Rei Édipo * Antígone * Prometeu Acorrentado

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Tiago 20/06/2024

Um clássico de 2500 anos
Um clássico de 2500 anos que faz parte da trilogia tebana de Sófocles. O típico livro que todos já sabem qual é o spoiler. É uma grande história, atemporal e que até nos dias de hoje pode nos oferece material para debates e discussões. Curiosamente, a primeira vez que ouvi falar na história de Édipo foi quando eu tinha 10 anos e a novela "Mandala" passou na televisão. Por isso, ao ler a peça, sempre imaginei Jocasta com a cara da Vera Fischer.

A história começa com a maldição que Tebas pode sofrer caso não encontre o assassino do rei Laio. Édipo, o rei em funções, começa uma luta para descobrir toda a verdade sobre a morte de Laio, chegando a conclamar o povo de Tebas para denunciar o assassino. Eis que o velho profeta Tirésias declara que Édipo é o assassino de Laio. Édipo não acredita, tem uma reação raivosa e acusa Tirésias e Caronte (irmão de Jocasta, viúva de Laio e atual mulher de Édipo) de conspirarem contra ele.

CREONTE Se crês que a intransigência cega é um bem, enganas-te.
ÉDIPO Se crês que a ofensa não será punida, iludes-te.

Édipo acaba entrando pela toca do coelho para descobrir a verdade, que é uma horrenda e trágica verdade. No fim descobrimos que Édipo é um parricida e que sua mulher Jocasta é, na verdade sua mãe. Descobrimos que Laio e Jocasta decidem matar o filho para impossibilitar a concretização da profecia de que o filho deles mataria o pai e se casaria com a mãe. Por mais que Laio, Jocasta e o próprio Édipo tenham lutado contra a profecia, a história nos mostra que os mortais são pequenos diante do desígnio dos deuses. É impossível fugir do nosso destino? O live arbítrio existe mesmo?

ÉDIPO Ai de mim! Ai de mim! As dúvidas desfazem-se! Ah! Luz do sol. Queiram os deuses que esta seja a derradeira vez que te contemplo! Hoje tornou-se claro a todos que eu não poderia nascer de quem nasci, nem viver com quem vivo e, mais ainda, assassinei quem não devia!

O teatro grego é uma leitura valiosa e recomendo vivamente.

Júlia 16/06/2024

Li por causa da faculdade. A história é boa mas não gostei da narração. Porém, é um bom livro para fazer análise literária.

Miqueias.Machado 12/06/2024

A verdade doe e pode destruir também
Magnífica a obra! Simplesmente posso dizer que esse livro nos traz questões difíceis para analisar e refletir. Seria a verdade necessária? Podemos fugir das profecias? Antes de saber a verdade sobre o passado, Édipo era feliz e amado. Até mesmo em alguns momentos da obra, Édipo se lamenta por ter descoberto suas raízes. A verdade nessa obra se apresenta como uma destruidora da felicidade e da sanidade de Édipo. Por mais que a verdade seja libertadora, ela pode enlouquecer e fazer o maior decifrador de enigmas se tornar um completo perturbado e cego, não somente pela raiva, mas também pela vergonha de si. Aqui a verdade foi fatal para a destruição do pobre Édipo, que fez com que ele matasse a mulher que gerou ele e suas filhas.

Rodrigo1185 11/06/2024

Não recomendo uma pessoa que nunca teve uma experiência de leitura ler Édipo Rei, porém para aqueles que já estão presentes no mundo literário, esse livro é perfeito.

A escrita, de início, assuta, mas quando se inicia percebe que não é tão complicada quanto parece. A leitura é rápido e a trama é ótima.

isis.faleiro 08/06/2024

Nem com terapia! o que é freud. ainda penso sobre, como poucas paginas foram capazes disso!!!!!!!!!!!

pipii ð 08/06/2024

Eis que você tenta driblar o destino, mas está na Grécia a.C
Achei uma leitura sem graça, e cansativa.
A história em si não é ruim, apesar de ser muito extrema em relação a "destino" e... incesto ?, mas é muito enrolada e dramática (MUITO DRAMÁTICA).
Não é o tipo de livro que realmente gosto de ler, só li porque era leitura obrigatória do colégio ? mas enfim, entra para o histórico de páginas né...
Não recomendo, mas vai do gosto de cada um.

WillVerd 03/06/2024

Fui surpreendido
Não vim pra esse livro com grande expectativa. Era só vontade de ler um clássico e conhecer um pouco de Sófocles. Porém a história é bastante cativante e surpreendente e a leitura é fluida apesar da linguagem antiga.

