Carta sobre a Felicidade (a Meneceu)

Carta sobre a Felicidade (a Meneceu) Epicuro

Resenhas - Epicuro - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu)

anicca 08/09/2021

Breve resgate da essência das virtudes
Uma carta que exalta a felicidade cultivada conscientemente e que propõe seu alcance através do epicurismo, doutrina que tem no contentar da alma e no aplacar da angústia seu cerne filosófico e objetivo maior.

Para tanto, Epicuro distingue os desejos fundamentais dos supérfluos e comenta as consequências de adotar uns e outros (com e sem medida), atribui aos atos que mitigam dores e enfado grande (porém não insubstituível) importância, valoriza a prudência ao pensar e agir, naturaliza a morte enquanto parte de um ciclo orgânico e não merecedora de temores e aflição e destaca a responsabilidade que temos sobre nosso futuro, ao mesmo tempo em que ressalta o quão sujeitos estamos às vicissitudes da vida e como devemos nos preparar para ultrapassá-las.

Nesse contexto, a filosofia é imprescindível, visto que propicia o encantamento com o simples, a contemplação, momentos reflexivos e transformadores, a análise e o discernimento profundos, a autonomia cognitiva e emocional, a destreza ao manejar seu temperamento e modo de viver, o exercício da sabedoria, em suma, perpassa todas os âmbitos de nossa existência.

No fim das contas, a filosofia eleva as pessoas, por isso Epicuro defende que todos a busquemos, independente do momento de vida em que nos encontremos. Para ele, "nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais".

Clariar 01/08/2021

Tolo medo da morte
Meu primeiro contato com o pensamento de Epicuro. Uma reflexão breve e de fácil entendimento sobre a felicidade através da saúde do corpo e a serenidade do espírito.

Lys Coimbra 29/07/2021

Para ler de um ?gole só?, essa obra fala sobre como a sabedoria é a condutora da felicidade e sobre como a finalidade de uma vida feliz é a busca pela saúde do corpo e do espírito.
Amei e recomendo

Neto.Antonelli 22/03/2021

Carta para Meneceu, mensagem para todos
Um amigo escreve uma carta com dicas para outro e o ensinamento serve para toda a civilização, sendo atual após mais de dois mil e quinhentos anos.

Assim poderia ser resumida a pequena, densa e importantíssima obra, que fala especialmente sobre a felicidade, a vida.

Duduzero 28/02/2021

Escrito há mais de 2200 anos, o tema se mostra atual:a busca do homem pela felicidade. Sensacional o que a literatura grega nos proporciona.

R.Sanches 03/02/2021

Carta sobre a felicidade.
Sábios ensinamentos. É tolo o medo da morte, esse medo fará sofrer em vida mais que depois de viver.

Isis.Amorim 13/10/2020

Uma Carta Excepcional
A carta deve ser lida com tranquilidade, para que seja possível realizar uma lateralização de pensamentos. Não é uma obra para você utilizar o seu potencial máximo de leitura dinâmica, já que uma "degustação" pormenorizada das ideias expostas é bem mais interessante.
Epicuro possuía um intelecto monumental, contudo escrevia de modo simples, o que torna a leitura muito aprazível.

M. T. Mota 30/08/2020

Muito boa carta
Aquele que vive em meio a bens eternos não pode viver como homem entre os mortais.

Shirley.Moral 24/08/2020

Como todo bom filósofo, coloca em cheque as certezas que nos são apresentadas até então, e nos faz refletir sobre o sentido de crenças tão arraigadas.

Andrei 23/06/2020

Uma leitura muito agradável
Recomendo a leitura e acredito que deve ser um livro que devemos ler constantemente para relembrar pontos tão importantes dessa carta de Epicuro.

Renata 28/05/2020

Epícuro
Em um olhar superficial, o desavisado leitor pode pensar ser um livro raso, com uma receita pronta, mas a narrativa conduz a uma reflexão sobre nós mesmos.

Gustavo.Henrique 19/05/2020

Cartas sobre a Felicidade embora seja um livro curto pois è um exemplar de um documento, consegue trazer muitos assunto pertinentes a filosofia e o saber viver, além de também ser um ótimo documento para historiadores

izzy 08/05/2020

fui atraída por um trecho do livro que encontrei no meu livro de filosofia na escola, logo procurei-o. muito boa leitura e é curtíssimo, dá pra ler em algumas horas. ótimo pra tirar um tempo pra refletir sobre nós.

Virgilio_Luna 24/03/2020

Não só um dos pilares do pensamento epicurista...
Claro que, ao lado das cartas à Heródoto e Pítocles, ela constitui o coração do pensamento de Epicuro, mas essa vai muito além.

Ao refletir sobre algo tão íntimo, tão buscado quanto a felicidade, Epicuro discursa de maneira poética, expondo seu pensamento sobre os desejos (divididos, aqui, em naturais e inúteis) e, no geral, sobre o papel da filosofia na estrada da prudência para a sabedoria.

"Quem afirma que a hora de dedicar-se a filosofia não chegou, ou já passou, é como se dissesse que já passou ou não chegou a hora de ser feliz."
- Epicuro, Carta a Meneceu