Os Deuses da Grécia

Os Deuses da Grécia Walter F. Otto

Resenhas - Os Deuses da Grécia

Camila0831 16/12/2021

Vivência da religião no dia a dia do grego
Não é possível considerar essa uma obra introdutória da religião e mito gregos, mesmo tratando dos aspectos primários e da literatura mais antiga que tratam do tema. A forma e os pontos abordados pelo autor apresentam de modo amplo e profundo questões sempre presentes nas pesquisas clássicas. Entretanto, a forma como o autor apresenta o grego ante seus deuses foi o que mais me chamou atenção na obra, essa vivência da religião no dia a dia é um dos pontos que mais termina por confundir os leitores principiantes dos helenos, tamanha a disparidade com que isso se apresenta em nossa época e mesmo em outras culturas lidas por nós. Gostaria de capítulos sobre o restante do panteão.

Lorien 18/01/2009

A evolução do mito
Esse livro me fascinou completamente. E o que eu mais gostei no que o Otto diz sobre mitologia grega é a visão que ele tem sobre o modo como ela se desenvolveu e os estágios pelos quais ela passou. Essa interessantíssima percepção passa batida para muita gente, já acostumada a ver os mitos gregos como algo único e acabado, visto nosso distanciamento temporal da grécia antiga.

DaniGarcia 18/01/2009minha estante
Eu comecei a ler esse livro no ano passado, porém com a correria do curso o deixei um pouco de lado.

Quero voltar a ler esse ano ainda, porém vou começar ele todo novamente.

É um livro para se ler com calma e com toda a atenção.

inesbarreto 17/01/2009

Livro excelente sobre as divindades gregas. Otto aborda aspectos que outros mitógrafos não colocam, além da forma deliciosa como descreve algumas características divinas.

O trabalho é mais centrado em quatro divindades: Apollo, Atena, Afrodite e Hermes, pois o autor julga que são as divindades mais importantes para entender o pensamento mítico grego - além de Zeus, que ele não traz pois é uma figura muito complexa e precisaria de um livro inteiro só para ele.