Tainá.J 03/06/2024

Que triste... 4.5?
Que história triste! Apesar de já conhecer, não tinha lido ainda.

Gostei da edição, direta ao ponto, e da tradução que ficou fiel porém "macia" de ler, para os dias atuais.

Agora fiquei curiosa pra ler a continuação e ver qual foi o fim de Édipo, que por querer evitar o destino dos deuses acabou consumando-o. ?

Priscila.Silva84 01/06/2024

Um dos grandes clássicos da literatura grega, Édipo Rei demonstra a ascensão e queda de um homem que, mesmo desejando fugir de seu destino, torna-se escravo desse. Sófocles demonstra em sua obra que mesmo o mais inteligente dos homens não consegue fugir daquilo que lhe está predeterminado. Uma leitura rápida e muito boa, mesmo já sabendo praticamente da história inteira, ainda me deixou aflita.

Chandler_bing 30/05/2024

"Este mortal é de todos o que maior horror fez aos deuses!"
No teatro grego, o público conhecia as histórias que seriam representadas em palco. A surpresa era a forma como o dramaturgo as contaria.
Sófocles faz um trabalho impecável em Édipo Rei, trazendo uma história que nos prende, com uma tensão que vai escalonando até seu trágico fim. Isso sem mencionar o desenvolvimento notável do protagonista, Édipo, e seu gradual declínio.
É uma peça maravilhosa e de leitura rápida e agradável (na medida do possível, considerando todas as desgraças narradas).
Gostaria de encerrar minha resenha com a última fala da peça, feita pelo coro (ao meu ver, uma das mais impactantes de toda a peça):
"Enquanto se espera o último dia, ninguém deve dizer que um mortal foi feliz, antes que ele tenha, sem sofrimento, atingido o termo da existência."

the moon 18/05/2024

Lutar contra os oráculos divinos apenas retarda a tragédia
Édipo rei irá contar a história do soberano de Tebas, que após solucionar os enigmas da grande Cantadeira, a Esfinge, sobe ao trono do país e desposa a viúva de Laio, a rainha Jocasta.
Após uma grande peste assolar o seu reino, Édipo envia seu cunhado Creonte para Delfos a fim de consultar o oráculo e receber de Apolo uma solução para esse problema. Ao retornar, o príncipe relata que só se verão livres de tamanha calamidade se encontraram o assassino do antigo soberano, assim fazendo justiça pela sua morte.
Em meio às buscas pelo procurado, Édipo relata a revelação que pesa sob a sua vida: a antiga profecia de que ele iria assassinar o seu próprio pai e desposar a sua mãe. Entretanto, criado pelos governantes de Corinto, ele sai do seu leito familiar para evitar que a profecia se realize.
Achando-se a salvo do terrível destino, o rei descobre que mesmo lutando contra as designações proféticas, o destino interpelou o seu caminho e este não percebeu.
Assolado pela trágica descoberta e ímpio aos seus olhos por assassinar o seu pai e fecundar o ventre que um dia o deu à luz, Édipo abandona a feliz morada de Tebas e inicia a sua jornada solitária e escura fora dos muros da cidade.

Bianca 17/05/2024

Édipo Rei
Gostei bastante de "Édipo Rei", e mesmo já sabendo o que ia acontecer no final, fiquei ansiosa o livro todo.
Essa foi a primeira obra do Sófocles que eu li, e confesso que adorei a escrita dele, estou ansiosa para ler as outras peças dele

Lylouu 14/05/2024

Eu definitivamente preciso assistir essa peça.

Acho que por ser um texto dramático e considerado clássico da antiguidade, já existe um preconceito acoplado nele, muitos clássicos sofrem disso. Eu, como uma pessoa que já tenho afinidade com alguns clássicos, também senti isso quando ele foi passado na faculdade.

Mas é clássico por um motivo, é bom. É fácil de entender, o vocabulário é mais antigo, mas não é absurdo. Ele é curto, tem fofoca do início ao fim, e não começa a história do "começo", o que torna ele ainda mais fluido. É simples, ele tem todos os motivos pra ser um clássico.

Não sei se eu recomendaria essa como uma primeira peça a alguém, mas recomendo a leitura em algum momento. Principalmente aos fãs de mitologia grega.

Messias 14/05/2024

Muito bom ler essas histórias que a gente acha que conhece, mas não conhece tanto. Cada dia a gente vai entendendo melhor de onde vem a expressão "tragédia grega". O estilo narrativo é bem clássico, mas achei a história meio... com buracos demais. Não sei se é uma coisa dessa edição específica, ou se é o texto original. Mas esse ponto não me agradou. E a coisa de todos os acontecimentos serem narrados superficialmente eu também não gostei.