia e horror continua a mesma. Algo bem leve, com cenas que podem ser confundidas com emoções vibrantes como num teatro grego mesmo.

Rebeka100 24/01/2024

Clássico!
Mesmo você já sabendo da tragédia de Édipo, o livro te surpreende de uma forma magnífica em sua escrita.

Uma leitura rápida e fácil de compreender. Indico para quem quer começar a ler clássicos.

maryelli0 21/01/2024

Sófocles
Incrível!! Uma leitura magnífica, dramática que te prende do início ao fim. Mesmo o plot já sendo esperado, a escrita torna a experiência genial mesmo assim.

Vale muito a pena! Uma leitura rápida e dr fácil compreensão.

Lunardi 13/01/2024

Tremendamente apaixonado
Deuses, que leitura incrível. Geralmente não sou o maior fã de teatro e evito o gênero, contudo me sinto transformado pela experiência de ler Édipo.
Mais do que entrar em contato em primeira mão com uma história que definiu milênios de produção artística e intelectual, sinto como se tivesse me conectado com uma história tremendamente humana e dramática.
Se apenas lendo o texto me senti assim agora desejo imensamente ver a peça ao vivo.
Além do mais, a edição antiga da abril, "teatro vivo", é bem redonda com textos de apoio e reflexão, e um glossário informativo enxuto, mas efetivo.

Alvin.Hercules 31/12/2023

"Édipo Rei" é uma tragédia grega clássica escrita por Sófocles no século V a.C.
O texto apresenta uma experiência única impactante com seu coro, diálogos poéticos e sua catástrofe inevitável.

A trama gira em torno de Édipo, o rei de Tebas, que, após receber uma sombria profecia, tentará a todo custo rebelar-se contra o destino, ao mesmo tempo em que, ironicamente, se afoga na sua inevitabilidade.

marcellinha 31/12/2023

édipo rei ?
Leiturinha pra escola que foi hiper aproveitada por causa da dinâmica gostosa que meu prof propôs!

pelo fato de esse ser um livro com linguagem rebuscada junto com a falta de tempo que a gente tinha para finalizar a leitura e análise do livro, esse professor resolveu dividir a turma em grupos, e cada grupo lia uma parte selecionada e fazia um vídeo lendo interpretando como os personagens. fizemos uma apresentação em forma de seminário com análise dessas respectivas partes, e acabou que todo o mundo super entendeu e gostou do livro. palmas pro meu professor.

a gente discutiu muito o gênero literário ?tragedia? e notamos padrões em todas elas, como a subversão da ordem familiar e outros.

eu adorei a história, e fiquei morrendo de vontade de ler o resto da trilogia tebana!!!!

Dani 28/12/2023

Um clássico é sempre um clássico. Já havia lido em outro momento da vida e parece que hoje li uma história completamente diferente da primeira. Nossa maturidade e percepção de mundo mudam demais a forma como compreendemos um clássico.

Adri 26/12/2023

Édipo Rei
Não tenho nem palavras, livro esquisito, primeiro clássico que li para a faculdade
livro bom, li em um dia por um audiobook!

Giovanna928 26/12/2023

Um livro simples so que não
São 112 paginas de puro entreterimento. Nao da pra fugir do destino, nos fudemos na vida e é isso. Muito bom super indico pros inicinates no estudo da mitologia grega, é um divisor de aguas.